08-06-2020, 15:30:27
A centralina controla a marcha lenta através do desvio de ar controlado pelo LBA, que ajuda também e reduzir a emissão de poluentes, aumentando o fluxo de ar durante o fechamento repetitivo da borboleta numa desaceleração.
Se a marcha lenta não estiver redonda, o defeito pode no LBA ou pode haver obstrução no filtro de ar ou uma entrada de ar falsa.
A agulha de marcha lenta é comandada pelo motor de passo que recebe sinais da centralina pêlos terminais 1 "3", 2, 20, 3 "2" e 4 "21". Os números entre aspas indica os pinos da centralina ligados no LBA
TESTANDO
1- Com a chave ligada e motor parado conecte a ponta de prova em cada um dos fios ligados aos terminais> Os leds deverão piscar alternadamente quando for dada a partida. Logo que o motor pegar ou quando acorre variação na marcha lenta.
2- Com a chave ligada e motor parado desconecte os terminais do conectar do motor e com o MULTISTE DIGITAL na posição ohmimetro meça as resistências dos enrolamentos > Deve estar de acordo com a tabela abaixo.
Medidas entre terminais 1 e 4 2 e 3 1 e 2 3 e 4 Com carcaça
Valor medido W 40 a 60 W 40 a 60 W EEE (isolado) EEE (isolado) EEE (isolado)
B - Como testar sistema de ignição
Ao iniciar este teste, não se esqueça de verificar
- Cabos de velas
- Velas
- Fios e conexões elétricas
- Baterias
- Alternador e regulador de voltagem
ELBA 1.5/1.6
FIORINO 1.5/1.6
PRÊMIO 1.5/1.6
TEMPRA 2.0 ie
TEMPRA 16V após 95