04-06-2020, 16:41:04
Marca: Fiat
Modelo: Brava HGT
Motor: 18 16V
Ano: 2004
Sistema: Injeção
Fabricante: Hitachi
Versão: M159
Problema: Motor sem potência, respostas lentas em acelerações rápidas.
Retorno do Scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Na análise com o scanner percebemos que ao acelerar o avanço da ignição era muito lento, e a pressão no coletor de admissão estava fora da faixa.
O defeito ocorreu após reparar o motor do veículo.
Ao acionar propositalmente o variador de fase o motor melhorava consideravelmente.
Checamos a fasagem do sistema de distribuição com a ferramenta correta.
Chegamos a suspeitar de uma possível alteração na pressão de lubrificação e valor especificado pelo fabricante a 100° C era: maior que 1,5 bar em marcha-lenta e maior que 4,0 bar a 4000 rpm.
Após exaustivos testes e nada de anormal encontrado, resolvemos comparar as ferramentas que usamos na fasagem dos comandos de válvulas (que era paralela) com um conjunto de ferramentas originais, e constatamos que possuíam ângulos diferentes.
Fizemos então nova fasagem do sistema de distribuição utilizando as ferramentas originais e o de feito foi sanado.
As ferramentas utilizadas nesse motor não são intercambiáveis com os motores 2.0 20V do marea.
Nº original das ferramentas para fasagem dos comandos:
60353083-A Comando de admissão.
60353083-B Comando de escape.
Solução: Utilização das ferramentas corretas para fasagem do sistema de distribuição.
Modelo: Brava HGT
Motor: 18 16V
Ano: 2004
Sistema: Injeção
Fabricante: Hitachi
Versão: M159
Problema: Motor sem potência, respostas lentas em acelerações rápidas.
Retorno do Scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Na análise com o scanner percebemos que ao acelerar o avanço da ignição era muito lento, e a pressão no coletor de admissão estava fora da faixa.
O defeito ocorreu após reparar o motor do veículo.
Ao acionar propositalmente o variador de fase o motor melhorava consideravelmente.
Checamos a fasagem do sistema de distribuição com a ferramenta correta.
Chegamos a suspeitar de uma possível alteração na pressão de lubrificação e valor especificado pelo fabricante a 100° C era: maior que 1,5 bar em marcha-lenta e maior que 4,0 bar a 4000 rpm.
Após exaustivos testes e nada de anormal encontrado, resolvemos comparar as ferramentas que usamos na fasagem dos comandos de válvulas (que era paralela) com um conjunto de ferramentas originais, e constatamos que possuíam ângulos diferentes.
Fizemos então nova fasagem do sistema de distribuição utilizando as ferramentas originais e o de feito foi sanado.
As ferramentas utilizadas nesse motor não são intercambiáveis com os motores 2.0 20V do marea.
Nº original das ferramentas para fasagem dos comandos:
60353083-A Comando de admissão.
60353083-B Comando de escape.
Solução: Utilização das ferramentas corretas para fasagem do sistema de distribuição.