Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
GOL 1.0 Mi – SISTEMA MOTRONIC MP9.0 - AO ACIONAR O SISTEMA DE AR-CONDICIONADO O MOTOR
#1
Livro - PDF 
Solucionando o Problema de Funcionamento do Motor ao Acionar o Ar-Condicionado no VW Gol 1.0 Mi com Sistema Motronic MP9.0

No VW Gol 1.0 Mi com o sistema de injeção eletrônica Motronic MP9.0, é comum que o motor apresente problemas de funcionamento ao acionar o sistema de ar-condicionado. Este problema pode ser causado por uma falha no corretor de marcha lenta, um componente essencial que ajusta a entrada de ar para manter a rotação do motor estável, especialmente quando há carga adicional, como o uso do ar-condicionado.



Problema: Motor com Funcionamento Irregular ao Acionar o Ar-Condicionado

Quando o ar-condicionado é ligado, o motor pode apresentar dificuldades em manter a rotação de marcha lenta estável. Isso pode levar a oscilações na rotação do motor ou até mesmo ao seu apagamento, especialmente quando a falha é persistente.

Observações Importantes:
  • O problema aparece especificamente ao acionar o sistema de ar-condicionado.
  • O motor pode ter dificuldades em manter uma marcha lenta estável, causando flutuações na rotação.



Causa Identificada: Falha no Corretor de Marcha Lenta

A causa do problema foi identificada como uma falha no corretor de marcha lenta. O corretor de marcha lenta (também conhecido como motor de passo ou atuador de marcha lenta) é responsável por regular a quantidade de ar que entra no motor quando o veículo está em marcha lenta. Este componente é especialmente importante quando há uma carga adicional, como ao ligar o ar-condicionado, que exige mais do motor.

Como a Falha no Corretor de Marcha Lenta Afeta o Desempenho do Motor?
- Se o corretor de marcha lenta estiver defeituoso, ele pode não abrir ou fechar corretamente, impedindo o ajuste ideal da quantidade de ar que entra no motor. Isso resulta em uma marcha lenta instável e possíveis falhas ao acionar o ar-condicionado.



Solução: Substituição do Corretor de Marcha Lenta

A solução para resolver o problema de funcionamento do motor ao acionar o ar-condicionado é substituir o corretor de marcha lenta. Esse componente é relativamente acessível e fácil de substituir, mas é essencial para o bom funcionamento do motor em marcha lenta.

Passos para Substituir o Corretor de Marcha Lenta:
  • Desligar a Bateria: Desconecte o cabo negativo da bateria para evitar curtos-circuitos durante o procedimento de substituição.
  • Localizar o Corretor de Marcha Lenta: O corretor de marcha lenta geralmente está montado no corpo de borboleta ou no coletor de admissão. Consulte o manual de serviço do veículo para a localização exata.
  • Remover o Corretor de Marcha Lenta Antigo: Desconecte os conectores elétricos e remova os parafusos que prendem o corretor de marcha lenta. Retire o componente com cuidado.
  • Instalar o Novo Corretor de Marcha Lenta: Posicione o novo corretor de marcha lenta no lugar, conecte os conectores elétricos e fixe-o com os parafusos. Certifique-se de que esteja bem apertado.
  • Reconectar a Bateria e Testar o Veículo: Reconecte o cabo negativo da bateria, ligue o motor e acione o ar-condicionado. Verifique se o motor mantém uma marcha lenta estável e sem oscilações.



Comentário Adicional:

O corretor de marcha lenta é um componente crucial para o controle de marcha lenta, especialmente quando há uma carga adicional no motor, como o ar-condicionado. Problemas neste componente podem causar oscilações na marcha lenta e até o apagamento do motor.

Sempre verifique o estado do corretor de marcha lenta ao diagnosticar problemas de marcha lenta instável e dificuldades de funcionamento do motor ao acionar acessórios que exigem mais carga.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas relacionados ao corretor de marcha lenta em veículos como o VW Gol 1.0 Mi com sistema Motronic MP9.0, garantindo um funcionamento suave e eficiente do motor.
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Limpeza completa do sistema de arrefecimento! Sr.Big 0 1.229 19-06-2020, 17:50:30
Última Mensagem: Sr.Big
Video 2º Treinamento 2017 VW: Transmissão e Sistema de Controle de Tração 4x4 Sr.Big 0 1.197 19-06-2020, 17:48:13
Última Mensagem: Sr.Big
  Procedimento para habilitar o sistema imobilizador da linha da VW Sr.Big 0 1.161 19-06-2020, 17:37:50
Última Mensagem: Sr.Big
  SISTEMA ALARME ANTIFURT GOL / PARATI 16V ATÉ 2001 Sr.Big 0 1.360 19-06-2020, 16:51:46
Última Mensagem: Sr.Big
  SISTEMA ALARME ANTIFURTO - GOL / PARATI 16V ATÉ 2001 Sr.Big 0 1.320 19-06-2020, 16:34:49
Última Mensagem: Sr.Big
  Ajuste básico do VW Gol 1.0 16 válvulas - Sistema Magnetti Marelli IAW-IAVS Sr.Big 0 1.396 19-06-2020, 14:58:40
Última Mensagem: Sr.Big
  Santana a álcool com sistema de injeção EECIV Sr.Big 0 1.383 19-06-2020, 14:54:00
Última Mensagem: Sr.Big
  Santana a álcool com sistema de injeção EEC-IV – Motor morrendo Sr.Big 0 1.447 19-06-2020, 14:53:28
Última Mensagem: Sr.Big
  Golf 1.8 MI – Sistema Digifant Sr.Big 0 1.131 19-06-2020, 14:50:02
Última Mensagem: Sr.Big
  Dica 50: Saveiro G5 1.6 flex sistema me7.5.30 Sr.Big 0 984 19-06-2020, 14:28:30
Última Mensagem: Sr.Big

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)