Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Honda CG 150 Titan 2011 - Problema de Partida no Start (Botão de Partida)
#1
Video 


Honda CG 150 Titan 2011 - Problema de Partida no Start (Botão de Partida)

Olá, pessoal! Hoje vamos analisar um problema comum em motocicletas que é a dificuldade para ligar no botão de partida (start). Vamos falar especificamente da Honda CG 150 Titan, modelo 2011. Esse problema pode ser causado por uma falha na alimentação de corrente, geralmente devido a contatos sujos ou conexões danificadas. Vou explicar passo a passo como diagnosticar e resolver esse problema.



Ferramentas Utilizadas
  • Multímetro (escala de resistência e corrente contínua)
  • Fio de teste com garras jacaré
  • Alicate
  • Pedra de esmerilhar
  • Chave de fenda
  • Parafusos e porcas novos para terminais de bateria



1. Diagnóstico Inicial - Verificação da Tensão na Bateria

O primeiro passo é verificar a tensão da bateria:

1. Colocamos o multímetro na escala de 20 volts corrente contínua.
2. Conectamos a ponta positiva do multímetro no borne positivo da bateria e a ponta negativa no borne negativo.
3. A tensão mostrada era de 12.4 volts, o que está dentro do padrão.

Ao acionar o botão de partida (start), notamos que o relé de partida não armava e a tensão da bateria não caía significativamente. Isso indicou que havia um problema na alimentação do relé de partida.



2. Teste de Alimentação do Relé de Partida

O próximo passo foi testar a alimentação positiva do relé de partida, que deve vir pelo fio amarelo com listra vermelha. Para isso:

1. Mantivemos a ponta negativa do multímetro no aterramento.
2. Conectamos a ponta positiva do multímetro no fio amarelo com listra vermelha do relé de partida.
3. Ao acionar o botão de start, observamos que estava chegando apenas 7 volts em vez da tensão completa da bateria. Esse valor é insuficiente para armar o relé de partida.



3. Teste de Ligação Direta no Relé de Partida

Para verificar se o relé e o motor de partida estavam em bom estado, fizemos uma ligação direta:

1. Utilizamos um fio de teste com garras jacaré para conectar o borne positivo da bateria diretamente ao fio amarelo com listra vermelha.
2. Ao encostar o fio, o relé de partida armou e o motor de partida entrou em funcionamento, indicando que o relé e o motor de partida estavam em boas condições.

Assim, identificamos que o problema era a alimentação insuficiente chegando ao relé de partida.



4. Verificação dos Terminais da Bateria

Ao inspecionar os terminais da bateria, observamos que o borne positivo estava muito sujo e com bastante zinabre:

1. Verificamos que a tensão no cabo que alimenta o relé estava correta quando medida diretamente no borne da bateria. Porém, ao acionar o start, a tensão caía para 5 volts, indicando um mau contato devido à sujeira.
2. Para confirmar, fizemos uma ligação direta do borne positivo da bateria ao terminal de alimentação do relé de partida e o motor ligou normalmente.

Isso confirmou que o problema era devido ao mau contato no borne positivo.



5. Limpeza e Substituição dos Componentes da Bateria

O próximo passo foi realizar a limpeza e a substituição de alguns componentes:

1. Removemos os cabos positivos e negativos da bateria.
2. O terminal do cabo positivo estava muito deteriorado e precisou ser substituído. Instalamos um terminal novo, que garantiu um contato adequado.
3. Realizamos a limpeza do terminal negativo e substituímos os parafusos e porcas, que estavam corroídos e enferrujados.

Para remover o parafuso travado no terminal negativo, utilizamos uma pedra de esmerilhar para aquecer e soltar o parafuso, evitando danos ao borne da bateria.



6. Teste Final e Verificação do Funcionamento

Após realizar a limpeza e substituição dos componentes:

1. Reconectamos os cabos da bateria e montamos o relé de partida em seu devido lugar.
2. Ligamos a chave de ignição, e as luzes do painel acenderam de forma clara e forte.
3. Acionamos o botão de start e a motocicleta ligou perfeitamente.



7. Conclusão

O problema da Honda CG 150 Titan 2011 não ligar no botão de partida foi causado principalmente por mau contato no terminal positivo da bateria, devido ao acúmulo de sujeira e deterioração do cabo. Após a limpeza e substituição dos componentes defeituosos, o sistema de partida voltou a funcionar normalmente.

Essa situação reforça a importância de sempre verificar os contatos elétricos e realizar manutenções preventivas para garantir o bom funcionamento do sistema elétrico da motocicleta.

Problema resolvido!

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Moto Sem Funcionar Geral - Revisão na Honda CG 150 Fan ESI 2011 admin 2 135 17-11-2024, 12:35:10
Última Mensagem: admin
Video Diagnóstico e Reparo de Falha na Partida da Honda SH 150i (2018): Problema na Bobina admin 0 90 14-11-2024, 15:59:27
Última Mensagem: admin
Video Diagnóstico e Solução: Barulho no Motor da Honda CB 300 (2011) admin 0 222 11-11-2024, 19:17:39
Última Mensagem: admin
Video Moto Sem Ligar Injeção, Sem Piscar , Sem Dá Partida Elétrica Cb 300 2011 admin 0 181 02-11-2024, 14:10:59
Última Mensagem: admin
Video Moto ao Esquentar Se desliga cg 150 Titan 2014 admin 0 215 29-10-2024, 19:11:30
Última Mensagem: admin
Video Honda CG Titan 150 2008 - Resolvido Problema no Sistema de Carga admin 0 215 18-10-2024, 17:33:34
Última Mensagem: admin
Video CG 150 Start 2015 - Não Funciona. admin 0 202 16-10-2024, 13:04:46
Última Mensagem: admin
Video CG TITAN 160 2019 - DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO PARA PERDA DE POTÊNCIA admin 0 201 10-10-2024, 10:47:35
Última Mensagem: admin
Video Honda CB 300 2011 - Solução para Problema de Carregamento de Bateria (Passo a Passo) admin 0 262 07-10-2024, 20:55:42
Última Mensagem: admin
Video Como Trocar Placa de Partida da - Cb 300r 2009 admin 0 249 28-09-2024, 10:19:33
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)