20-01-2022, 10:14:39
Oi
aqui é uma
Jet
x w y 48 K2 ela é uma Jet da Will Young
certo essa moto é fabricada na China Ok
então vamos lá que foi que aconteceu com
essa moto a moto parou de funcionar
certo essa moto veio de um dos nossos
parceiros aqui da mecânica
eu e ele nos trouxe e disse que a moto
parou de funcionar fez vários testes na
motocicleta mas mesmo assim não chega
centelha elétrica aqui para a vela de
ignição está sem corrente elétrica está
sem centelha elétrica certo então vamos
primeira coisa analisar se realmente tem
centelha elétrica caso não tenha iremos
fazer primeiro teste aqui ó no conector
do CDI
Ah tá verificar se tem aterramento no
fio verde se tem alimentação
positiva pós chave no fio preto se tem
alimentação
da bobina de pulso aqui no fio azul com
listra branca e se tem saída aqui no fio
preto quando chamar ela para bobina de
ignição Ok então vamos lá verificar aqui
se tem corrente elétrica
e pronto já retirei o supressor de
ouvido cachimbo de vela agora vamos
ligar chave ignição e da partida e vê se
ela vai jogar se inteira ó
e não tem corrente elétrica não tem
centelha elétrica certo então vamos
começar analisar aqui comeremos fazer
ele me disse conectar aqui por é que eu
não sei ler ir
[Música]
pronto a iremos pegar o multímetro e
fazer os teste aqui no conector do CDI
vamos lá
e
pronto vamos colocar primeiro aqui o meu
tinta na escala de
continuidade ponto de prova preta no
aterramento
do chassi EA comprou vermelha aqui ó no
fio verde
Tá certo tem que dar continuidade para o
Terra
e
pronto fio verde
e continuidade para o Terra Observe aqui
o Rio Verde aqui ó esse fio verde Ok
então agora já sei que tem aterramento
no conector do CDI e agora vamos colocar
na escala
de 20 e vou continuar e vamos colocar
ponto de prova vermelha aqui ó no fio
preto que é alimentação pós chave do CDI
ignição já está ligada e por Pro
vermelha no fio preto aqui ó e olha aí
voltagem da bateria Então já temos
alimentação positiva já temos anotação
negativa ou que agora vamos verificar a
resistência da bobina de pulso que vem
lá do estator iremos colocar aqui o
multímetro na escala de
Olá
há
dois mil anos sempre colocou medir
resistência de bobina de pulso escala de
dois mil anos certo então vamos lá ou
dele prova
vermelha no fio azul quando chega branca
e a preta permanece no aterramento
e aqui e a resistência
132 somos tem que ficar em média de 120
A 160 anos então está dentro do padrão
OK
aí agora vamos verificar
[Música]
e a resistência da bobina de ignição
certo aqui ó Observe que esse fio
preto quando eu chamar ela é o que sai
daqui do conector do CDI para a bobina
ignição vamos verificar se a resistência
vai aparecer resistência aqui no
conector indicando que a bobina primária
da bobina ignição Está ok vamos colocar
o multímetro agora na escala de
200 fomos certo medir resistência Albina
primeira missão Em 200 fomos vamos lá
comprou vermelha no fio preto com a lixa
amarela EA resistência ficar em média é
de
0,3 a
0,8 um mês mais ou menos olha 0,5 então
está dentro do padrão
o ok então isso quer dizer que temos
todas as orientações só que temos que
fazer o teste de pico de voltagem da
bobina de pulso não é porque tá chegando
resistência nele que o pico de voltagem
Está correto porque pode tá chegando
resistência e o ressalto do magneto
talvez não tem gente passando lá em
frente e gerando uma corrente elétrica
para o CDI então vamos fazer o teste de
pico de voltagem aqui no fio azul com a
lista branca vamos desconectar aqui
vamos colocar o óleo para pedir voltagem
almo tinto e fazer o teste no fio azul
concha branca
para identificar se o pico de voltagem
alguém de posto está OK vamos lá
e pronto já coloquei
a ponta para o vermelha duas opções de
voltagem no fio azul na estrada já
desconectei daqui já coloquei a roupa de
voltagem ao multímetro certo e agora
vamos colocar na escala e
o 20-volt continuar Ok iremos dar
partida na motocicleta e aqui no
multímetro e tem que aparecer no mínimo
0.7 millivolt que a mesma coisa de 700
millivolt então quando der partida na
moto
aqui tem que aparecer acima de 0,7 me
levou no mínimo 0,7 milímetros Aí sim
vou ter certeza que o ressalto do
magnésio está passando em frente a
bobina de pulso lá e tá gerando uma
corrente elétrica Então vamos lá vamos
e da partida da motocicleta
Olha aí
6,9 volte certo então quer dizer que o
pico de voltagem da bobina de pulso ou
está ok Por quê Porque ficou acima de
0,7 me levou ti então como Deus 6,9
volte estão Está ok o pico de voltagem
Então vamos tirar aqui vamos reconectar
o fio Vamos conectar no CDI e fazer o
teste pico de voltagem da bobina de
ignição se o pico de voltagem estiver
correto
o defeito pode ser a bobina ignição se o
pintor das não tiver correto iremos
medir a resistência
secundária tá Wolverine são se tiver
correto o defeito provavelmente vai ser
o CDI Então vamos lá para o teste de
pico de voltagem da bobina de ignição E
aí
e pronto já conectei como é que eu
decidi sair ao CDI
ponto de prova vermelha tanto de
voltagem aqui ó e no conector da bobina
de ignição e o preto quando chamar ela
certo está conectado
o aterramento do de voltagem
quando prova preta no aterramento
multímetro na escala agora de 200 volte
continuar aqui no mínimo que tem que dar
é sem volt no mínimo quando eu der
partida tem que dar no mínimo sem volte
um detalhe é
nós pegamos os produtos um vídeo
colocando no cabo de vela colocamos uma
vela outra vela e encosta essa vela na
carcaça do cabeçote E caso venha a Gerar
uma centelha ela ir para o aterramento a
vela está desconectada a vela estar no
cabeçote Está desconectada ok tem que
botar sempre uma vela aqui no cachimbo
encostar aqui beleza então vamos lá
e já está tudo conectado Ok e agora
vamos dar partida na moto e
e olha não deu pico de voltagem nenhum ó
Tá certo então isso pode ser que esteja
com defeito o CTI porque se desse um
pico de voltagem
é não tão perto de 100 volte a
possibilidade de CG bobina ignição o
mesmo CDI mas como não deu nada As
Possibilidade é o CTI então vamos fazer
o que vamos fazer o teste de resistência
da bobina secundária da bobina ignição
vamos retirar aqui
vamos tirar os custo de vida aqui e
fazer o teste na bobina secundária vamos
lá Pronto já retirei aqui certo ponto
prova preta está no aterramento já tirei
era o de voltagem daqui coloquei as
pontas conversa mais do multímetro
multímetro na escala agora de 20k
e para medir resistência alta até 20
milhões e aprontou vermelha vai aqui ó
aonde vai os professor de ruído certo
então a resistência aqui tem que ficar
em média de 3,5
ka7 cá está dando
4.4 cá quer dizer que ele tem
4400 o mousse então está dentro do
padrão da bobina de ignição como a
bobina primária deu
0,5 e a secundária deu 4.4 então
pela resistência Está ok então
provavelmente defeito vai suceder então
vamos trocar outro CDI e repetir o teste
ou verificar se vai gerar a centelha
elétrica Então vamos substituir o CDI
vamos lá e pronto já coloquei outro CDI
tá que eu estudei dela original certo
agora vamos ver se voltou a centelha
elétrica
a ignição ligada e vamos dar partida
agora
já tem centelha elétrica Ok então agora
vamos fazer novamente o pico de voltagem
da bobina de ignição para a gente ver se
realmente está ultrapassando os cem
volte vamos lá repetir se teste e só
para a gente ter informações de
Diagnóstico vamos lá Pronto já conectei
o cabo o positivo do pico de voltagem
aqui
na bobina ignição o meu fio preto com
amarelo aterramento já está aqui
e já está na escala de 200 volts
continua certo
já coloquei o cachimbo de vela aqui os
pelos eu vou ir de a vela encostando no
cabeçote a vela da moto está aqui áreas
conectada certo agora vamos dar partida
na moto e ver qual o pico de voltagem
vamos lá e
e olha aí
114 volts Ok e isso com o CDI novo que a
gente colocou aqui certo para teste
então defeito da moto CDI defeituoso
Então vamos desconectar aqui colocar o
cachimbo de vela no local e ver se ela
vai funcionar Vamos lá
olha agora
show de bola então defeito a moto
somente o CDI defeituoso Ok então
quando
vocês reparadores foi diagnosticar um
defeito elétrico
principalmente nessas motos de baixa
cilindrada mas isso serve para várias
motos certo vocês tenham o adaptador de
pico de voltagem Tá
certo adaptador de voltagem você quatro
e que voltagem e o multímetro e o
conhecimento Vocês conseguem identificar
um de estar o defeito e para você ter
esses parâmetros
perto de Diagnóstico é só você ter
acesso ao site MS Big lá você faz a
doação e tem a
acesso a diversos mas nós serviço e lá
onde você vai encontrar diversos
informações sobre parantos das
motocicletas do sistema elétrico das
motocicletas Ok então sempre sempre faça
diagnóstico de acordo com os parâmetros
das duas manuais de serviço Ok
de voltagem multímetro e conhecimento
tudo dá certo mas para ter conhecimento
não dá tem que estar os manuais de
serviço Ok
então
perca tempo mas não perca o seu tempo
estudem estuda e senhores reparadores
certo então defeito da moto somente CDI
defeituoso show
aqui é uma
Jet
x w y 48 K2 ela é uma Jet da Will Young
certo essa moto é fabricada na China Ok
então vamos lá que foi que aconteceu com
essa moto a moto parou de funcionar
certo essa moto veio de um dos nossos
parceiros aqui da mecânica
eu e ele nos trouxe e disse que a moto
parou de funcionar fez vários testes na
motocicleta mas mesmo assim não chega
centelha elétrica aqui para a vela de
ignição está sem corrente elétrica está
sem centelha elétrica certo então vamos
primeira coisa analisar se realmente tem
centelha elétrica caso não tenha iremos
fazer primeiro teste aqui ó no conector
do CDI
Ah tá verificar se tem aterramento no
fio verde se tem alimentação
positiva pós chave no fio preto se tem
alimentação
da bobina de pulso aqui no fio azul com
listra branca e se tem saída aqui no fio
preto quando chamar ela para bobina de
ignição Ok então vamos lá verificar aqui
se tem corrente elétrica
e pronto já retirei o supressor de
ouvido cachimbo de vela agora vamos
ligar chave ignição e da partida e vê se
ela vai jogar se inteira ó
e não tem corrente elétrica não tem
centelha elétrica certo então vamos
começar analisar aqui comeremos fazer
ele me disse conectar aqui por é que eu
não sei ler ir
[Música]
pronto a iremos pegar o multímetro e
fazer os teste aqui no conector do CDI
vamos lá
e
pronto vamos colocar primeiro aqui o meu
tinta na escala de
continuidade ponto de prova preta no
aterramento
do chassi EA comprou vermelha aqui ó no
fio verde
Tá certo tem que dar continuidade para o
Terra
e
pronto fio verde
e continuidade para o Terra Observe aqui
o Rio Verde aqui ó esse fio verde Ok
então agora já sei que tem aterramento
no conector do CDI e agora vamos colocar
na escala
de 20 e vou continuar e vamos colocar
ponto de prova vermelha aqui ó no fio
preto que é alimentação pós chave do CDI
ignição já está ligada e por Pro
vermelha no fio preto aqui ó e olha aí
voltagem da bateria Então já temos
alimentação positiva já temos anotação
negativa ou que agora vamos verificar a
resistência da bobina de pulso que vem
lá do estator iremos colocar aqui o
multímetro na escala de
Olá
há
dois mil anos sempre colocou medir
resistência de bobina de pulso escala de
dois mil anos certo então vamos lá ou
dele prova
vermelha no fio azul quando chega branca
e a preta permanece no aterramento
e aqui e a resistência
132 somos tem que ficar em média de 120
A 160 anos então está dentro do padrão
OK
aí agora vamos verificar
[Música]
e a resistência da bobina de ignição
certo aqui ó Observe que esse fio
preto quando eu chamar ela é o que sai
daqui do conector do CDI para a bobina
ignição vamos verificar se a resistência
vai aparecer resistência aqui no
conector indicando que a bobina primária
da bobina ignição Está ok vamos colocar
o multímetro agora na escala de
200 fomos certo medir resistência Albina
primeira missão Em 200 fomos vamos lá
comprou vermelha no fio preto com a lixa
amarela EA resistência ficar em média é
de
0,3 a
0,8 um mês mais ou menos olha 0,5 então
está dentro do padrão
o ok então isso quer dizer que temos
todas as orientações só que temos que
fazer o teste de pico de voltagem da
bobina de pulso não é porque tá chegando
resistência nele que o pico de voltagem
Está correto porque pode tá chegando
resistência e o ressalto do magneto
talvez não tem gente passando lá em
frente e gerando uma corrente elétrica
para o CDI então vamos fazer o teste de
pico de voltagem aqui no fio azul com a
lista branca vamos desconectar aqui
vamos colocar o óleo para pedir voltagem
almo tinto e fazer o teste no fio azul
concha branca
para identificar se o pico de voltagem
alguém de posto está OK vamos lá
e pronto já coloquei
a ponta para o vermelha duas opções de
voltagem no fio azul na estrada já
desconectei daqui já coloquei a roupa de
voltagem ao multímetro certo e agora
vamos colocar na escala e
o 20-volt continuar Ok iremos dar
partida na motocicleta e aqui no
multímetro e tem que aparecer no mínimo
0.7 millivolt que a mesma coisa de 700
millivolt então quando der partida na
moto
aqui tem que aparecer acima de 0,7 me
levou no mínimo 0,7 milímetros Aí sim
vou ter certeza que o ressalto do
magnésio está passando em frente a
bobina de pulso lá e tá gerando uma
corrente elétrica Então vamos lá vamos
e da partida da motocicleta
Olha aí
6,9 volte certo então quer dizer que o
pico de voltagem da bobina de pulso ou
está ok Por quê Porque ficou acima de
0,7 me levou ti então como Deus 6,9
volte estão Está ok o pico de voltagem
Então vamos tirar aqui vamos reconectar
o fio Vamos conectar no CDI e fazer o
teste pico de voltagem da bobina de
ignição se o pico de voltagem estiver
correto
o defeito pode ser a bobina ignição se o
pintor das não tiver correto iremos
medir a resistência
secundária tá Wolverine são se tiver
correto o defeito provavelmente vai ser
o CDI Então vamos lá para o teste de
pico de voltagem da bobina de ignição E
aí
e pronto já conectei como é que eu
decidi sair ao CDI
ponto de prova vermelha tanto de
voltagem aqui ó e no conector da bobina
de ignição e o preto quando chamar ela
certo está conectado
o aterramento do de voltagem
quando prova preta no aterramento
multímetro na escala agora de 200 volte
continuar aqui no mínimo que tem que dar
é sem volt no mínimo quando eu der
partida tem que dar no mínimo sem volte
um detalhe é
nós pegamos os produtos um vídeo
colocando no cabo de vela colocamos uma
vela outra vela e encosta essa vela na
carcaça do cabeçote E caso venha a Gerar
uma centelha ela ir para o aterramento a
vela está desconectada a vela estar no
cabeçote Está desconectada ok tem que
botar sempre uma vela aqui no cachimbo
encostar aqui beleza então vamos lá
e já está tudo conectado Ok e agora
vamos dar partida na moto e
e olha não deu pico de voltagem nenhum ó
Tá certo então isso pode ser que esteja
com defeito o CTI porque se desse um
pico de voltagem
é não tão perto de 100 volte a
possibilidade de CG bobina ignição o
mesmo CDI mas como não deu nada As
Possibilidade é o CTI então vamos fazer
o que vamos fazer o teste de resistência
da bobina secundária da bobina ignição
vamos retirar aqui
vamos tirar os custo de vida aqui e
fazer o teste na bobina secundária vamos
lá Pronto já retirei aqui certo ponto
prova preta está no aterramento já tirei
era o de voltagem daqui coloquei as
pontas conversa mais do multímetro
multímetro na escala agora de 20k
e para medir resistência alta até 20
milhões e aprontou vermelha vai aqui ó
aonde vai os professor de ruído certo
então a resistência aqui tem que ficar
em média de 3,5
ka7 cá está dando
4.4 cá quer dizer que ele tem
4400 o mousse então está dentro do
padrão da bobina de ignição como a
bobina primária deu
0,5 e a secundária deu 4.4 então
pela resistência Está ok então
provavelmente defeito vai suceder então
vamos trocar outro CDI e repetir o teste
ou verificar se vai gerar a centelha
elétrica Então vamos substituir o CDI
vamos lá e pronto já coloquei outro CDI
tá que eu estudei dela original certo
agora vamos ver se voltou a centelha
elétrica
a ignição ligada e vamos dar partida
agora
já tem centelha elétrica Ok então agora
vamos fazer novamente o pico de voltagem
da bobina de ignição para a gente ver se
realmente está ultrapassando os cem
volte vamos lá repetir se teste e só
para a gente ter informações de
Diagnóstico vamos lá Pronto já conectei
o cabo o positivo do pico de voltagem
aqui
na bobina ignição o meu fio preto com
amarelo aterramento já está aqui
e já está na escala de 200 volts
continua certo
já coloquei o cachimbo de vela aqui os
pelos eu vou ir de a vela encostando no
cabeçote a vela da moto está aqui áreas
conectada certo agora vamos dar partida
na moto e ver qual o pico de voltagem
vamos lá e
e olha aí
114 volts Ok e isso com o CDI novo que a
gente colocou aqui certo para teste
então defeito da moto CDI defeituoso
Então vamos desconectar aqui colocar o
cachimbo de vela no local e ver se ela
vai funcionar Vamos lá
olha agora
show de bola então defeito a moto
somente o CDI defeituoso Ok então
quando
vocês reparadores foi diagnosticar um
defeito elétrico
principalmente nessas motos de baixa
cilindrada mas isso serve para várias
motos certo vocês tenham o adaptador de
pico de voltagem Tá
certo adaptador de voltagem você quatro
e que voltagem e o multímetro e o
conhecimento Vocês conseguem identificar
um de estar o defeito e para você ter
esses parâmetros
perto de Diagnóstico é só você ter
acesso ao site MS Big lá você faz a
doação e tem a
acesso a diversos mas nós serviço e lá
onde você vai encontrar diversos
informações sobre parantos das
motocicletas do sistema elétrico das
motocicletas Ok então sempre sempre faça
diagnóstico de acordo com os parâmetros
das duas manuais de serviço Ok
de voltagem multímetro e conhecimento
tudo dá certo mas para ter conhecimento
não dá tem que estar os manuais de
serviço Ok
então
perca tempo mas não perca o seu tempo
estudem estuda e senhores reparadores
certo então defeito da moto somente CDI
defeituoso show