20-01-2022, 10:15:32
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-12-2023, 11:59:32 por admin.)
Olá, pessoal! Aqui é o Ivan, o mecânico de motos, e hoje vou explicar passo a passo os testes que fizemos na Traxx Star JL50Q-2, que estava com problemas para gerar carga para a bateria. Vamos lá!
Primeiramente, o cliente nos informou que a moto dava partida elétrica por alguns dias após a carga na bateria, mas depois só funcionava no pedal, dificultando a partida. O modelo da moto é a Traxx Star JL50Q-2.
Começamos nossos testes verificando o estator. Removemos as carenagens e identificamos alguns erros, como a amarração do chicote elétrico com fios inadequados, o que poderia causar curto-circuito. Também notamos que o estator era bifásico, mas o original deveria ser trifásico.
Ao desconectar e testar a resistência no estator, identificamos que os fios estavam rompidos. Após desmontar o magneto, encontramos um fio amarelo solto, causando o problema. Refizemos a solda e verificamos novamente a resistência, que estava correta.
Em relação ao retificador, confirmamos que era o modelo original da moto, trifásico, com três fios amarelos, um vermelho para a bateria e um verde para o aterramento.
Ao realizar o teste de voltagem, notamos oscilações na leitura. Descobrimos que o cachimbo de vela estava faltando o supressor de ruído. Ao substituir o cachimbo, a voltagem estabilizou.
Resumindo, os defeitos encontrados foram o fio amarelo rompido no estator, a falta do supressor de ruído no cachimbo de vela e a alteração inadequada do estator. Com essas correções, a moto voltou a funcionar corretamente.
Lembrando sempre da importância de utilizar peças originais e seguir os padrões do manual de serviço. Se tiverem mais dúvidas, estou à disposição. Até a próxima!