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GOL 1.0 Mi 8V e 16V – CARBONIZAÇÃO EXCESSIVA NO CORPO DE BORBOLETA
#1
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Resolvendo o Problema de Carbonização Excessiva no Corpo de Borboleta no VW Gol 1.0 Mi 8V e 16V

Nos modelos VW Gol 1.0 Mi 8V e 16V, a carbonização excessiva no corpo de borboleta é um problema recorrente que pode levar a uma marcha lenta oscilante ou até mesmo à ausência de marcha lenta. Este problema é frequentemente causado pelo excesso de óleo no cárter, que contamina o sistema de admissão, especialmente o corpo de borboleta.



Sintomas do Problema:

Quando há carbonização excessiva no corpo de borboleta, o motor pode apresentar uma marcha lenta instável ou falhar em manter a marcha lenta. O acúmulo de carbono afeta a passagem de ar e a resposta da borboleta, resultando em problemas de desempenho.

Principais Sintomas:
  • Marcha lenta oscilando.
  • Motor sem marcha lenta ou dificuldade em manter a marcha lenta.



Serviço a Ser Executado:

Para resolver o problema de carbonização excessiva no corpo de borboleta, é necessário realizar uma limpeza completa e uma regulação adequada do ajuste básico do sistema de injeção eletrônica.

Passos para Limpeza e Regulação do Corpo de Borboleta:
  • Limpeza do Corpo de Borboleta:
      - Remova o corpo de borboleta do coletor de admissão.
      - Utilize um produto específico para limpeza de corpos de borboleta para remover depósitos de carbono e sujeira acumulada.
      - Certifique-se de que todas as passagens de ar e a borboleta estejam completamente limpas e livres de obstruções.
  • Regulação do Ajuste Básico:
      - Após a limpeza, é importante realizar o ajuste básico, que sincroniza o corretor de marcha lenta com o sensor de posição de borboleta. Isso pode ser feito usando um scanner automotivo compatível com o sistema Motronic MP 9.0.
      - Esse ajuste garante que a Unidade de Controle Eletrônico (UCE) entenda a posição exata da borboleta e controle adequadamente a mistura de ar-combustível.



Alerta:

Em determinados casos, a carbonização pode ser tão severa ou o dano ao corpo de borboleta tão avançado que a simples limpeza e ajuste básico não serão suficientes. Nesses casos, a substituição completa do corpo de borboleta pode ser necessária para restaurar o desempenho adequado do motor.



Causa Identificada: Excesso de Óleo no Cárter do Motor

A causa raiz da carbonização excessiva muitas vezes está relacionada ao excesso de óleo no cárter do motor. Em algumas trocas de óleo, é comum que o cárter seja preenchido com 3,5 litros de óleo, enquanto a capacidade correta é de 3,3 litros. O excesso de óleo pode ser aspirado para o sistema de admissão, causando o acúmulo de carbono.

Como o Excesso de Óleo Causa Carbonização?
- Quando há óleo em excesso no cárter, ele pode ser empurrado para o sistema de ventilação do cárter (PCV), que eventualmente se mistura com o ar de admissão, resultando na formação de depósitos de carbono no corpo de borboleta e no coletor de admissão.



Solução Completa:

Após a limpeza do corpo de borboleta e a regulação do ajuste básico, é essencial substituir o óleo e o filtro utilizando o volume correto de óleo, evitando o excesso e, consequentemente, a carbonização futura.

Passos para Substituir o Óleo e o Filtro com o Volume Correto:
  • Drenagem do Óleo Antigo e Remoção do Filtro de Óleo: Levante o veículo e drene o óleo antigo removendo o bujão de drenagem do cárter. Remova o filtro de óleo antigo.
  • Instalação de Novo Filtro de Óleo: Instale um novo filtro de óleo, certificando-se de aplicar uma camada fina de óleo novo na vedação do filtro antes de instalá-lo.
  • Adicionar o Volume Correto de Óleo Novo: Adicione 3,3 litros de óleo novo especificado pelo fabricante. Use uma vareta para verificar o nível de óleo e certifique-se de que esteja no nível correto.
  • Verificar Vazamentos e Testar o Veículo: Ligue o motor, deixe-o atingir a temperatura de operação e verifique se há vazamentos de óleo. Teste o motor em marcha lenta para garantir que o problema de oscilação tenha sido resolvido.



Comentário Adicional:

Este problema ressalta a importância de seguir as especificações do fabricante para a quantidade de óleo no motor. O excesso de óleo pode causar uma série de problemas, incluindo a carbonização do corpo de borboleta, que afeta o desempenho e a marcha lenta do motor.

Sempre siga as especificações corretas para a quantidade de óleo e realize a manutenção preventiva regularmente para evitar problemas de carbonização e desempenho no motor.

Conclusão: Com estas orientações, os aprendizes de mecânica estarão mais preparados para identificar e resolver problemas de carbonização no corpo de borboleta em veículos Volkswagen como o Gol 1.0 Mi 8V e 16V, garantindo um funcionamento suave e eficiente do motor.
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GOL 1.0 Mi 8V e 16V – CARBONIZAÇÃO EXCESSIVA NO CORPO DE BORBOLETA - por Sr.Big - 16-06-2020, 12:07:26

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