17-01-2022, 17:19:48
e o galera como usar o multímetro na
moto certo vamos lá agora vamos medir a
carga da bateria em qual escala eu vou
usar aqui ó na voltagem continuar ok
onde tem um ver e tem esse risco é tu né
e os pontinhos embaixo como eu sei que a
bateria 12 volts então vou usar na
escala de 20 volts né que é acima de 12
volts aqui teria 2000 millivolt
significa que é dois volts até dois você
pode medir aqui aqui até 20 volts ok
então vamos lá ponta de prova preta no
multímetro negativo da bateria
o e ponta de prova vermelha do
multímetro no positivo da bateria 12.8
volts então o que agora vamos inverter
os polos da bateria para ver o que
acontece já coloquei aqui a ponta de
prova preta do motivo não positivo e
agora vermelha vou colocar no negativo
vai dar a mesma carga só que vai
aparecer o menos no painel ali ó no
display indicando que a polaridade está
invertida ok só para a mãe
informaçãozinha aí caso vocês ótimo tipo
de essa leitura ou significa que os
pólos né os cabos do motivo que estão
investindo vamos lá lá
e aí galera para poder saber a voltagem
que tá chegando no fio certo isso aqui é
o fio positivo do relê de pisca esse
aqui ó fio preto pode chave só vai
chegar a corrente aqui né só que só vai
chegar atenção ela é porque aqui quando
eu ligo a ignição como fazer o teste
aqui na mesma escala em 20 volts certo e
eu vou ligar a ignição e colocar a conta
de prova vermelha aqui no fio preto
certo e a ponta de prova preta permanece
no aterramento da morte ok vamos lá para
coloquei aqui a minha ponta de prova
vermelha no rio preto né e a controlar
preto permanece aqui na escala 20-volt
né agora eu vou ligar a ignição observe
ó
que tal ter um link que o pisca tá
ligado vou desligar agora
o ok 12.5 volts ok está correto aí é um
pouco atenção aí observe a ponta prova
vermelha no fio preto né aterramento e
observa atenção ok ao desligar a ignição
o
e ela perde atenção então quer dizer que
o sistema está ok pronto para medir a
tensão em qualquer fio né na moto
positivo é dessa maneira
e aí
e aí galera agora vamos medir é a tensão
alternada que sai do estator tensão
alternada como a gente vai medir iremos
colocar aqui ó na tensão alternada em
200 volts
tá certo
hoje iremos desconectar esse conector
nós colocaremos ponta de prova preta do
multímetro no fio verde rio verde escuro
e a prova vermelha é no fio amarelo e
depois no fio branco para fazer o teste
de tensão alternada vamos lá
e pronto já coloquei aqui nas conexões
control preto no verde ponto para
vermelha no amarelo agora vamos
funcionar moto cross galera tá
funcionando ok observe como se faz a
medição beleza agora só só medir no fio
branco é só tirar daqui ó e colocar no
fio branco pronto agora coloquei no rio
branco
a beleza é assim que faz o teste de
voltagem alternada essa maneira nessa
escala intenção alternar empresa
e o galera agora vamos medir a
resistência da bobina de pulso certo do
motor essa nessa escala e essa forma é a
mesma coisa ele medir bobina de faísca
certo aqui só tem a bobina de pulso só
azul com listra amarela só que ainda tem
nas motores tem bobina de faísca pelo
fio preto com mancha vermelha mas a
maneira de fazer o teste é a mesma só
vai dar uma resistência diferente dessa
aqui colocamos na escala de dois mil
anos
o neto dois mil anos é pelo manual aqui
é em torno de 250 anos beleza como eu
sei que há 250 então eu tenho que
colocar numa escala maior do que 250
então como aqui ó tem 200 mas não posso
colocar aqui por causa que eu sei que
esse essa bobina ela vai dar uma
assistência maior beleza aí vou colocar
na escala de ir dois mil anos beleza
vamos lá
oi ó colocamos aqui ó ponto de prova
preta do multímetro no fio verde perto
da do estator ea ponta vermelha no fio
azul com listra amarela observe 250 ohms
ok é assim que se mede resistência certo
vamos supor que fosse uma uma bobina de
pulso é que me disse 121 eu iria colocar
aqui em 200 mas eu colocando em 2 mil
vai dar o mesmo resultado da leitura do
da bobina beleza agora vamos para o
próximo passo
e pronto agora vamos medir a resistência
da bobina primária da bobina de ignição
sempre quando sempre quando for fazer
medição da bobina de ignição é na escala
de resistência certo nessa escala aqui ó
onde tem a ferradura zinho e sempre 200
somos como se faz aqui colocamos a ponta
de prova preta no negativo da bobina
certo e apontar vermelha no fio de
entrada de sinal que vem do cdi beleza
vamos lá
a fralda dessa maneira ponta de prova
preta no terra da bobina e quando logo
vermelha no fio né na entrada do fio
positivo né que vem do cdi aí agora a
resistência 0,4 ohms beleza se eu
colocar aqui em 2 mil vai dar uma
leitura errada vejo ó tá mais cara de
dois mil e a leitura zero se você for
medir aqui você vai achar que essa
bobina não tem resistência nenhum então
tá com defeito mas ó tá conectado aqui ó
que a leituras é só vou ter que vou ver
aqui para a escala de 200 comos e a
leitura 0,4 então ok medir bobina
primária da alumina ignição é dessa
maneira agora vamos medir as secundárias
e aí
e pronto almedia secundária combinava
para medir a bobina secundária da rua de
ignição sempre na escala de 20k que a
resistência aí é alta é acima de 1000
ombros certo mas que ela de 20 car
colocamos ponta de prova positiva lá no
finalzinho do cabo né onde o cachimbo
supressor de ruído encaixa temos que
tirar o caixinha para poder fazer
medição e colocamos a controlar preta no
aterramento da bobina e observem 7.9
carro menos quase 8.000 homens beleza
então é assim que você faz o teste de
resistência até com da área da bobina de
ignição
e agora para medir a fuga de corrente da
moto certo tiramos a ponta de prova
vermelha do multímetro do lado de cal
aonde mede tensão e colocamos aqui onde
tem 10 amperes certo essa ponta de prova
preta nunca se mexe daqui aonde tem um
com nunca se faz amor deslocação dele
sempre vai ficar aqui só vai mudar essa
então vamos tirar daqui onde mais de
tensão e vamos colocar para cá onde mede
amperagem vamos lá pronto já fiz a
mudança aqui ó tirei daqui outra
coloquei para cá pronto já colocamos
aqui na escada da isabel certo aí desde
conectar o cabo negativo da bateria
colocamos a ponta de prova preta do
multímetro no negativo da bateria ea
vermelha no cabo mede aterramento da
bateria do cantor para a situação
elétrica ó deu zero de
a amperagem zero de fuga certo se
tivesse uma fonte de corrente seria
assim ó vou simular aqui vou ligar a
ignição observa em daria um resultado
parecido com esse essa nessa moto aqui
seria 0,01 é miliamperes ok tá dando 270
miliamperes se existisse uma fuga de
corrente aqui um a ignição desligada ter
que dá 0,00 como a ignição ligada então
diz uma um consumo aqui certo e para
medir o consumo seria sim vamos lá
oi para mim do consumo seria assim ó a
ponta de prova positiva do multímetro né
no negativo da bateria e apontar o preta
do multímetro no cabo de aterramento
aqui tá dizendo que tá tendo um consumo
nas menos menos quer dizer o que quer
dizer que tá tá saindo amperagem da
bateria para o sistema certo então tá
menos menos 0,270 miliamperes de consumo
certo quando aparece nozinho aqui de
menos por causa que eu investir o os
cabos de ponta de prova do multímetro
então tá dizendo para mim que tá uma um
consumo negativo tá sendo retirado da
bateria essa carga aqui ó tá sendo
consumido da bateria essa carga que 280
miliamperes beleza
e sempre com terminar esse teste de
consumo da de amperagem você tem que
desconectar né sempre e imediato
terminou o teste já tira daqui e coloca
para o lado de cá e se vocês for usar
e pensam continuar tensão alternada
resistência nessa com a ponte prova
vermelha aqui vocês provavelmente vão
queimar o fusível ou então danificar o
multímetro beleza obra agora vamos fazer
o teste de continuidade como que eu vou
estar de quantidade colocamos aqui ó na
escala de diodo certo ó
não tem motivo que tem esse sinalzinho
aqui sonoro embaixo quer dizer que ele
vai emitir um som quando você for fazer
o teste de continuidade mas tem motivo
que não vai ter esse sinalzinho de
sonoro vai ter só esse sinalzinho de
outro beleza como a gente vai medir
continuidade não não tem é posição dos
cabo tanto faz a colocar o cabo positivo
aqui como negativo aqui vamos colocar
aqui no positivo da bateria e o outro é
a comprar o vermelha vou colocar aqui no
fio vermelho com listra branca que é o
mesmo né possível da bateria vamos lá ó
oi ok certo precisa observar o que deu
uma leitura 0 e deu o bipp então quer
dizer que esse fio é está inteiro ele
vem aqui ó aí vai ó ó continua passa
aqui passa pelos terminais do relé e sai
aqui é no fio vermelho com branco então
quer dizer que esse fio está ok é assim
que falta de continuidade agora não foi
o teste continuidade do aterramento
vamos lá pronto coloquei aqui no polo
negativo da bateria certo e agora vamos
colocar na massa da moto aqui ó na terra
da moto beleza vamos colocar aqui pegar
o terra aqui no fio verde observe o fio
verde ó colocar aqui ó
e observe o que deu continuidade estão
ok então esse aqui é o ter da bateria
então tem que ser o terra também aqui é
o é a massa né então vamos botar aqui ó
ó ó observe ó deu sinal né de 100
observe o ponto provas milho aqui uma
poderia colocar a prova preta aqui e a
vermelha aqui no negativo da bateria o
resultado seria o mesmo beleza
sujeirinha ali
e aí agora o teste em um fio pronto
agora vamos fazer o teste aqui ó nesse
fio verde com a lixa vermelha certo ó
verde com lixa vermelha ele vem para cá
também certo tá aqui ele aqui ó vejo
vermelha agora vou colocar aqui ó é a
escala de continuidade ok e vamos
colocar aqui ó
em rio verde com deixa vermelha observem
e deu continuidade se ele tivesse
rompido né eu colocaria aqui no canto e
ficaria assim ó sem leitura beleza como
ele tá bom ao eu colocar o
e ele dá a leitura da obf e fica tudo
zero
e aí
moto certo vamos lá agora vamos medir a
carga da bateria em qual escala eu vou
usar aqui ó na voltagem continuar ok
onde tem um ver e tem esse risco é tu né
e os pontinhos embaixo como eu sei que a
bateria 12 volts então vou usar na
escala de 20 volts né que é acima de 12
volts aqui teria 2000 millivolt
significa que é dois volts até dois você
pode medir aqui aqui até 20 volts ok
então vamos lá ponta de prova preta no
multímetro negativo da bateria
o e ponta de prova vermelha do
multímetro no positivo da bateria 12.8
volts então o que agora vamos inverter
os polos da bateria para ver o que
acontece já coloquei aqui a ponta de
prova preta do motivo não positivo e
agora vermelha vou colocar no negativo
vai dar a mesma carga só que vai
aparecer o menos no painel ali ó no
display indicando que a polaridade está
invertida ok só para a mãe
informaçãozinha aí caso vocês ótimo tipo
de essa leitura ou significa que os
pólos né os cabos do motivo que estão
investindo vamos lá lá
e aí galera para poder saber a voltagem
que tá chegando no fio certo isso aqui é
o fio positivo do relê de pisca esse
aqui ó fio preto pode chave só vai
chegar a corrente aqui né só que só vai
chegar atenção ela é porque aqui quando
eu ligo a ignição como fazer o teste
aqui na mesma escala em 20 volts certo e
eu vou ligar a ignição e colocar a conta
de prova vermelha aqui no fio preto
certo e a ponta de prova preta permanece
no aterramento da morte ok vamos lá para
coloquei aqui a minha ponta de prova
vermelha no rio preto né e a controlar
preto permanece aqui na escala 20-volt
né agora eu vou ligar a ignição observe
ó
que tal ter um link que o pisca tá
ligado vou desligar agora
o ok 12.5 volts ok está correto aí é um
pouco atenção aí observe a ponta prova
vermelha no fio preto né aterramento e
observa atenção ok ao desligar a ignição
o
e ela perde atenção então quer dizer que
o sistema está ok pronto para medir a
tensão em qualquer fio né na moto
positivo é dessa maneira
e aí
e aí galera agora vamos medir é a tensão
alternada que sai do estator tensão
alternada como a gente vai medir iremos
colocar aqui ó na tensão alternada em
200 volts
tá certo
hoje iremos desconectar esse conector
nós colocaremos ponta de prova preta do
multímetro no fio verde rio verde escuro
e a prova vermelha é no fio amarelo e
depois no fio branco para fazer o teste
de tensão alternada vamos lá
e pronto já coloquei aqui nas conexões
control preto no verde ponto para
vermelha no amarelo agora vamos
funcionar moto cross galera tá
funcionando ok observe como se faz a
medição beleza agora só só medir no fio
branco é só tirar daqui ó e colocar no
fio branco pronto agora coloquei no rio
branco
a beleza é assim que faz o teste de
voltagem alternada essa maneira nessa
escala intenção alternar empresa
e o galera agora vamos medir a
resistência da bobina de pulso certo do
motor essa nessa escala e essa forma é a
mesma coisa ele medir bobina de faísca
certo aqui só tem a bobina de pulso só
azul com listra amarela só que ainda tem
nas motores tem bobina de faísca pelo
fio preto com mancha vermelha mas a
maneira de fazer o teste é a mesma só
vai dar uma resistência diferente dessa
aqui colocamos na escala de dois mil
anos
o neto dois mil anos é pelo manual aqui
é em torno de 250 anos beleza como eu
sei que há 250 então eu tenho que
colocar numa escala maior do que 250
então como aqui ó tem 200 mas não posso
colocar aqui por causa que eu sei que
esse essa bobina ela vai dar uma
assistência maior beleza aí vou colocar
na escala de ir dois mil anos beleza
vamos lá
oi ó colocamos aqui ó ponto de prova
preta do multímetro no fio verde perto
da do estator ea ponta vermelha no fio
azul com listra amarela observe 250 ohms
ok é assim que se mede resistência certo
vamos supor que fosse uma uma bobina de
pulso é que me disse 121 eu iria colocar
aqui em 200 mas eu colocando em 2 mil
vai dar o mesmo resultado da leitura do
da bobina beleza agora vamos para o
próximo passo
e pronto agora vamos medir a resistência
da bobina primária da bobina de ignição
sempre quando sempre quando for fazer
medição da bobina de ignição é na escala
de resistência certo nessa escala aqui ó
onde tem a ferradura zinho e sempre 200
somos como se faz aqui colocamos a ponta
de prova preta no negativo da bobina
certo e apontar vermelha no fio de
entrada de sinal que vem do cdi beleza
vamos lá
a fralda dessa maneira ponta de prova
preta no terra da bobina e quando logo
vermelha no fio né na entrada do fio
positivo né que vem do cdi aí agora a
resistência 0,4 ohms beleza se eu
colocar aqui em 2 mil vai dar uma
leitura errada vejo ó tá mais cara de
dois mil e a leitura zero se você for
medir aqui você vai achar que essa
bobina não tem resistência nenhum então
tá com defeito mas ó tá conectado aqui ó
que a leituras é só vou ter que vou ver
aqui para a escala de 200 comos e a
leitura 0,4 então ok medir bobina
primária da alumina ignição é dessa
maneira agora vamos medir as secundárias
e aí
e pronto almedia secundária combinava
para medir a bobina secundária da rua de
ignição sempre na escala de 20k que a
resistência aí é alta é acima de 1000
ombros certo mas que ela de 20 car
colocamos ponta de prova positiva lá no
finalzinho do cabo né onde o cachimbo
supressor de ruído encaixa temos que
tirar o caixinha para poder fazer
medição e colocamos a controlar preta no
aterramento da bobina e observem 7.9
carro menos quase 8.000 homens beleza
então é assim que você faz o teste de
resistência até com da área da bobina de
ignição
e agora para medir a fuga de corrente da
moto certo tiramos a ponta de prova
vermelha do multímetro do lado de cal
aonde mede tensão e colocamos aqui onde
tem 10 amperes certo essa ponta de prova
preta nunca se mexe daqui aonde tem um
com nunca se faz amor deslocação dele
sempre vai ficar aqui só vai mudar essa
então vamos tirar daqui onde mais de
tensão e vamos colocar para cá onde mede
amperagem vamos lá pronto já fiz a
mudança aqui ó tirei daqui outra
coloquei para cá pronto já colocamos
aqui na escada da isabel certo aí desde
conectar o cabo negativo da bateria
colocamos a ponta de prova preta do
multímetro no negativo da bateria ea
vermelha no cabo mede aterramento da
bateria do cantor para a situação
elétrica ó deu zero de
a amperagem zero de fuga certo se
tivesse uma fonte de corrente seria
assim ó vou simular aqui vou ligar a
ignição observa em daria um resultado
parecido com esse essa nessa moto aqui
seria 0,01 é miliamperes ok tá dando 270
miliamperes se existisse uma fuga de
corrente aqui um a ignição desligada ter
que dá 0,00 como a ignição ligada então
diz uma um consumo aqui certo e para
medir o consumo seria sim vamos lá
oi para mim do consumo seria assim ó a
ponta de prova positiva do multímetro né
no negativo da bateria e apontar o preta
do multímetro no cabo de aterramento
aqui tá dizendo que tá tendo um consumo
nas menos menos quer dizer o que quer
dizer que tá tá saindo amperagem da
bateria para o sistema certo então tá
menos menos 0,270 miliamperes de consumo
certo quando aparece nozinho aqui de
menos por causa que eu investir o os
cabos de ponta de prova do multímetro
então tá dizendo para mim que tá uma um
consumo negativo tá sendo retirado da
bateria essa carga aqui ó tá sendo
consumido da bateria essa carga que 280
miliamperes beleza
e sempre com terminar esse teste de
consumo da de amperagem você tem que
desconectar né sempre e imediato
terminou o teste já tira daqui e coloca
para o lado de cá e se vocês for usar
e pensam continuar tensão alternada
resistência nessa com a ponte prova
vermelha aqui vocês provavelmente vão
queimar o fusível ou então danificar o
multímetro beleza obra agora vamos fazer
o teste de continuidade como que eu vou
estar de quantidade colocamos aqui ó na
escala de diodo certo ó
não tem motivo que tem esse sinalzinho
aqui sonoro embaixo quer dizer que ele
vai emitir um som quando você for fazer
o teste de continuidade mas tem motivo
que não vai ter esse sinalzinho de
sonoro vai ter só esse sinalzinho de
outro beleza como a gente vai medir
continuidade não não tem é posição dos
cabo tanto faz a colocar o cabo positivo
aqui como negativo aqui vamos colocar
aqui no positivo da bateria e o outro é
a comprar o vermelha vou colocar aqui no
fio vermelho com listra branca que é o
mesmo né possível da bateria vamos lá ó
oi ok certo precisa observar o que deu
uma leitura 0 e deu o bipp então quer
dizer que esse fio é está inteiro ele
vem aqui ó aí vai ó ó continua passa
aqui passa pelos terminais do relé e sai
aqui é no fio vermelho com branco então
quer dizer que esse fio está ok é assim
que falta de continuidade agora não foi
o teste continuidade do aterramento
vamos lá pronto coloquei aqui no polo
negativo da bateria certo e agora vamos
colocar na massa da moto aqui ó na terra
da moto beleza vamos colocar aqui pegar
o terra aqui no fio verde observe o fio
verde ó colocar aqui ó
e observe o que deu continuidade estão
ok então esse aqui é o ter da bateria
então tem que ser o terra também aqui é
o é a massa né então vamos botar aqui ó
ó ó observe ó deu sinal né de 100
observe o ponto provas milho aqui uma
poderia colocar a prova preta aqui e a
vermelha aqui no negativo da bateria o
resultado seria o mesmo beleza
sujeirinha ali
e aí agora o teste em um fio pronto
agora vamos fazer o teste aqui ó nesse
fio verde com a lixa vermelha certo ó
verde com lixa vermelha ele vem para cá
também certo tá aqui ele aqui ó vejo
vermelha agora vou colocar aqui ó é a
escala de continuidade ok e vamos
colocar aqui ó
em rio verde com deixa vermelha observem
e deu continuidade se ele tivesse
rompido né eu colocaria aqui no canto e
ficaria assim ó sem leitura beleza como
ele tá bom ao eu colocar o
e ele dá a leitura da obf e fica tudo
zero
e aí