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Diagnóstico e Solução de Erros na Yamaha Crosser 150 2019 - Códigos de Erro 24 e 71
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Diagnóstico e Solução de Erros na Yamaha Crosser 150 2019 - Códigos de Erro 24 e 71



Olá, pessoal! Hoje vamos falar sobre um problema que ocorreu em uma Yamaha Crosser 150, ano 2019. A motocicleta apresentou dois códigos de erro no painel: o código 24, que se refere à sonda lambda, e o código 71, que está relacionado ao aquecedor da sonda lambda. O aquecedor da sonda é integrado à própria sonda lambda. Além disso, a luz de anomalia estava acesa de forma contínua no painel, indicando uma falha no sistema.



Teste de Resistência do Aquecedor da Sonda Lambda

O primeiro teste que fiz foi de resistência no aquecedor da sonda lambda. A sonda lambda fica acoplada no cano de descarga. A fiação dela se conecta a um chicote que possui dois fios pretos (referentes ao aquecedor) e dois fios, um azul e um branco (referentes ao sensor da sonda).

1. Desconectei a tomada da sonda lambda do chicote principal.
2. Usei um multímetro na escala de 200 ohms para medir a resistência nos dois fios pretos. Coloquei um alfinete em cada fio para facilitar o contato.
3. O esperado era que a resistência estivesse entre 5 a 8 ohms. No entanto, o multímetro não mostrou nenhuma leitura de resistência, indicando um problema no aquecedor da sonda.



Simulação de Resistência com Deca

Para confirmar o problema no aquecedor, usei uma Deca (uma ferramenta que simula resistência elétrica). A Deca foi ajustada para simular uma resistência entre 5 e 8 ohms. Após conectar a Deca nos fios pretos que correspondem ao aquecedor da sonda:

1. Liguei a chave de ignição.
2. O código de erro 71 desapareceu, e a luz de anomalia não acendeu mais.

Isso confirmou que o problema era realmente no aquecedor da sonda lambda.



Substituição da Sonda Lambda

Chegou a nova sonda lambda, e antes de instalá-la na motocicleta, realizei o teste de resistência:

1. No multímetro, a resistência da nova sonda mostrou 6 ohms, que está dentro do parâmetro correto.
2. Instalei a nova sonda na motocicleta e conectei ao chicote principal.
3. Liguei a chave de ignição e a luz de anomalia apagou, confirmando que o problema foi resolvido.



Reset da ECU

Para finalizar, utilizei um scanner para resetar a ECU da motocicleta:

1. Conectei o scanner no fio verde (colista amarela) que fica em uma tomada de diagnóstico.
2. Realizei o reset dos erros armazenados na ECU.
3. Após o reset, todos os códigos de erro foram apagados com sucesso.



Teste de Funcionamento e Verificação da Sonda Lambda

Com o reset feito, liguei a motocicleta e deixei-a funcionando em marcha lenta. Em seguida, fiz o monitoramento do funcionamento da nova sonda lambda:

1. Conectei o multímetro na escala de 2V corrente contínua ao fio azul da sonda lambda.
2. A sonda lambda oscilou corretamente entre 100 a 900 mV, confirmando que ela estava operando normalmente.



Observação Final - Luz do ABS

Notei também que a luz do ABS estava acesa no painel. Isso ocorreu porque a motocicleta estava sem o disco do ABS, necessário para a leitura da rotação da roda pelo sensor. O módulo ABS está presente, mas sem o disco, o sistema ABS não funciona corretamente.



Conclusão

O problema da Yamaha Crosser 150 2019 estava no aquecedor da sonda lambda, que foi diagnosticado através de testes de resistência e simulação com Deca. Após a substituição da sonda e o reset da ECU, a motocicleta voltou a funcionar corretamente, sem falhas de aceleração ou dificuldades para ligar. Agora é só substituir o disco do ABS para resolver a luz acesa no painel.

Problema resolvido!

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