09-06-2020, 12:50:17
Marca: Ford
Sistema: Injeção
Modelo: Courier
Fabricante: FIC
Motor: 1.4 Zetec
Versão: EEC V
Ano: 2001
Combustível: Gasolina
Problema: Motor perde potência quando exigido em altas rotações.
Retorno do Scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Sempre que exigido em altas rotações o motor ia “morrendo”, chegava até a apagar.
Minutos após ocorrer o defeito o funcionamento voltava ao normal.
Na análise com o scanner o sinal da sonda lambda indicava mistura pobre.
Medimos a pressão na linha de combustível e constatamos que no momento da falha a pressão caía para próximo de 1bar.
Substituímos a bomba de combustível e o filtro de combustível o defeito foi sanado, porém, voltou a ocorrer uma semana depois.
Causa: Copo de alojamento da bomba de combustível e pré-filtro da bomba impregnado de sujeira devido à contaminação do tanque do combustível.
Mesmo tendo feito a limpeza durante a primeira substituição da bomba de combustível o “copo” de alojamento da bomba voltou a ser impregnado de sujeira.
Pesquisamos junto ao cliente que era da zona rural e constamos que frequentemente ele abastecia o veículo utilizando um galão, o que possivelmente facilitava a contaminação do combustível.
Solução: Limpeza do tanque de combustível e substituição da bomba, pré-filtro e filtro de combustível.
Sistema: Injeção
Modelo: Courier
Fabricante: FIC
Motor: 1.4 Zetec
Versão: EEC V
Ano: 2001
Combustível: Gasolina
Problema: Motor perde potência quando exigido em altas rotações.
Retorno do Scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Sempre que exigido em altas rotações o motor ia “morrendo”, chegava até a apagar.
Minutos após ocorrer o defeito o funcionamento voltava ao normal.
Na análise com o scanner o sinal da sonda lambda indicava mistura pobre.
Medimos a pressão na linha de combustível e constatamos que no momento da falha a pressão caía para próximo de 1bar.
Substituímos a bomba de combustível e o filtro de combustível o defeito foi sanado, porém, voltou a ocorrer uma semana depois.
Causa: Copo de alojamento da bomba de combustível e pré-filtro da bomba impregnado de sujeira devido à contaminação do tanque do combustível.
Mesmo tendo feito a limpeza durante a primeira substituição da bomba de combustível o “copo” de alojamento da bomba voltou a ser impregnado de sujeira.
Pesquisamos junto ao cliente que era da zona rural e constamos que frequentemente ele abastecia o veículo utilizando um galão, o que possivelmente facilitava a contaminação do combustível.
Solução: Limpeza do tanque de combustível e substituição da bomba, pré-filtro e filtro de combustível.