15-11-2023, 11:50:57
Olá pessoal, eu sou Cleiton Lima, mecânico de motos, e hoje vou mostrar como recuperar uma rosca espanada na carcaça, um problema comum que muitos mecânicos e proprietários de motos enfrentam. Essa técnica é aplicável a qualquer modelo de moto.
Quando um parafuso espana na carcaça, geralmente é devido a um torque excessivo no parafuso. Isso pode ocorrer ao apertar demais ou ao usar um parafuso muito grande. Se a carcaça é de alumínio e o parafuso é de aço, a rosca de alumínio pode ser puxada, causando danos.
Vamos começar com uma dica importante: ao substituir um parafuso espanado, escolha um parafuso do mesmo tamanho ou um pouco menor para evitar danos à rosca. Se você utilizar um parafuso maior, pode agravar o problema.
Neste exemplo, usaremos uma moto com parafuso de 6 mm. Caso a rosca esteja danificada, podemos optar por uma bucha de 8 mm. A bucha, por dentro, tem passo de rosca 1 mm, e por fora, 1,25 mm. Isso significa que precisamos usar uma broca de 7 mm para fazer o furo na carcaça.
Ao fazer o furo, é importante medir corretamente o tamanho e utilizar um macho de 8 mm com passo de rosca 1,25 mm para refazer a rosca na carcaça. Lembre-se de alinhar corretamente o macho para garantir uma rosca reta.
Agora, é hora de instalar a bucha. Use uma porca para pressionar a bucha enquanto rosqueia o macho. Se o macho quebrar, não se preocupe. Remova a parte quebrada e continue o processo.
Após concluir o processo, corte a bucha quebrada, faça um acabamento com uma broca um pouco maior (por exemplo, 10 mm), lave bem a peça para remover resíduos e deixe secar. A rosca estará pronta para receber um novo parafuso, e o problema estará resolvido.
Este método pode ser aplicado em várias roscas, como as da tampa do bloco do motor. Espero que essas dicas ajudem a solucionar problemas de rosca espanada em suas motos. Se gostou do vídeo, deixe seu like e inscreva-se no canal para mais dicas como essa.
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