22-11-2023, 10:48:41
O mecânico de motos Ivan realizou os seguintes procedimentos para solucionar o problema da moto CG 150 Titan ES 2009, que tinha a lanterna traseira apagada, bem como problemas com os piscas esquerdo e direito:
1. Inicialmente, Ivan verificou que a lanterna traseira, o pisca esquerdo e o pisca direito não estavam funcionando corretamente.
2. Ele constatou que ao acionar o pisca para o lado esquerdo, a luz ficava acesa no painel, mas não acendia na lanterna traseira.
3. Ao acionar o pisca para o lado direito, a luz acendia no painel e na frente, mas não na lanterna traseira.
4. Ivan suspeitou de um problema no fio de aterramento (fio verde) da lanterna traseira e decidiu desmontar a parte traseira da moto para verificar o conector e o fio.
5. Ele desmontou a carenagem e identificou que o fio de aterramento (verde) estava danificado, apresentando uma área branca, o que indicava que o fio estava rompido.
6. Ivan decidiu fazer um teste, retirando o fio verde do conector e encostando-o no aterramento. No entanto, mesmo após fazer isso, a lâmpada da lanterna traseira não acendeu.
7. Ao examinar o fio de perto, ele descobriu que havia um rompimento no fio que não era visível inicialmente.
8. Ivan desencapou o fio até encontrar o condutor de cobre, mas mesmo assim a lâmpada da lanterna traseira não acendeu.
9. Isso indicou que o problema estava além do ponto onde ele havia desencapado o fio, então ele decidiu continuar investigando.
10. Ivan removeu o fio de aterramento danificado e decidiu fazer uma reparação completa no chicote elétrico da lanterna traseira.
11. Ele juntou os três fios de aterramento e colocou um novo terminal.
12. Ivan também substituiu um dos fios que estava fora do padrão, tornando-o conforme o padrão original.
13. Após as reparações, ele conectou o chicote de acordo com o modelo original e verificou se os fios estavam conectados corretamente na lanterna traseira.
14. Ivan também limpou e lubrificou os terminais do conector da lanterna traseira.
15. Ele substituiu o relé de piscas, que estava corroído e causando o pisca-pisca contínuo.
16. Após todas as reparações, ele montou a parte traseira da moto, verificou se todos os fios estavam conectados corretamente e reforçou a vedação do relé.
17. Ivan ligou a chave de ignição e testou os componentes elétricos da moto, incluindo farol, piscas e lanterna traseira.
18. Constatou que todos os problemas foram resolvidos e que a moto estava funcionando corretamente, com a lanterna traseira, os piscas e o stop funcionando conforme o esperado.
19. Ele finalizou a reparação e entregou a moto ao cliente.
Dessa forma, Ivan solucionou o problema elétrico da moto CG 150 Titan ES 2009, garantindo que todos os componentes estivessem funcionando adequadamente e que os fios e conectores estivessem em boas condições.
Administrador