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Teste do Eletro Injetor - CG160 Start 2019.
Aula Prática: Teste do Eletroinjetor da Honda CG 160 Start 2019
Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos aprender como realizar testes no eletroinjetor de uma Honda CG 160 Start, ano 2019. O eletroinjetor é uma peça crucial do sistema de injeção eletrônica, responsável por pulverizar o combustível na câmara de combustão. Vamos passar por cada teste detalhadamente.
Passo 1: Teste de Estanqueidade
1. Configuração Inicial:
- Conecte o eletroinjetor à máquina de testes e ajuste o manômetro para 3 bar de pressão.
2. Realização do Teste:
- Acione o botão de teste de estanqueidade.
- Observe se há algum gotejamento no injetor. Não deve haver nenhum gotejamento.
3. Verificação da Resistência:
- A resistência do eletroinjetor deve ser exibida no visor da máquina.
- A resistência correta deve estar entre 11 e 13 ohms. Neste caso, a leitura foi de 12 ohms.
Passo 2: Teste de Vazão e Leque
1. Configuração para Teste de Vazão e Leque:
- Ajuste a máquina para o modo de teste de vazão e leque.
- Mantenha o manômetro ajustado em 3 bar.
2. Realização do Teste:
- Acione o botão de teste.
- Observe o formato do leque de pulverização do combustível. Ele deve ser aberto e uniforme.
- Verifique a quantidade de combustível injetada, que deve ser aproximadamente 16 ml.
3. Resultado do Teste:
- O leque deve estar correto e a quantidade de combustível injetada deve ser de 16 ml. No teste, a leitura foi de 16 ml, o que está dentro do esperado.
Passo 3: Teste de Equalização
1. Configuração para Teste de Equalização:
- Ajuste a máquina para o modo de teste de equalização.
- Mantenha o manômetro ajustado em 3 bar.
2. Realização do Teste:
- Acione o botão de teste de equalização.
- Este teste simula o funcionamento do eletroinjetor em condições de operação, com variações no RPM.
- O teste dura aproximadamente dois minutos.
3. Resultado do Teste:
- Verifique a quantidade de combustível injetada. Deve ser aproximadamente 35 ml.
- No teste, a leitura foi de 35 ml, indicando que o eletroinjetor está funcionando corretamente.
Conclusão dos Testes
1. Resultados Esperados:
- Teste de Estanqueidade: Sem gotejamento, resistência entre 11 e 13 ohms.
- Teste de Vazão e Leque: Leque uniforme, aproximadamente 16 ml de vazão.
- Teste de Equalização: Aproximadamente 35 ml de combustível injetado.
2. Condição do Eletroinjetor:
- Se o eletroinjetor passar em todos os testes, ele está em bom estado de funcionamento.
- No nosso caso, o eletroinjetor apresentou:
- 12 ohms de resistência.
- Nenhum gotejamento no teste de estanqueidade.
- Leque correto e 16 ml de vazão.
- 35 ml no teste de equalização.
Explicações Adicionais
- Importância da Estanqueidade:
Gotejamentos podem indicar desgaste ou danos no eletroinjetor, levando a um desempenho ruim do motor.
- Verificação da Resistência:
Resistência fora do intervalo correto pode indicar problemas elétricos no eletroinjetor.
- Teste de Vazão e Leque:
Um leque uniforme garante uma pulverização eficiente do combustível, essencial para a combustão adequada.
- Teste de Equalização:
Simula as condições reais de operação, garantindo que o eletroinjetor funcione corretamente em diversas situações de RPM.
Espero que essa explicação tenha sido clara e útil. Vamos agora praticar esses testes na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!
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