10-03-2024, 20:06:58
Olá! Hoje vamos trabalhar com um Ford Ka, motor 1.5. Vamos iniciar fazendo o sincronismo virtual, que envolve os sensores de fase e rotação. O sensor de fase está localizado atrás do cabeçote, enquanto o sensor de rotação está na caixa de marcha.
Para realizar essa análise, estamos usando uma pinça de Trigger, que já está conectada no canal número 3 do osciloscópio. Vou deixar essa pinça no cabo de vela do primeiro cilindro. Também conectei o sensor de fase no canal 1 e o sensor de rotação no canal 2.
No osciloscópio, estamos usando um Hantek 6074. No canal 1, configuramos uma atenção de 5 volts DC X1, enquanto no canal 2 estamos usando 25 volts DC X1. Para o Trigger, estamos usando o canal 3, onde está conectada a pinça.
Vamos ajustar o Trigger para garantir que o sinal fique estável na tela. Inicialmente, vamos ajustar a atenção para 5 volts e subir o Trigger. Precisamos garantir que o sinal esteja estável na tela para uma análise precisa.
Após ajustar o Trigger, vamos verificar o sinal do sensor de rotação e do sensor de fase. Ambos devem apresentar uma amplitude de 5 volts.
Agora, vamos utilizar a mesma pinça de Trigger para analisar a ignição do veículo. Vamos mudar a configuração do osciloscópio para capturar o sinal de ignição. Novamente, vamos ajustar o Trigger para garantir um sinal estável na tela.
Após ajustar o Trigger, vamos verificar o tempo de queima da ignição. Isso nos dará informações importantes sobre o funcionamento do sistema de ignição do veículo.
É importante ressaltar que todas as configurações e ajustes devem ser feitos com cuidado para garantir uma análise precisa dos sinais.
E pronto! Com isso, conseguimos realizar o sincronismo virtual, verificar a ignição e realizar uma análise completa dos sinais do veículo utilizando o osciloscópio. Se tiver alguma dúvida, estou à disposição para ajudar.
Administrador