16-10-2023, 19:38:30
O mecânico de motos Ivan explicou o procedimento para identificar um problema em um relé em uma moto Yamaha YBR 2002, que só dava partida quando a manete de embreagem estava sendo segurada. Aqui está um resumo passo a passo desse procedimento:
1. **Configuração do Multímetro**: Ivan começou configurando o multímetro na escala de diodo.
2. **Conexões no Relé**: Ele explicou que as conexões no relé incluem o fio azul claro (vem do neutro), fio marrom claro (pós-chave), fio vermelho com preto (vem do interruptor de embreagem), e fio azul com listra branca (vai para o relé de partida).
3. **Teste de Resistência**: Ivan mediu a resistência entre os fios azul claro e vermelho com preto. A resistência deve ser alta nesse ponto, indicando que o diodo interno está bloqueando a corrente elétrica.
4. **Teste de Continuidade**: Ele inverteu as pontas de prova e mostrou que não deve haver continuidade entre os fios azul claro e vermelho com preto.
5. **Teste com Bateria e Lâmpada**: Ivan simulou a operação real usando uma bateria e uma lâmpada. Ele conectou o fio marrom claro à bateria como corrente positiva e o fio azul claro ao negativo da bateria como se fosse o neutro. O relé deveria ser acionado, mas não estava funcionando.
6. **Simulação de Segurar a Manete de Embreagem**: Para simular o efeito de segurar a manete de embreagem, ele conectou o fio vermelho com preto ao negativo da bateria. Isso fez com que o relé fosse acionado e a lâmpada se acendesse.
Com esses testes, Ivan conseguiu identificar que o problema estava no relé, pois ele não estava funcionando corretamente, e a moto só dava partida quando a manete de embreagem estava sendo segurada. Esse procedimento ajuda a determinar se o defeito está no relé ou na instalação elétrica da moto.
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