03-03-2021, 23:29:43
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-03-2021, 23:30:07 por admin.)
Procedimento de troca da correia dentada
Citroën C31.6 16V Peugeot 206 1.6 16V 207 1.6 16V
Citroën C31.6 16V Peugeot 206 1.6 16V 207 1.6 16V
Citroên
C31.6
16V
Peugeot
2061.6
16V
207 1.6
16V
20
Procedimento de uoca da correia dentada
Período de troca: Verificar as condições da correia durante
as revisões periódicas a cada 10.000 Km e efetuar a troca a
cada 70.000 Km.
Ferramenta! específico necessário:
Ferramentas para travamento dos comandos
Ferramenta para travamento do tensor automáiiCõ)
Torques de aperto (em Nm):
Porca do rolamento tensor 1 22.o ±2,o
Parafusos da polia de acessórios no virabrequim 8,0
Tempos de reparo (em horas):
C3, 206 ou 207 : 2,40
CA = Comando de Admissão
CE = Comando de Escape
RA = Rolamento Auxiliar
RT = Rolamento Tensor
PB = Bomba D'água
VB = Virabrequim
Procedimento de troca da correia dentada
Precauções especiais:
Desconectar o ca o massa a bateria.
Não girar o virabrequim ou comandos de válvulas com a correia dentada removida.
Remover as velas de ignição para aliviar os movimentos do motor.
Não girar o motor através das polias dos comandos de válvulas.
Posicionamento e verificação dos pontos de sincronismo
a) nos comandos de válvulas: sincronismo dos furos existentes nas polias dos comandos de válvulas com os
furos no cabeçote e inserção dos pinos de travamento (figs. 02 e 03).
b) no virabrequim: Imobilizar o volante do motor utilizando a ferramenta específica (pino) (figs. 04 e 05).
Extração, reposição e tensionamento da correia
a) durante a extração:
Remover inicialmente, a roda dianteira direita, o pára-barro dianteiro direito (usar alicate específico para soltar presilhas),
a correia de acessórios, a polia do virabrequim.
Colocar um macaco para calçar o motor por baixo.
Remover o suporte do motor, o suporte intermediário e as tampas de proteção do sistema de distribuição (fig. 08).
Aplicar e manter posicionadas as ferramentas de sincronismo das polias dos comandos de válvulas e volante do motor
Aliviar a porca de travamento do rolamento tensor automáti co e com uma chave allen colocada no local "a" (fig. 07) rodar
o rolamento tensor e colocar a ferramenta de retenção (fig. 06)
Rodar o rolamento tensor para a direita até o ponteiro " c" atingir a posição " b" (fig. 07).
Colocar o pino no rolamento tensor nessa posição para esticar a correia dentada ao máximo.
Extrair a correia dentada. NOTA: Nunca girar o rolamento tensor uma volta completa.
Testar as condições de folga, desgaste ou existência de "pontos duros" nos rolamentos tensor e auxiliar.
b) durante a reposição:
Aplicar a correia dentada respeitando a seguinte ordem: Polia do comando de admissão, polia do comando de escape,
rolamento auxiliar, polia do virabrequim, fixando-a por meio do clip de retenção (fig. 09), polia da bomba d'água e final-
mente rolamento tensor.
c) durante o tensionamento:
Remover o clip de retenção da correia e os pinos de sincronismo das polias dos comandos de válvulas e volante do motor.
Com o auxílio da chave allen girar o rolamento tensor.
Esticar a correia e aplicar uma sobretensão posicionando o ponteiro "c" na posição "f" (fig. 07).
Reter o rolamento tensor através do pino (fig. 06).
Apertar a porca de fixação do rolamento tensor com 1 O Nm.
Girar o motor por 4 voltas no sentido de trabalho. Nota: Não deixar o motor girar no sentido contrário.
Instalar as ferramentas de sincronismo do volante do motor e comandos de válvulas para aferição (f igs. 03 e 05).
Nota: É permitida uma ligeira rotação nos comandos para facilitar a introdução das ferramentas.
Remover as ferramentas e iniciar a afinação da tensão da correia.
Soltar novamente a porca de fixação do rolamento tensor, manter o tensor com o auxílio da chave allen e levar ponteiro
do tensor até o entalhe "g" na placa do tensor deixando-o na tensão definitiva.
Apertar finalmente a porca do rolamento tensor com 22 Nm.
Montar os componentes removidos para durante a extração da correia na ordem inversa da desmontagem.
Citroên
C31.6
16V
Peugeot
2061.6
16V
207 1.6
16V
21
C31.6
16V
Peugeot
2061.6
16V
207 1.6
16V
20
Procedimento de uoca da correia dentada
Período de troca: Verificar as condições da correia durante
as revisões periódicas a cada 10.000 Km e efetuar a troca a
cada 70.000 Km.
Ferramenta! específico necessário:
Ferramentas para travamento dos comandos
Ferramenta para travamento do tensor automáiiCõ)
Torques de aperto (em Nm):
Porca do rolamento tensor 1 22.o ±2,o
Parafusos da polia de acessórios no virabrequim 8,0
Tempos de reparo (em horas):
C3, 206 ou 207 : 2,40
CA = Comando de Admissão
CE = Comando de Escape
RA = Rolamento Auxiliar
RT = Rolamento Tensor
PB = Bomba D'água
VB = Virabrequim
Procedimento de troca da correia dentada
Precauções especiais:
Desconectar o ca o massa a bateria.
Não girar o virabrequim ou comandos de válvulas com a correia dentada removida.
Remover as velas de ignição para aliviar os movimentos do motor.
Não girar o motor através das polias dos comandos de válvulas.
Posicionamento e verificação dos pontos de sincronismo
a) nos comandos de válvulas: sincronismo dos furos existentes nas polias dos comandos de válvulas com os
furos no cabeçote e inserção dos pinos de travamento (figs. 02 e 03).
b) no virabrequim: Imobilizar o volante do motor utilizando a ferramenta específica (pino) (figs. 04 e 05).
Extração, reposição e tensionamento da correia
a) durante a extração:
Remover inicialmente, a roda dianteira direita, o pára-barro dianteiro direito (usar alicate específico para soltar presilhas),
a correia de acessórios, a polia do virabrequim.
Colocar um macaco para calçar o motor por baixo.
Remover o suporte do motor, o suporte intermediário e as tampas de proteção do sistema de distribuição (fig. 08).
Aplicar e manter posicionadas as ferramentas de sincronismo das polias dos comandos de válvulas e volante do motor
Aliviar a porca de travamento do rolamento tensor automáti co e com uma chave allen colocada no local "a" (fig. 07) rodar
o rolamento tensor e colocar a ferramenta de retenção (fig. 06)
Rodar o rolamento tensor para a direita até o ponteiro " c" atingir a posição " b" (fig. 07).
Colocar o pino no rolamento tensor nessa posição para esticar a correia dentada ao máximo.
Extrair a correia dentada. NOTA: Nunca girar o rolamento tensor uma volta completa.
Testar as condições de folga, desgaste ou existência de "pontos duros" nos rolamentos tensor e auxiliar.
b) durante a reposição:
Aplicar a correia dentada respeitando a seguinte ordem: Polia do comando de admissão, polia do comando de escape,
rolamento auxiliar, polia do virabrequim, fixando-a por meio do clip de retenção (fig. 09), polia da bomba d'água e final-
mente rolamento tensor.
c) durante o tensionamento:
Remover o clip de retenção da correia e os pinos de sincronismo das polias dos comandos de válvulas e volante do motor.
Com o auxílio da chave allen girar o rolamento tensor.
Esticar a correia e aplicar uma sobretensão posicionando o ponteiro "c" na posição "f" (fig. 07).
Reter o rolamento tensor através do pino (fig. 06).
Apertar a porca de fixação do rolamento tensor com 1 O Nm.
Girar o motor por 4 voltas no sentido de trabalho. Nota: Não deixar o motor girar no sentido contrário.
Instalar as ferramentas de sincronismo do volante do motor e comandos de válvulas para aferição (f igs. 03 e 05).
Nota: É permitida uma ligeira rotação nos comandos para facilitar a introdução das ferramentas.
Remover as ferramentas e iniciar a afinação da tensão da correia.
Soltar novamente a porca de fixação do rolamento tensor, manter o tensor com o auxílio da chave allen e levar ponteiro
do tensor até o entalhe "g" na placa do tensor deixando-o na tensão definitiva.
Apertar finalmente a porca do rolamento tensor com 22 Nm.
Montar os componentes removidos para durante a extração da correia na ordem inversa da desmontagem.
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