15-12-2023, 19:46:45
O mecânico de motos Ivan explicou o sistema de ignição das motos CBX 200, NX 200 e XR 200 da seguinte forma:
1. As peças que compõem o sistema de ignição incluem o CDI (Central de Ignição), o interruptor de parada do motor, a bobina de força (também conhecida como bobina de campo de excitação), a bobina de pulso, a bobina de ignição e a vela de ignição.
2. Quando você dá partida na motocicleta, o Magneto gira, gerando corrente elétrica que é enviada para o CDI, onde é usada para carregar o capacitor.
3. Quando o ressalto do Magneto passa em frente à bobina de pulso, ele gera pulsos elétricos que são usados para descarregar a carga armazenada nos capacitores do CDI.
4. A corrente elétrica resultante é direcionada para a bobina de ignição através do fio preto com amarelo.
5. Na bobina de ignição, essa voltagem mais baixa é transformada em uma voltagem mais alta, criando uma centelha elétrica que passa pela vela de ignição.
6. Essa centelha na vela de ignição é essencial para iniciar a combustão do motor.
7. Tanto a bobina de ignição quanto o CDI têm conexões de aterramento (fios verdes com branco e fio verde, respectivamente) para garantir que o sistema funcione corretamente.
8. Para desligar a motocicleta, você pode fazê-lo de duas maneiras: desligando a chave de ignição ou usando o interruptor de parada do motor (engine stop). Quando você desliga a chave de ignição, o fio preto com branco do CDI é direcionado para o aterramento, impedindo que a corrente elétrica flua para a bobina de ignição e interrompendo o funcionamento do motor. O mesmo ocorre quando você desliga o engine stop, onde o fio preto com branco é direcionado diretamente para o aterramento, interrompendo a ignição.
Este é o funcionamento do sistema de ignição das motos CBX 200, NX 200 e XR 200, permitindo que o motor funcione corretamente e seja desligado quando necessário.
Administrador