19-06-2020, 16:57:14
Sistema: Sistema de injeção Marelli IAW 1AVP
Combustível: Gasolina
Problema: O motor apresentava oscilação da marcha lenta
Veículo: Santana 2.0
Componente: Chicote elétrico
Causa: Havia falta de alimentação +30 no borne 23 do ECM. A rotina Power-latch estava inativa
Procedimentos e solução: Fizemos o rastreamento com o scanner. Nenhuma falha foi identificada. Verificamos as alimentações do ECM. Notamos que o sinal de tensão da linha +30 não estava chegando ao borne 23.Seguimos o chicote elétrico e observamos que essa alimentação havia sido eliminada.Foi feita uma alteração no chicote conectando o borne 23 à linha +15 para, teoricamente, eliminar "perdas" de energia no período de execução da rotina Power-latch.
Esclarecimentos adicionais: Durante o Power-latch o módulo recebe alimentação, mesmo com o motor e a ignição desligadas, colhendo informações para a próxima partida do motor. A alimentação elétrica do sensor de oxigênio é proveniente da linha +30 e o sensor permanece alimentado durante a execução da rotina Power-latch. Se essa alimentação for eliminada, o módulo de comando não processa as informações e uma das consequências é a oscilação da marcha
lenta.
Combustível: Gasolina
Problema: O motor apresentava oscilação da marcha lenta
Veículo: Santana 2.0
Componente: Chicote elétrico
Causa: Havia falta de alimentação +30 no borne 23 do ECM. A rotina Power-latch estava inativa
Procedimentos e solução: Fizemos o rastreamento com o scanner. Nenhuma falha foi identificada. Verificamos as alimentações do ECM. Notamos que o sinal de tensão da linha +30 não estava chegando ao borne 23.Seguimos o chicote elétrico e observamos que essa alimentação havia sido eliminada.Foi feita uma alteração no chicote conectando o borne 23 à linha +15 para, teoricamente, eliminar "perdas" de energia no período de execução da rotina Power-latch.
Esclarecimentos adicionais: Durante o Power-latch o módulo recebe alimentação, mesmo com o motor e a ignição desligadas, colhendo informações para a próxima partida do motor. A alimentação elétrica do sensor de oxigênio é proveniente da linha +30 e o sensor permanece alimentado durante a execução da rotina Power-latch. Se essa alimentação for eliminada, o módulo de comando não processa as informações e uma das consequências é a oscilação da marcha
lenta.