Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
CG 150 Fan Esdi 2012 Lâmpada Alc Acesa e Sem Funcionar passo a Passo
#1
Video 
aqui é uma CG 150 Fan ESDi 2012 certo um companheiro nosso hoje essa motocicleta pra gente analisar o que que tá acontecendo aqui Observe ao ligar a chave de ignição liga o sistema de injeção e logo mais a luz ALC certo se Acende fica acesa permanente certo e ela está com dificuldade para funcionar Ok Observe e a bateria está descarregada Observe Ok então o que é que iremos analisar aqui primeira coisa identificar o porquê a luz do sistema certo LC do teor de álcool está acesa quando você liga a chave de ignição Observe liga a chave de ignição as duas luz acende apaga e depois volta acender a luz LC ficar acesa permanente então isso quer dizer que tem de 80 a 100% de etanol de álcool aqui dentro do tanque de combustível Só que não Só tem gasolina certo só tem gasolina dentro do tanque se ela está acesa direto então tem algo com defeito vamos analisar o sistema para identificar o que tá causando isso muita das vezes que causa isso certo é a pressão da bomba de combustível certo irregular no sistema de da linha de combustível compressão do motor regular de válvula na parte que ele usou de admissão sonda lambda bico injetor certo tudo isso pode causar ela ficar certo com essa mudança de mapa de combustível mas observação Observe que a luz lá do LC está acesa direto Então já foi armazenado informações na central que só tem álcool dentro do tanque então vamos fazer o reset do mapa de combustível certo vamos analisar Qual o mapa de combustível está para identificar se é um defeito na lâmpada se é um defeito na central ou se tem algo fazendo com que essa planta Acenda volte acender no sistema de injeção certo vamos lá começar a analisar pronto quando eu tava aqui me preparando para poder retirar a bateria para poder colocar a minha bateria de teste da magnetron sendo magnetron devemos confiar confio nas peças da magnagon Ok iremos colocar minha bateria aqui de teste para poder fazer o teste só que eu não tava preparando para poder fazer isso Vi que tem um fio aqui ó certo tá vindo daqui ó justamente do relé de carga Então já tem algo de errado na fiação isso aqui já é outro departamento Já que é outro defeito vamos ver se vão botar a moto para funcionar e depois iremos analisar esse sistema aqui ó de alteração Ok então vamos lá vamos retirar essa bateria e colocar a outra bateria e colocar-se aqui na carga e colocar nossa bateria de teste tá magnetron vamos lá Pronto já coloquei minha bateria da máquina aqui para fazer o teste coloquei o mesmo fio que estava ligado Primeiro vamos analisar aí o sistema da injeção depois vamos analisar o porquê colocar esse fio aqui certo então vamos lá primeira coisa desse conecta aqui o conector DLC e vamos colocar aqui o Jumper a ferramenta diagnóstico iremos conectar aqui fazendo o Jump entre o fio verde com a listra preta e o fio azul certo fazendo japeamento aqui agora vamos analisar certo e qual o mapa de combustível está OK quando liga a chave de ignição a luz aqui ó se tiver no mapa 1 não irá acender se tiver no mapa 2 irá pescar duas vezes se tiver numa bota três vezes e no quatro irá buscar quatro vezes certo então vamos ligar a chave de ignição e observe não tem código de falha armazenado e observe ficou aceso direto e isso não é normal certo quando ficar sido direto dessa forma aqui tem algo de errado aqui com o conector DLC conectado a ferramenta diagnóstico ao você ligar a chave teria que ficar apagado o total ou dá duas piscadas ou três piscadas ou quatro piscadas certo então aqui é um erro Onde está o erro ou no fio de sinal aqui do módulo que sai daqui e vem até aqui no painel que aqui ó que esse fio aqui ó o fio Rosa certo que vai lá para as lâmpadas esse fio Rosa ou o módulo certo esse fio Rosa pode estar encostando no aterramento no quadro certo ou módulo em curto um dessas possibilidades Então o que queremos fazer iremos desconectar o conector aqui e iremos pegar um alfinete colocar aqui certo no fio Rosa iremos desconectar esse conector e fazer o teste de quantidade daqui para cá se der quantidade OK depois iremos pegar daqui ou de lá e fazer o teste continuidade para o aterramento do motor ou negativo da bateria certo ou mesmo para qualquer Fio Verde de aterramento se der continuidade desse fio rosa para o fio verde Então esse fio rosa está em curto com o aterramento certo Caso não dê continuidade o defeito está aqui ó na central certo irei também fazer um teste com a caneta para poder mostrar o que está acontecendo Então vamos lá fazer o teste de quantidade do fio Pronto já desconectei aqui o módulo certo aí aqui ó fio rosa no pino 28 certo coloquei um alfinete e coloquei a prova preta aqui ou a vermelha tudo faz coloquei aqui multímetro na escala de continuidade aqui na escala de diodo já desconectei o conector aqui ó que vai para as lâmpadas e vamos fazer o teste com história aqui no fio Rosa ponto de prol vermelha no fio Rosa aqui ó o pino do meio aqui ó Então vamos colocar vermelha aqui no fio Rosa Opa Ok ó continuidade de uma ponta a outra então está correto agora Preta permanece aqui nesse lado do Fio rosa e a vermelha irei colocar aqui ó no aterramento do motor na carcaça do motor não deu continuidade Vou colocar aqui no negativo da bateria não deu continuidade Vou colocar aqui no fio verde aqui ó certo conector da lâmpada aqui ó no fio verde ó esse aqui é o aterramento certo então não deu continuidade isso quer dizer que esse fio rosa não está em curto com aterramento então isso quer dizer que o defeito está na central certo então a central que está defeituosos então iremos conseguir outra Central certo Colocar no canto e fazer o teste certo se o reparador tem o manual de serviço da motocicleta e faz os testes de acordo como tem lá no manual de serviço fica fácil de identificar e analisar os parâmetros que tem que proceder certo Observe que Fizemos o teste de quantidade de um ponto a outra e do curto se tava com aterramento não deu curto e a lâmpada está ficando acesa então o defeito vai ser realmente a central Ok então vamos colocar outra e voltar a fazer o teste vamos estudar os mano arte de serviço que lá tem muita informação top se você faz o teste e sabe qual o resultado tem que dar e você faz o teste e dá o resultado errado então você vai entender Onde está o defeito certo mas temos que estudar Vamos ler os manuais de serviço vamos lá botar a central aqui para analisar o defeito pronto vamos agora fazer o teste com a caneta de qualidade para termos o conhecimento como acontece esse teste com a caneta de polaridade certo então vamos lá garra positiva da caneta no post da bateria garra negativa no aterramento certo então vamos lá já desconectei aqui o conector que vai para as lâmpadas certo então vamos fazer o teste Observe com a ignição desligada quando eu coloca crédito no fio branco com listra Azul ó certo não acende a luzinha verde quando eu coloco a caneta no fio rosa não acende a luz verde Ok então vamos deixar a caneta polaridade no fio branco com a lixa azul e observar aqui na luzinha verde Vou ligar a chave de ignição observem acendeu e apagou Ok vamos esperar aí uns 10 segundos Ok vou desligar a chave e agora irei tirar do fio branco com azul e irei colocar no fio Rosa a canetagem ignição está desligada certo agora vamos ligar a chave de ignição a luzinha acendeu apagou e voltou acender certo isso indica que o módulo está mandando aterramento pelo fio rosa para acender a lâmpada certo então vai mostrar dessa forma da mesma forma que está mostrando aqui nas lâmpadas certo então dessa forma identificamos na caneta para dar de como acontece a mesma coisa acontece aqui nas lâmpadas só que aqui nas lâmpada tem o positivo lá da lâmpada do outro lado que é o fio preto que pode causar certo em um curto circuito em algum ponto chicote elétrico então quanto crédito qualidade eliminamos esse procedimento esse parcialmente defeito no fio Preto observamos que já fiz o teste de quantidade do Fio Rosa lá do conecta do modo para cá tá inteiro e também não tá em curto com terra então jamais poderia acontecer isso de retorno com ele desconectado Ok então esse é o teste com a caneta de polaridade certo já liguei para alguns companheiros e não tem o modo lá para poder mostrar como apresenta vamos dar uma aguardando aqui ver se alguém consegue esse módulo certo mas uma posição aqui esses parâmetros desse aterramento saindo do módulo pelo fio Rosa certo aqui ó pelo fio Rosa isso não atrapalha em a moto funcionar só vai deixar a lâmpada no painel acesa direto isso não vai causar que ela que a moto funciona certo eu vou conectar aqui novamente para voltar a mostrar certo ó esse procedimento aqui ó certo não faz com que a moto que a moto não funciona a não ser que o mapa de combustível esteja no mapa Quatro escutem quando fica assim ao você ligar a chave de ignição e fica dessa maneira aqui ó vamos aprender e fica dessa maneira é indicando que o tanque de combustível tem mais álcool do que gasolina entendam só que aqui já fizemos o jump no conector LC e observamos que mesmo assim fica direto se tivesse no mapa de combustível quatro ela iria pescar quatro vezes então ela ficou aceso direto indicando que não está em mapa de combustível nenhum está em curto circuito internamente o fio rosa com algum componente interno certo um pane deu aqui mas isso não quer dizer que está no mapa de combustível 4 Tá certo então vamos identificar o porquê essa moto não está funcionando como já colocamos a bateria e agora ela vai dar partida certo vamos analisar porque ela não tá funcionando certo e a primeira coisa uma das primeiras coisas fazer é verificar a pressão de bomba verificar pressão na pressão do motor verificar se tem corrente elétrica lá na vela de ignição certo Esses são os pontos então vamos lá para a velha de ignição vê se tem corrente elétrica lá ok vamos lá analisar esse ponto pronto que que eu tô mostrando aqui certo eu retirei a vela do canto essa vela é que tá nesse motor porque eu coloquei essa vela aqui está até folgada certo porque eu coloquei que caso tenha corrente elétrica e esteja injetando gasolina na Câmara combustão se eu não fizer isso aqui colocar a vela no canto com a corrente elétrica aqui na centelha na vela a gasolina aqui pode espirrar e vir a pegar fogo então é para essa precaução aqui ó Para não acontecer isso então vamos lá coloquei a vela no caixinha de vela e vamos dar partida para ver se tem corrente aqui se tiver iremos lá medir a pressão da bomba de combustível Então vamos lá ignição ligada vamos dar partida Olha aí tem corrente elétrica OK agora vamos lá medir a pressão da bomba de combustível Pronto já desconectei aqui a mangueira que sai da bomba de gasolina para o filtro certo e vamos agora coloquei o manômetro e vamos agora verificar qual é a pressão que está saindo aqui essa pressão tem que chegar na média aí de 5 a 8 B de pressão vou baixar aqui o brilho do celular e vamos ligar a chave de ignição ignição ligando e não se movimenta tem gasolina dentro do tanque e não tá saindo gasolina aqui certo então tem algo de errado aqui ó na bomba de combustível Então vamos desmontar tirar o tanque fora e verificar o porquê não está saindo gasolina certo vamos lá desconectei aqui o canto da bomba e foi analisar se tem algo de errado aqui ó mas está correto certo fio marrom do lado direito e o fio preto quando Jesus do lado esquerdo nessa posição porque algum reparador pode né inverter aqui e ao inverter colocar esse fio preto com a lixa azul do lado de cá e o marrom do lado de cá a bomba lá dentro Vai Girar o contrário Então não vai sair gasolina aí eu desconectei foi nós então está correto então tem algo errado aqui dentro do tanque mesmo vamos lá Pronto retirei aqui a bomba fora e dá para visualizar que esse refil Não é dessa moto certo Não é dessa moto tá faltando ali ó ele é curto ali onde subiu a gasolina ó então ele é curto certo tem que ir lá mais embaixo tem gasolina dentro do tanque [Música] certo tem gasolina no tanque ó só que como o refil não é o dela que tem que ir lá embaixo certo da bomba por isso que não tá sugando gasolina certo se aqui tivesse com muita gasolina tivesse aí uns 8 litros de gasolina mais ou menos 6 L mais ou menos iria conseguir funcionar essa moto só que com essa baixar tivesse aí com os três litros mais ou menos alguma vez começa a falhar então senhores reparadores certo de todo o Brasil não façam esse tipo de serviço certo não coloque o refil da bomba que não seja específico da motocicleta Ok esse aqui é aquele que vem com a parte do refil aqui para fora com aquela partezinha Branca certo e lá embaixo tem aquele perfil que faz a voltazinha nele certo então vamos aqui passar para o cliente para comprar o refil de modelo original para colocar aqui no campo certo vou desmontar aqui para identificar como está aqui montado aqui dentro pronto eu desmontei aqui e o refil que está aparentemente é o da Biz certo Não façam isso senhores reparadores e ainda mais colocou uma tipo um plástico lá uma bucha lá no local certo que a gente vai para a linha de combustível Entra lá sai aqui vem para cá e sai para a linha de combustível então mesmo que tivesse muita gasolina aqui que chegasse a Sugar aqui eu não iria dar pressão suficiente para funcionar porque porque não tem a borracha de vedação tem essa borracha aqui ó que é daqui [Música] certo mas iria faltar de lá para poder justamente da pressão E isso se tivesse muita gasolina Ok Então senhores reparadores de todo o Brasil não façam esse tipo de serviço dessa forma aqui porque vocês não podem fazer porque vocês estão se desvalorizando o seu serviço Ok então vamos procurar fazer o mais correto possível o mais original possível ok um tipo de serviço desse não dá certo não faça o senhor dos reparadores mesmo que o cliente peça para vocês fazerem não faça por causa que é um método de montagem irregular em qualquer momento o cliente vai ficar no prego então não faça Ok então vamos passar para o cliente para poder a gente fazer uma reparação correta iremos tentar tirar aquela buchazinha que tá lá caso dê certo colocamos somente o refil caso não vamos ter que conseguir essa base ou a bomba completa Ok vamos lá senhores consegui retirar a peça lá de dentro certo Olha aí coloquei um parafuso longo de 8mm a rosca aqui consegui enroscar e consegui puxar ó dessa forma certo a borracha estava lá no local Ok só que não iria servir de nada porque porque ia ficar assim como estava dessa forma certo só que aqui não iria dar a pressão iria vazar gasolina aqui e aqui ó iria vazar gasolina então por isso que não ia dar a pressão correta Ok Mais Uma Vez Não façam isso senhores reparadores é desse modelo aqui certo refil agora vamos montar e fazer a verificação vamos lá Pronto agora sim agora montado corretinho ali ó tudo show de bola agora vamos colocar no canto e fazer o teste lá Pronto já montei a bomba no canto já conectei ignição ligada Olha aí funcionando corretamente mais com a luz aí descer acesa certo só que aqui defeito está aqui na central Mas isso não atrapalha no funcionamento da moto não atrapalha Ok só que a lâmpada vai ficar acesa direto até substituir o modo certo vamos ver com o cliente se ele vai trocar ou não a central certo e eu visualizando outras detalhes aqui ó eu vi que fizeram um Jump aqui ó olha como vocês fizeram junto com um arame se algo entrar em curto circuito essa moto pega fogo certo então nunca nunca reparadores façam isso principalmente com arame Nunca nem com outro pedaço de fio qualquer somente para teste pode executar um teste assim somente para teste e rápido certo para identificar se o defeito na chave ou não ok então Não façam isso certo e também observei ele aqui ó o fio está solto então vou fazer uma reparação aqui nessa chave ele retirar isso aqui e jogar bem longe para não voltar certo Olha aí então irei fazer a conexão que corretamente irei verificar se está funcionando que provavelmente fizeram isso por motivo da chave com ignição com defeito Ok então vamos fazer a reparação aqui e analisar se vai funcionar corretamente vamos lá Pronto já fiz a raspagem aqui do fio e o seguinte Tentei tirar aqui o terminal mas não sai De jeito maneira ele tá travado aqui dentro deve ter entrado em curto travou ele aqui dentro certo então o que queira fazer irei colocar outro conector irei retirar a fiação colocar nesse aqui irei fazer aquele Pajero aqui usar o alicate gripador certo e ficar novo de novo vamos lá Pronto já substitui aqui o conector certo já fez aqui a clipagem no terminal e agora é só colocar aqui no canto certo e fazer o teste para ignição aqui vamos lá pronto tudo correto agora certinho Como manda os procedimentos certo ok já conectei conector da ignição aqui observei que quando eu conectei esse fio aqui ó ele saiu provavelmente ele está desconectado ou quebrado o pino certo então ele vai analisar pronto e agora vamos ligar a chave de ignição ligou a bomba só que não acendeu nada aqui ó ó não sinalizou ali no neutro e nem ligou aqui então tem algo de errado na ignição quer querer fazer vou desconectar aqui pegar o meu conector teste de ignição conectar e verificar se vai acender certo então vamos lá pegar o nosso conector de teste de ignição pronto vamos pegar aqui o conector teste de ignição conectar Ok ó conectado ligou a bomba Só que também não ligou nada ainda no sistema elétrico nem aqui no sistema de iluminação do sistema de injeção eletrônica certo isso quer dizer que pode até existir defeito na chave de ignição mas na alimentação aqui ó não está chegando se eu tô ligando o conector da ignição aqui direto você vai fazendo janta entre olha aqui ó entre o fio vermelho e preto com azul e tá ligando a bomba Então nesse frio provavelmente vai ter corrente e fazendo Jump do fio vermelho com branco para o fio vermelho aqui ó certo para o fio vermelho e não tá ligando o sistema elétrico da moto então tem algo de errado na alimentação do fio vermelho certo então vamos fazer o teste agora no conector da chave de ignição certo vamos desconectar aqui o conector teste e iremos fazer o teste vamos lá como multímetro pronto multi tá escala de 20 volts ponto de prova preta do multímetro no aterramento aqui do motor ou mesmo no negativo da bateria e comprar o vermelha certo aqui ó no fio vermelho com branco que vem direto certo lá da bateria ela vem lá do relé de partida Certo olha aqui ó [Música] 12.6 volts Ok e agora no fio vermelho 12.5 volts esse fio vermelho vem lá do retificador Ok então tá chegando a alimentação corretamente aqui se eu conectar esse conector e ela perdeu a voltagem tem algo de errado certo no sistema Então vamos lá no fio vermelho que vem do retificador 12.4 volts joguei agora que ligou o sistema de injeção no fio preto com azul voltagem 12 volts ok que passou daqui para cá no fio vermelho com branco zero de voltagem no fio vermelho zero de voltagem certo Observe que antes de eu conectar dê uma voltagem mas quando eu conectei perdeu a voltagem certo [Música] perdeu a voltagem isso quer dizer que tem voltagem na alimentação mas não tem corrente elétrica isso quer dizer que esse fio está rompido ou mal contato no conector aqui certo ou no relé ou no fusível algo está errado aqui certo nas conexões elétricas Então vamos verificar o que tá acontecendo Ok vamos pegar aqui o multímetro e fazer o teste aqui na saída do relé de partida Vamos colocar aqui ó olha aqui ó 0 de voltagem no outro fio vermelho com branco zero de voltagem então tem algo errado aqui ó no relé de partida certo tem algo errado aqui ou no fusível ou na barra de aterramento mas de contato do Positivo certo tem algo de errado aqui então vamos tirar aqui o conector e fazer esse teste Observe que aqui na bateria Ó tem voltagem sai daqui aí vem ó vem para cá certo tem voltagem certo só que não tá passando para cá o fio vermelho com branco que pode ser pode ser essa base ou fusível certo aí vocês me perguntam porque estava funcionando antes com aquele Jump por quê Porque o seguinte tava ligado aqui ó o fio vermelho que vem do retificador para o fio vermelho com branco certo tem um podemos dizer assim uma ligação direta em algum canto no chicote elétrico certo aqui no relógio do retificador Então vamos analisar ali ó no retificador Então vamos analisar seu defeito está aqui ou se tem algo de errado no sistema como se eu desconectar aqui essa conexão certo e já vê o fusível queimado então o defeito vai ser somente no fuzil se não iremos procurar Onde está o defeito certo então vamos lá Pronto desconectei aqui o conector de partida tirei o fusível e visualmente Está ok certo então vamos lá para o teste Vamos colocar aqui o multímetro está no aterramento certo e agora vermelha no fio positivo que sai da bateria até aqui certo Ok ó certo agora daqui passa pela base do relé e vem para cá para o fusível terminal de carro OK depois quando coloca o fusível passa daqui para cá Observe que não vai dar voltagem nenhuma por quê porque está sem o fusível Então vamos colocar o fusível no canto e ver se essa corrente direto tá passando daqui para cá Observe que aqui vai dar a voltagem [Música] agora no outro lado do fusível tem que dar voltagem também Ok então daqui passou para cá e agora Daqui vai passar para esse e esse agora vamos ver se tem voltagem neles ok e OK OK agora vamos colocar o conector do relé conectei e observe ali ó ligou tudo certo tá feita o jampl ligado direto aqui com conector teste e ligou ok onde é o defeito é aqui no relé de partida aqui apenas desconectei certo e conectei novamente e já voltou a voltagem já voltou a corrente elétrica lá certo então defeito está somente aqui ó no relé de partida Então vamos substituir relé de partida e provavelmente colocaram esse fio aqui ó provavelmente colocar esse fio por causa que não tá passando não tá vindo passa do vermelho com amarelo para o vermelho com branco como tá com mal contato aqui no conector não chegaria aqui e não voltaria para a bateria por esse terminal aqui né por esse fio aqui é por isso que ligaram direto daqui para cá provavelmente certo então o defeito Aqui está bem está no relé de partida Ok vamos verificar lá na frente como voltou agora a voltagem no fio vermelho com a listra branca comprova vermelha no fio vermelho com branco e olha aí 12.6 volts show é isso aí sempre fazendo as medições corretas com o multímetro na escala correta e sabendo que tem que dar aquele resultado manual de serviço diz faça o teste de ponto a ponto ponto a ponto b tem que dar tanto de voltar e não deu peça tal defeituosa então vamos estar os manuais Então vamos substituir de partida e analisar continuar usando o sistema vamos lá fui reconectar aqui a chave de ignição ó também do lado de cá está rompido o fio Então vou tirar aqui essa fita isolante fazer a reparação desse terminalzinho aqui e verificar essa ignição está correta certo como defeitar tava lá no relé de partida vamos andar essa ignição está correta vamos fazer a reparação desse fio também Pronto já fiz a reparação aqui ó do fio vermelho certo da ignição OK agora está correto esse aqui era o terminal que estava no canto então tava rompido aqui no fio como tava quebrado o pino de fixação dele então conectado a chave de ignição ignição ligada e não acendeu certo então vamos lá vamos fazer alguns testes aqui multímetro aqui na escala de 20 volts ponto de prova preta no aterramento e a vermelha ignição desligada ponto de prova vermelha certo aqui ó no fio vermelho do lado da ignição tem que chegar a voltagem da bateria certo 12.8 volts Ok no fio vermelho 12.4 volts OK agora vamos observar agora aqui ó no fio do lado da ignição no fio preto com vermelho não pode chegar a voltagem somente quando eu ligar a chave de ignição no fio preto com azul Não não pode chegar a voltar é somente quando eu ligar a chave de ignição Então vamos ligar a chave de ignição agora Vamos colocar o vermelha no fio preto com azul e Ok a voltagem que justamente vem do retificador passa para o fio preto com azul vem vermelho passo preto com azul com ignição ligada agora no fio vermelho com preto ó ignição tá ligado tinha que dar a voltagem a bateria não dá no fio vermelho com branco dá a voltagem e ignição está ligada e não dá voltagem no fio vermelho com preto então isso quer dizer que a chave de ignição está com defeito Observe que tinha um fio rompido do lado de cá tinha um filme do lado de cá foi feito aquele Jump lá certo por um motivo da chave de ignição também está com defeito fora aquele defeito que tinha lá no relé de partida certo então aqui vamos tirar a chave dessa fora fazer uma verificação lá no contato verificar se tem como fazer uma limpeza e recuperar ela ou substituir a chave de ignição vamos lá Pronto já devemos ter que achar ignição aparentemente Aqui não está sujo mas aqui ó tem um contato aqui ó que não tá dando contato corretamente justamente ó no fio vermelho com listra preta chega no fio vermelho com branco passa daqui para cá quando você deixar de ignição e essa sujeirazinha aqui ó tá atrapalhando de passar corrente de um ponto para o outro então vamos fazer a limpeza aqui remontar e voltar a fazer o teste vamos lá Pronto já remotei a ignição no local tudo certinho e agora Observe desliga show de bola certo agora vamos aguardar cliente trazer o relé a gente colocar no canto e fazer o Regente dos Testes vamos lá Pronto liguei aqui para o cliente e o cliente não trouxe um relé de partida original usado certo aqui é por conta dele caso eu vim dar algum defeito aqui no relé esse aqui é o velho que estava Ok então coloquei já no canto e funcionando normal certo mas caso venha dar algum defeito é por conta do cliente por ter colocado um relé usado OK agora vamos colocar ela para funcionar e verificar se ela tá gerando Depois irei desligar esse fio porque provavelmente o defeito estava aqui no relé por não tá gerando corretamente vamos lá pronto ponto de prova vermelha do multímetro no post da bateria ponto de prova preta no negativo da bateria e aqui ó na escala de 20 volts continua 12.8 00 certo com o fio aqui ó conectado ao relevo Vamos lá ver se vai gerar eu vou ficar todos volts Ok chegou os 14 volts agora vou retirar o fio e verificar se ela vai gerar Pronto já retirei o fio OK agora vamos ver se ela vai gerar então não tá gerando certo o defeito aqui pode ser o relé ou a fiação ou esse relé que foi colocado pronto seguinte liguei para o cliente falei sobre respeito esse fio como o sistema estava se desligasse não ia gerar certo mas que tinha um defeito no sistema elétrico da moto ou no relé ou no módulo ou na fiação e falei para ele o ponto iria sair o serviço e ele disse que podia deixar dessa forma mesmo de que estava que estava gerando Ok está gerando mas está gerando irregular como irregular Observe esse relê foi projetado Para acontecer o quê de quando o regulador retificador entrar em pane essa voltagem que poderia vir a elevar tipo 18 volts ele ia desarmar certo tirando o Jump do fio vermelho com amarelo para o vermelho com branco por causa que o módulo ia mandar desligar esse curso aqui ia desligar o negativo do Fio amarelo com verde para ligar o relevo Observe o retificador entrou em curto a voltagem iria alterar para mais o módulo iria receber essa tensão pelo fio preto com azul internamente o módulo ia ver que tá aí com voltagem muito alta Então se aumentar muito ele vai queimar então o que que ele faz ele corta O negativo aqui ó pelo fio amarelo com verde desligando o relé fazendo com que a continuidade do fio vermelho com amarelo para vermelho com branco se rompe né cortando ou esse rompimento certo para não queimar ele aí aonde esse fio está do vermelho com amarelo direto para a bateria certo e da bateria vem para o vermelho com branco e vai para o sistema elétrico da ignição vai alimentar então onde não vai ter esse corte certo caso eu voltar esteja muito alta é aonde vai é onde vai acontecer de queimar o módulo certo é onde não podemos fazer esse tipo de ligação que pode vir a queimar o modo caso regulador entra em Fogo Ok então aqui perdeu a garantia do meu serviço A moto está funcionando corretamente tudo reparado de acordo como manda o manual de serviço mas nesse ponto aqui já perde a garantia do serviço executado ok eu passei também em relação ao módulo ele estava funcionando então não vai colocar por motivo dessa luz ficando acesa certo mas já passei a situação para eles só que esse serviço aqui já perde a garantia certo então esse senhores reparadores então defeito da moto reler de partida defeituoso chave de ignição defeituosa conector do chicote vai ter feito uso certo bomba de combustível defeituosa certo são vários parâmetros aqui estava irregular então se você reparador não tiver o conhecimento não tiver o conhecimento de como usar o multímetro não tiver o conhecimento de Qual voltagem tem que dar depor antes da ignição depois da ignição Qual voltagem tem que chegar no criador da bomba combustível Qual a pressão tem que sair na bomba de combustível certo a pressão da pressão do motor a pressão da pressão do motor se tem corrente elétrica ou não certo todos os sem os reparadores de motocicleta tem que conhecer os parâmetros de veículos motocicletas porque por causa que chegar uma moto dessa com diversos de defeitos aqui e você não saber como testar de aonde começar os testes para onde vai para onde vai para onde tem que depois da ignição e essa ignição você vão ficar perdido e não vão conseguir levar o defeito mas se você ler os manuais de serviço vocês vão conseguir encontrar todo o defeito Então se vocês gostaram os manuais de serviço certo vocês vão conseguir fazer Reparações Só que não é só estudar moral de serviço é estudar os manual de serviço Lesmas de serviço e fazer o treinamento na motocicleta certo faço treinamento tiver uma hora vaga vai lá e faço treinamento a motocicleta faz as medições em uma moto que esteja funcionando corretamente para poder pegar esses parâmetros e corrigir de acordo com o manual de serviço Ok então e para você ter acesso ao final de serviço é só ter acesso ao site msbig lá você fala doação e tem acesso a diversos menores de serviço e depois é só estudar vamos perder tempo sem perder o nosso tempo vamos estudar Então é assim que fazemos Reparações nas motocicleta ok show
Administrador
[-] Os seguintes 1 usuario dizem Agradeceram você 👷 admin por esta postagem:
  • Ronaldo dos Santos Ribeiro
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video NXR 160 BROS ESD 2015 Sem funcionar sistema elétrico , Sistema de injeção eletrônica admin 0 102 19-04-2024, 19:44:30
Última Mensagem: admin
Video Troca da Placa Partida, Passo A Passo Motor da Cbx 250/300 admin 0 165 28-02-2024, 20:08:06
Última Mensagem: admin
Video Moto Não da Partida Elétrica CG 150 Titan Es 2006 passo a Passo admin 0 213 06-02-2024, 20:28:51
Última Mensagem: admin
Video Simulação de defeito Sensor de Inclinação , CG 150 Titan Esd 2013 passo a Passo admin 0 207 10-01-2024, 23:28:57
Última Mensagem: admin
Video Simulação de defeito Sensor Ckp defeituoso bobina de Pulso veja Os Testes Passo a Pas admin 0 260 31-12-2023, 23:57:00
Última Mensagem: admin
Video Regulagem Válvula Titan 150, Passo A Passo admin 0 1.172 26-11-2023, 14:44:24
Última Mensagem: admin
Video Como Trocar da Mola Pedal Partida Titan 150 - Passo A Passo admin 0 272 26-11-2023, 12:57:55
Última Mensagem: admin
Video Como Trocar A Embreagem Titan/bros 150 Todas - Passo A Passo admin 0 279 19-11-2023, 15:24:36
Última Mensagem: admin
Video Biz 125 Es 2018 Sem da Partida Elétrica passo a Passo admin 0 256 18-11-2023, 20:10:32
Última Mensagem: admin
Video Trocou a Lâmpada do Farol a Moto descarregou a Bateria Biz 125 Es 2015 admin 0 290 16-11-2023, 11:02:17
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)