17-10-2023, 20:03:44
Ivan, o mecânico de motos, explicou o funcionamento interno do relé auxiliar de partida da moto YBR 125E da Yamaha. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos e explicações:
1. **Identificação dos Fios**: Ivan começou identificando os fios no relé auxiliar de partida.
- Fio marrom claro: Alimentação 12 volts (positivo pós-chave).
- Fio azul claro: Aterramento do interruptor do neutro.
- Fio vermelho com listra preta: Aterramento do interruptor da embreagem.
- Fio azul com listra branca: Saída da voltagem para o relé de partida.
2. **Exame Interno do Relé**: Ivan mostrou o interior do relé auxiliar de partida, revelando os componentes internos.
3. **Explicação do Diodo**: Ivan explicou a presença de um diodo no interior do relé auxiliar. Esse diodo tem a função de permitir ou bloquear a passagem da corrente elétrica em direções específicas.
4. **Teste de Continuidade**: Ivan realizou um teste de continuidade usando um multímetro, mostrando como o diodo impede a passagem de corrente elétrica em uma direção, mas permite em outra.
5. **Teste de Funcionamento**: Ivan demonstrou como o relé auxiliar de partida funciona quando a moto está no neutro e quando a embreagem é acionada.
- Quando a moto está no neutro, a corrente elétrica é enviada para o relé auxiliar de partida, e a base se move para permitir a passagem da voltagem para o motor de partida.
- Quando a moto está engatada e a embreagem é acionada, o mesmo processo ocorre, permitindo que o relé auxiliar de partida funcione, mesmo com a moto engatada.
Essa explicação de Ivan ajuda a compreender o funcionamento interno do relé auxiliar de partida da YBR 125E da Yamaha, destacando a importância do diodo e como ele influencia o funcionamento do relé em diferentes situações, como no neutro e quando a embreagem é acionada.
Administrador