15-06-2020, 14:12:31
Marca: Mitsubishi
Sistema: Injeção
Modelo: L200
Versão: EDC
Motor: 2.5 TD C/ HPE 141 CV
Combustível: Diesel
Problema: Motor expele muita fumaça ou não funciona.
Retorno do Scanner: Não utilizado
Histórico/Causa do Problema:
Primeiramente checar se o controle da pressão do turbo está operando, caso não esteja:
Desligar o módulo HPE do seu conector localizado junto ao módulo de controle da injeção abaixo do porta-luvas. Ao desligá-lo os sintomas do defeito deverão desaparecer, indicando que a falha se encontra no módulo HPE.
Outro fator que identifica o defeito no módulo HPE é a percepção de cheiro de queimado no componente na maioria dos casos.
Causa: Ligação em paralelo de outra bateria para auxiliar na partida (“chupeta” na bateria), ocorre a queima do módulo quando após funcionar o motor os cabos de “encherto” são removidos com a bateria ainda totalmente sem carga. O procedimento ideal nesse caso é instalar a bateria carregada no lugar da descarregada.
Solução: Substituição do módulo HPE.
Esclarecimentos Adicionais:
Nesses modelos o turbocompressor é do tipo VTG-Variable Turbine Geometry-Turbina de Geometria Variável.
O módulo HPE, trabalha em conjunto com o módulo de injeção esse sistema proporciona ao motor um gerenciamento mais “trabalhado” em relação aos modelos sem HPE, nele o controle da pressão do turbo e da bomba de injetora possuem um mapeamento diferenciado, passando a potência de 121
CV para 141 CV.
Sistema: Injeção
Modelo: L200
Versão: EDC
Motor: 2.5 TD C/ HPE 141 CV
Combustível: Diesel
Problema: Motor expele muita fumaça ou não funciona.
Retorno do Scanner: Não utilizado
Histórico/Causa do Problema:
Primeiramente checar se o controle da pressão do turbo está operando, caso não esteja:
Desligar o módulo HPE do seu conector localizado junto ao módulo de controle da injeção abaixo do porta-luvas. Ao desligá-lo os sintomas do defeito deverão desaparecer, indicando que a falha se encontra no módulo HPE.
Outro fator que identifica o defeito no módulo HPE é a percepção de cheiro de queimado no componente na maioria dos casos.
Causa: Ligação em paralelo de outra bateria para auxiliar na partida (“chupeta” na bateria), ocorre a queima do módulo quando após funcionar o motor os cabos de “encherto” são removidos com a bateria ainda totalmente sem carga. O procedimento ideal nesse caso é instalar a bateria carregada no lugar da descarregada.
Solução: Substituição do módulo HPE.
Esclarecimentos Adicionais:
Nesses modelos o turbocompressor é do tipo VTG-Variable Turbine Geometry-Turbina de Geometria Variável.
O módulo HPE, trabalha em conjunto com o módulo de injeção esse sistema proporciona ao motor um gerenciamento mais “trabalhado” em relação aos modelos sem HPE, nele o controle da pressão do turbo e da bomba de injetora possuem um mapeamento diferenciado, passando a potência de 121
CV para 141 CV.