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Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014.
#1
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Marcador de Combustível Não Funciona - CG 150 Fan Esdi 2014.


Aula Prática: Diagnóstico e Reparo do Marcador de Combustível da Honda CG 150 Fan ESDi 2014

Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como diagnosticar e reparar o marcador de combustível de uma Honda CG 150 Fan ESDi 2014. Vamos seguir o passo a passo detalhado para entender como identificar e resolver o problema.

Passo 1: Identificação do Problema

1. Comportamento Anômalo: 
  - Ao ligar a chave de ignição, os traços pretos no marcador de combustível surgem do centro para as extremidades, indicando um circuito aberto no sistema.

2. Possíveis Causas: 
  - Fio verde (aterramento) rompido. 
  - Fio amarelo com listra branca rompido. 
  - Trilha resistiva do sensor de combustível desgastada ou rompida.

Passo 2: Teste dos Fios de Alimentação

1. Teste do Aterramento (Fio Verde): 
  - Desconecte o conector do sensor de combustível. 
  - Insira um alfinete no fio verde e outro no fio amarelo com listra branca. 
  - Configure o multímetro na escala de continuidade. 
  - Conecte a ponta de prova negativa do multímetro ao borne negativo da bateria e a ponta de prova positiva ao alfinete no fio verde. 
  - Se o multímetro apitar, o aterramento está correto.

2. Teste do Fio de Sinal (Fio Amarelo com Listra Branca): 
  - Configure o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua. 
  - Conecte a ponta de prova negativa ao borne negativo da bateria e a ponta de prova positiva ao alfinete no fio amarelo com listra branca. 
  - Ligue a chave de ignição e verifique se a tensão da bateria está presente. Se sim, o fio de sinal está correto.

Passo 3: Teste do Sensor de Combustível

1. Teste da Trilha Resistiva: 
  - Desconecte a tomada do sensor de combustível e insira os alfinetes nos fios do sensor. 
  - Configure o multímetro na escala de 200 ohms. 
  - Conecte uma ponta de prova ao fio amarelo com listra branca e a outra ao fio verde claro. 
  - Com a boia toda para cima, a resistência deve ser entre 6 a 10 ohms. 
  - Com a boia toda para baixo, a resistência deve ser entre 90 a 100 ohms.

2. Verificação de Continuidade: 
  - Movimente a boia para cima e para baixo e observe a leitura no multímetro. 
  - Se não houver alteração na resistência ou se a leitura for zero, a trilha resistiva está rompida e o sensor deve ser substituído.

Passo 4: Substituição do Sensor de Combustível

1. Instalação do Novo Sensor: 
  - Substitua o sensor defeituoso por um novo. 
  - Conecte os fios do novo sensor ao chicote da motocicleta.

2. Teste do Novo Sensor: 
  - Configure o multímetro na escala de 200 ohms. 
  - Verifique a resistência do novo sensor conforme o procedimento anterior. 
  - A resistência deve variar conforme a posição da boia.

Passo 5: Simulação do Funcionamento

1. Simulação com Lâmpada: 
  - Conecte uma lâmpada ao fio amarelo com listra branca e ao aterramento. 
  - Movimente a boia e observe a variação da intensidade da lâmpada. 
  - A lâmpada deve brilhar mais forte com a boia para cima e mais fraca com a boia para baixo.

Passo 6: Verificação Final

1. Reinstalação do Tanque: 
  - Recoloque o tanque de combustível na motocicleta e encha com combustível. 
  - Ligue a chave de ignição e observe o marcador de combustível. 
  - O marcador deve indicar corretamente o nível de combustível.

Conclusão

- Resultados Esperados: 
  - O marcador de combustível deve funcionar corretamente, mostrando o nível real de combustível no tanque. 
  - Problemas comuns como fios rompidos ou trilha resistiva desgastada podem ser identificados e corrigidos com os testes adequados.

Espero que essa explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!


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