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CORSA 1.6 MPFI - NA FASE FRIA O MOTOR NÃO TINHA POTÊNCIA, DAVA ESTOUROS PELA ADMISSÃO
#1
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Resolvendo Problemas de Baixa Potência e Estouro na Admissão no Chevrolet Corsa 1.6 MPFI Durante a Fase Fria

Um problema comum em veículos como o Chevrolet Corsa 1.6 MPFI é a falta de potência e os estouros pela admissão durante a fase fria do motor. Essa situação pode ser frustrante para o motorista e desafiadora para o mecânico, especialmente quando o diagnóstico inicial não encontra falhas óbvias. Vamos explorar este problema em detalhe, entender as causas e aprender como corrigi-lo corretamente.



Diagnóstico: Falta de Potência e Estouro na Admissão Durante a Fase Fria

Quando um motor apresenta falta de potência e estoura pela admissão ao estar frio, a primeira reação é verificar os sistemas básicos que poderiam causar esses sintomas. No caso do Chevrolet Corsa 1.6 MPFI, um diagnóstico completo foi realizado sem encontrar problemas evidentes.

Etapas de Diagnóstico Realizadas:
  • Análise do sistema físico do motor: Incluiu verificações de compressão, vazamento de cilindros, pressão do óleo, estado de carbonização do motor e sistema de admissão. Todos os parâmetros estavam dentro das especificações.
  • Teste do sistema de alimentação de combustível: Foram verificados a pressão e a vazão de combustível, bem como a qualidade do combustível. Nenhuma anomalia foi encontrada.
  • Alimentação suplementar de combustível com bisnaga: Ao adicionar combustível diretamente na admissão usando uma bisnaga, o motor alinhou e funcionou corretamente, indicando que o problema estava relacionado a uma mistura pobre de ar-combustível.
  • Análise de gases: Confirmou a mistura pobre, que é quando o motor não está recebendo a quantidade correta de combustível para a quantidade de ar que entra nos cilindros.



Causa Identificada: Vazão Inadequada dos Eletro-Injetores

Após identificar que o motor estava com uma mistura pobre de ar-combustível, a próxima etapa foi investigar os eletro-injetores. Eles foram removidos para teste em bancada, e foi constatado que a vazão dos injetores era muito baixa para um motor 1.6. Descobriu-se que os injetores instalados eram, na verdade, de um motor 1.0. Essa diferença na especificação dos componentes levou ao problema de falta de potência e estouros pela admissão, pois os injetores de menor vazão não conseguiam fornecer a quantidade necessária de combustível para o motor 1.6.

Importância dos Eletro-Injetores Corretos:
- Eletro-injetores de 1.0 vs. 1.6: Os injetores de um motor 1.0 têm uma vazão menor, projetada para um motor com menor demanda de combustível. No motor 1.6, eles não conseguem suprir a quantidade de combustível necessária, resultando em mistura pobre e problemas de desempenho.
- Mistura Pobre e Sintomas: Uma mistura pobre pode causar uma combustão incompleta, resultando em falta de potência e estouros pela admissão, especialmente em temperaturas frias quando o motor exige uma mistura mais rica.



Solução: Substituição dos Eletro-Injetores por Outros de Aplicação Correta

A solução para esse problema é substituir os eletro-injetores inadequados pelos injetores corretos para o motor 1.6 MPFI. A seguir, apresentamos um procedimento passo a passo para a substituição dos eletro-injetores:

Ferramentas Necessárias:
  • Chave de catraca e soquetes: Para remover a tampa de válvulas e o trilho dos injetores.
  • Multímetro: Para verificar a resistência dos novos injetores.
  • Chave de torque: Para reapertar os parafusos de acordo com as especificações.
  • Lubrificante de borrachas: Para ajudar na instalação dos novos injetores.
  • Scanner automotivo: Para realizar a calibração e ajuste do sistema de injeção eletrônica após a substituição.

Procedimento de Substituição dos Eletro-Injetores:
  1. Desconectar a Bateria: Para evitar curtos-circuitos e garantir segurança durante o procedimento.
  2. Remover o Trilho de Combustível: Use a chave de catraca e soquetes para soltar os parafusos que fixam o trilho de combustível no coletor de admissão.
  3. Remover os Eletro-Injetores Antigos: Com cuidado, retire os injetores antigos do trilho. Verifique as borrachas de vedação e substitua-as, se necessário.
  4. Instalar os Novos Eletro-Injetores: Aplique lubrificante de borracha nas vedações dos novos injetores para facilitar a instalação. Coloque-os no trilho de combustível e fixe-os firmemente.
  5. Reinstalar o Trilho de Combustível e Conectar a Bateria: Aperte os parafusos de fixação de acordo com as especificações usando a chave de torque.
  6. Calibrar o Sistema com o Scanner Automotivo: Após a instalação, use o scanner automotivo para calibrar o sistema de injeção eletrônica, garantindo que todos os parâmetros estejam corretos.
  7. Teste de Funcionamento do Motor: Ligue o motor e observe o funcionamento durante a fase fria para garantir que o problema foi resolvido.



Comentário Adicional:

Este caso destaca a importância de verificar a procedência dos componentes, especialmente em veículos que passaram por sinistros ou furtos. Muitas vezes, peças de desmanche são usadas sem verificar sua compatibilidade com o modelo e tipo de motor, o que pode causar problemas graves de desempenho.

Mecânicos devem sempre investigar a origem de qualquer peça e garantir que ela seja a aplicação correta para o veículo. Isso evita retrabalho, melhora o desempenho do motor e garante a satisfação do cliente.

Conclusão: Com essas informações, os aprendizes de mecânica aprenderão a importância de selecionar corretamente os componentes de um veículo, especialmente em sistemas de injeção, para evitar problemas de mistura pobre e manter o motor funcionando suavemente.
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Mensagem neste Tópico
CORSA 1.6 MPFI - NA FASE FRIA O MOTOR NÃO TINHA POTÊNCIA, DAVA ESTOUROS PELA ADMISSÃO - por Sr.Big - 22-05-2020, 16:40:42

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