Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Teste do Sinal do Sensor Eot Temperatura com a Moto em Funcionamento passo a Passo
#1
Video 


Olá pessoal, aqui é o Ivan, o mecânico de motos! Hoje vou explicar de forma simples como fazer o teste do sinal do Sensor EOT de temperatura da CG 150 Fan 2013, mas esse procedimento serve para diversas motos Honda. Vamos lá!

Primeiro, retiramos a tampa lateral da moto e localizamos o conector do sensor. Nele, vamos conectar um alfinete no fio Amarelo com a lixa Azul, que é o fio de sinal da temperatura. A ponta de prova vermelha do multímetro vai nesse alfinete, e a ponta preta vai no aterramento.

Com a moto em funcionamento, o motor ainda está frio, então a resistência do sensor de temperatura está alta, geralmente em torno de 1,7 a 1,8 ohms. A voltagem que ele recebe do módulo é de 5 volts, mas, de acordo com a resistência, a voltagem medida estará entre 2,5 a 3 volts.

Fazemos o teste com o motor frio e observamos que a voltagem está correta. Agora, ao ligar a moto, a voltagem diminui conforme a temperatura do motor aumenta. É importante notar que, durante a noite ou em temperaturas mais frias, a voltagem pode ser um pouco mais alta.

Fizemos uma simulação de aquecimento, e conforme a temperatura subiu para cerca de 100 graus Celsius, a voltagem diminuiu para cerca de 0,430 millivolt. Isso indica que o sensor está funcionando corretamente, enviando as informações corretas para o módulo.

Essa variação na voltagem é fundamental para que o módulo ajuste o tempo de injeção de combustível conforme a temperatura do motor, otimizando o funcionamento em diferentes condições.

Espero que tenham entendido! Se tiverem dúvidas, estou à disposição. Até a próxima!

EOT é uma sigla que representa "Engine Oil Temperature" em inglês, ou seja, "Temperatura do Óleo do Motor" em português. O Sensor EOT (Engine Oil Temperature Sensor) é um componente utilizado em veículos automotores para medir a temperatura do óleo do motor. Essa informação é importante para o sistema de gerenciamento do motor, permitindo que o veículo ajuste o funcionamento do motor conforme as condições térmicas, contribuindo para um desempenho eficiente e seguro do veículo.

Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Moto Queimou o Fusível: Diagnóstico e Reparação (JET 50 WUYANG) admin 0 57 19-11-2024, 08:25:47
Última Mensagem: admin
Video Moto Descarregando Bateria - SHINERAY XY 50 Q admin 0 75 17-11-2024, 00:11:12
Última Mensagem: admin
Video Moto Queimando Fusível ao Dá Partida Elétrica Reparador e Ivan Motos Show admin 0 161 03-11-2024, 12:14:16
Última Mensagem: admin
Video Moto Esquentando Fio do Chicote Elétrico Phoenix 50 Shineray admin 0 192 29-10-2024, 19:17:33
Última Mensagem: admin
Video Moto Sem Acender o Painel Moby 50 Traxx admin 0 215 07-09-2024, 11:50:47
Última Mensagem: admin
Video Moto descarregando a Bateria continuação da Live do Dia 28:08:23 admin 0 307 04-08-2024, 12:25:25
Última Mensagem: admin
Video Como limpar sonda lambda (Sensor oxigênio ) admin 0 552 11-07-2024, 15:24:21
Última Mensagem: admin
Video Farol da Moto Não Acende Faça Esses Testes Star 50 Traxx 2010 ,com Diagrama Elétrico admin 0 362 02-07-2024, 18:57:32
Última Mensagem: admin
Video Como Fazer Relé do Farol da Moto Star 50 Traxx 2010 admin 0 312 02-07-2024, 09:42:22
Última Mensagem: admin
Video Moto sem funcionar (JET 50 cc) , SHINERAY admin 0 499 20-04-2024, 19:29:57
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)