28-05-2020, 11:52:37
Marca: GM - Chevrolet
Sistema: Injeção
Modelo: Zafira
Fabricante: Bosch
Motor: 2.0 8V
Versão: M1.5.5
Ano: 2001
Combustível: Gasolina
Problema: Marcha-lenta oscilando, caindo para 500 RPM.
Retorno do scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Ao acionar a direção hidráulica (assistida eletricamente) ou ligar o ar condicionado a rotação de marcha-lenta caía bruscamente chegando a atingir 500 RPM.
Em algumas situações o motor até apagava.
Limpamos e testamos-o atuador de marcha-lenta, testamos o chicote do mesmo e o defeito persistiu.
Como o defeito ocorria sempre que se utilizava um sistema de potência elevada, resolvemos medir tensão na central de injeção no momento em que um sistema potente entrava em operação e constatamos que a tensão de alimentação da central de injeção caía para valores próximos de 10V embora na bateria estivesse acima de 12V.
Melhoramos as condições de aterramento aplicando cabos de 8mm da bateria e o bloco do motor e da bateria à carroçaria e o defeito foi sanado.
Solução: Melhoria das condições de aterramento aplicando cabos de 8mm da bateria ao bloco do motor e da bateria à carroçaria.
Sistema: Injeção
Modelo: Zafira
Fabricante: Bosch
Motor: 2.0 8V
Versão: M1.5.5
Ano: 2001
Combustível: Gasolina
Problema: Marcha-lenta oscilando, caindo para 500 RPM.
Retorno do scanner: Sem código de falhas.
Histórico/Causa do Problema:
Ao acionar a direção hidráulica (assistida eletricamente) ou ligar o ar condicionado a rotação de marcha-lenta caía bruscamente chegando a atingir 500 RPM.
Em algumas situações o motor até apagava.
Limpamos e testamos-o atuador de marcha-lenta, testamos o chicote do mesmo e o defeito persistiu.
Como o defeito ocorria sempre que se utilizava um sistema de potência elevada, resolvemos medir tensão na central de injeção no momento em que um sistema potente entrava em operação e constatamos que a tensão de alimentação da central de injeção caía para valores próximos de 10V embora na bateria estivesse acima de 12V.
Melhoramos as condições de aterramento aplicando cabos de 8mm da bateria e o bloco do motor e da bateria à carroçaria e o defeito foi sanado.
Solução: Melhoria das condições de aterramento aplicando cabos de 8mm da bateria ao bloco do motor e da bateria à carroçaria.