27-12-2024, 09:25:26
Fusível Queimando: Diagnóstico e Solução na Honda NXR 160 Bros ESDD 2020
Dica Ivan Motos Show!
Hoje vamos resolver o problema de fusíveis queimando em uma Honda NXR 160 Bros ESDD 2020. O cliente relatou que o painel apagou enquanto estava andando, e após substituir o fusível, este queimou novamente poucos minutos depois. Acompanhe o diagnóstico e a solução passo a passo!
1. Situação Inicial:
- Moto funciona normalmente, mas:
- Painel não acende.
- Pisca e buzina não funcionam.
- Fusíveis de 7,5 A queimados:
- Principal (preto com vermelho).
- Backup (painel de hora).
2. Procedimento de Diagnóstico:
1. Retire a tampa lateral e os fusíveis queimados.
2. Substitua os fusíveis por uma lâmpada em série (35W) para monitorar o fluxo de corrente.
3. Ligue a ignição e observe a lâmpada em série enquanto:
- Aciona os piscas (esquerdo/direito).
- Aperta a buzina.
- Aciona os freios (dianteiro/traseiro).
3. Observações Durante o Diagnóstico:
- Piscas: Funcionam corretamente, com a lâmpada em série piscando fraco.
- Buzina: Aciona sem causar sobrecarga (lâmpada não acende forte).
- Freio Dianteiro: Lâmpada em série acende forte, indicando um curto-circuito.
- Freio Traseiro: Mesmo comportamento observado no freio dianteiro.
4. Identificação do Problema:
- Retirada do assento e inspeção do soquete do stop.
- Identificado curto-circuito na lâmpada do stop:
- Filamento interno da lâmpada estava queimado e causando curto.
5. Solução Aplicada:
1. Substituir a lâmpada do stop por uma nova.
2. Testar o sistema com a nova lâmpada:
- Painel e stop funcionaram corretamente.
- Lâmpada em série acendeu levemente ao pressionar os freios, indicando funcionamento normal.
6. Conclusão:
O problema de fusíveis queimando foi causado por uma lâmpada de stop em curto-circuito. Após a substituição, o sistema voltou a operar normalmente. Este caso destaca a importância de identificar curto-circuitos em componentes simples antes de partir para soluções mais complexas.
Sempre que realizar um diagnóstico, entenda as especificações de cada modelo, pois resistência, relês e lâmpadas podem variar.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima!
Hoje vamos resolver o problema de fusíveis queimando em uma Honda NXR 160 Bros ESDD 2020. O cliente relatou que o painel apagou enquanto estava andando, e após substituir o fusível, este queimou novamente poucos minutos depois. Acompanhe o diagnóstico e a solução passo a passo!
1. Situação Inicial:
- Moto funciona normalmente, mas:
- Painel não acende.
- Pisca e buzina não funcionam.
- Fusíveis de 7,5 A queimados:
- Principal (preto com vermelho).
- Backup (painel de hora).
2. Procedimento de Diagnóstico:
1. Retire a tampa lateral e os fusíveis queimados.
2. Substitua os fusíveis por uma lâmpada em série (35W) para monitorar o fluxo de corrente.
3. Ligue a ignição e observe a lâmpada em série enquanto:
- Aciona os piscas (esquerdo/direito).
- Aperta a buzina.
- Aciona os freios (dianteiro/traseiro).
3. Observações Durante o Diagnóstico:
- Piscas: Funcionam corretamente, com a lâmpada em série piscando fraco.
- Buzina: Aciona sem causar sobrecarga (lâmpada não acende forte).
- Freio Dianteiro: Lâmpada em série acende forte, indicando um curto-circuito.
- Freio Traseiro: Mesmo comportamento observado no freio dianteiro.
4. Identificação do Problema:
- Retirada do assento e inspeção do soquete do stop.
- Identificado curto-circuito na lâmpada do stop:
- Filamento interno da lâmpada estava queimado e causando curto.
5. Solução Aplicada:
1. Substituir a lâmpada do stop por uma nova.
2. Testar o sistema com a nova lâmpada:
- Painel e stop funcionaram corretamente.
- Lâmpada em série acendeu levemente ao pressionar os freios, indicando funcionamento normal.
6. Conclusão:
O problema de fusíveis queimando foi causado por uma lâmpada de stop em curto-circuito. Após a substituição, o sistema voltou a operar normalmente. Este caso destaca a importância de identificar curto-circuitos em componentes simples antes de partir para soluções mais complexas.
Sempre que realizar um diagnóstico, entenda as especificações de cada modelo, pois resistência, relês e lâmpadas podem variar.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show. Até a próxima!
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