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Montagem Correta do Motor: Atenção na Chaveta e no Tensor da Corrente de Comando
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Montagem Correta do Motor: Atenção na Chaveta e no Tensor da Corrente de Comando

Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues. Hoje, vamos analisar um problema comum ao remontar o motor de uma Yamaha Factor 150, ano 2016, após a retífica do cilindro e cabeçote. Vou explicar detalhadamente os erros encontrados durante a montagem realizada em outra oficina e o que deve ser verificado para garantir o funcionamento correto do motor.



1. Sintoma de Moto Fora do Ponto

Quando a motocicleta chegou à oficina, o motor não estava funcionando corretamente. Ao tentar ligar, observei que o motor "explodia" de maneira intermitente, saindo fogo pelo cano de descarga em alguns momentos e em outros não. Esse comportamento é um indicativo clássico de um motor que está fora do ponto.



2. Verificação do Sistema de Ignição

1. Análise do Pico de Ignição:
  - O primeiro passo foi verificar se o sistema de ignição estava funcionando corretamente.
  - Verifiquei o pico de voltagem da bobina de ignição, o pico de voltagem do sensor de pulso (sensor CKP) e a alimentação do sistema de ignição na unidade de controle (ECU). Todos estavam normais.

2. Verificação da Chaveta da Polia:
  - Como o sistema de ignição estava correto, o próximo passo foi verificar se a chaveta da polia, que trava a engrenagem no virabrequim, estava intacta.
  - Ao abrir o motor, encontrei o problema: a chaveta estava quebrada. Uma chaveta quebrada permite que a engrenagem gire fora de sincronia, resultando em um motor fora do ponto, que não consegue funcionar corretamente.



3. Problema com o Tensor da Corrente de Comando

Outro problema observado foi que o tensor da corrente de comando não estava na posição correta. O tensor é responsável por manter a corrente de comando tensionada e garantir que o comando de válvulas funcione de forma sincronizada com o virabrequim.

1. Problema Identificado no Tensor:
  - O tensor deveria estar mais recuado em direção ao cabeçote, mas estava parcialmente deslocado.
  - Após uma inspeção cuidadosa, descobri que havia uma ferramenta esquecida dentro do motor, presa atrás do tensor, impedindo-o de avançar completamente para tensionar a corrente.

2. Solução para o Problema do Tensor:
  - Para corrigir, removi a ferramenta que estava obstruindo o movimento do tensor.
  - Para isso, tive que retirar a travinha, a gremalheira, e o próprio tensor. Após a remoção da obstrução, o tensor pôde ser ajustado corretamente.



4. Considerações Importantes na Montagem do Motor

1. Verificação da Chaveta da Polia:
  - Sempre verifique se a chaveta está em bom estado durante a montagem. Uma chaveta quebrada ou ausente pode causar problemas graves de sincronização, resultando em falhas na ignição e danos ao motor.

2. Cuidado ao Montar Componentes do Motor:
  - Nunca deixe ferramentas ou qualquer outro objeto dentro do motor durante a montagem. Ferramentas esquecidas podem causar bloqueios, como aconteceu com o tensor da corrente de comando, e podem resultar em avarias sérias no motor.

3. Testes e Ajustes Finais:
  - Após realizar todos os reparos, certifique-se de que o motor esteja devidamente sincronizado. Verifique a tensão da corrente de comando e ajuste o ponto de ignição conforme necessário antes de ligar a motocicleta.



Conclusão

O problema da Yamaha Factor 150, ano 2016, foi causado por dois erros na montagem do motor: uma chaveta quebrada na polia do virabrequim e uma ferramenta esquecida que obstruiu o funcionamento do tensor da corrente de comando. Ambos os problemas foram solucionados com a remoção da ferramenta e a substituição da chaveta. Agora, a motocicleta está pronta para voltar a rodar com segurança e eficiência.

Espero que este guia tenha sido útil para entender a importância de uma montagem cuidadosa do motor. Se tiverem mais perguntas ou precisarem de mais informações, estou à disposição. Até a próxima, pessoal!

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