17-11-2024, 00:11:12
Moto Descarregando Bateria - SHINERAY XY 50 Q
Dica Ivan Motos Show!
Problema abordado:
- A SHINERAY XY 50 Q apresentava problemas elétricos intermitentes, como:
- Ora acendia o farol, ora não.
- Ora a buzina funcionava, ora não.
- Partida elétrica e piscas também apresentavam falhas.
- Sistema de carga irregular.
Solução abordada:
Foi feita uma análise detalhada de todo o sistema elétrico para identificar e corrigir o defeito.
1. Diagnóstico Inicial:
- Teste da bateria:
- Carga inicial: 7.7V.
- Após carga na bateria: Substituída para testes devido à carga insuficiente.
- Chave de ignição e farol:
- Identificado mal contato na chave de luz.
- Sistema de carga com farol ligado:
- Voltagem caía ao acelerar, indicando problema no sistema de carga.
2. Análise do Chicote Elétrico:
- Detectadas emendas e reparações mal feitas:
- Fio amarelo do estator conectado indevidamente ao fio marrom da lanterna traseira.
- Esta ligação causava curto no sistema de carga e aquecimento dos conectores.
- Conectores derretidos devido à alta resistência.
3. Verificação do Estator e Regulador Retificador:
- Estator bifásico:
- Identificado como correto para o sistema, porém com ligações indevidas.
- Regulador retificador bifásico funcionando corretamente.
- Problema principal:
- Ligação do fio amarelo (estator) diretamente à lanterna traseira, criando sobrecarga e impedindo o funcionamento adequado do regulador e estator.
4. Reparações Realizadas:
- Correção do chicote elétrico:
- Remoção do fio amarelo conectado à lanterna traseira.
- Restauração das ligações originais com conectores apropriados.
- Substituição da chave de luz:
- Chave original substituída por uma compatível da Titan 2000.
- Revisão geral do chicote:
- Fios reposicionados e isolados adequadamente.
- Conectores substituídos para garantir integridade elétrica.
- Teste do sistema de carga:
- Voltagem na bateria com farol ligado: 14.3V em alta rotação, dentro dos padrões.
- Corrente elétrica armazenada corretamente pela bateria.
5. Conclusão e Considerações Finais:
- O problema principal foi causado por ligações indevidas no sistema elétrico.
- Após as reparações, todos os sistemas da moto funcionaram corretamente:
- Farol, buzina, piscas, partida elétrica e sistema de carga.
- Mensagem aos reparadores e donos de motos:
- Sempre verifique o sistema completo antes de fazer modificações.
- Ligue componentes de forma compatível com o manual de serviço.
- Reparações mal feitas podem causar danos maiores no sistema elétrico.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continue estudando os manuais de serviço e aprimorando suas habilidades. Até a próxima!
Problema abordado:
- A SHINERAY XY 50 Q apresentava problemas elétricos intermitentes, como:
- Ora acendia o farol, ora não.
- Ora a buzina funcionava, ora não.
- Partida elétrica e piscas também apresentavam falhas.
- Sistema de carga irregular.
Solução abordada:
Foi feita uma análise detalhada de todo o sistema elétrico para identificar e corrigir o defeito.
1. Diagnóstico Inicial:
- Teste da bateria:
- Carga inicial: 7.7V.
- Após carga na bateria: Substituída para testes devido à carga insuficiente.
- Chave de ignição e farol:
- Identificado mal contato na chave de luz.
- Sistema de carga com farol ligado:
- Voltagem caía ao acelerar, indicando problema no sistema de carga.
2. Análise do Chicote Elétrico:
- Detectadas emendas e reparações mal feitas:
- Fio amarelo do estator conectado indevidamente ao fio marrom da lanterna traseira.
- Esta ligação causava curto no sistema de carga e aquecimento dos conectores.
- Conectores derretidos devido à alta resistência.
3. Verificação do Estator e Regulador Retificador:
- Estator bifásico:
- Identificado como correto para o sistema, porém com ligações indevidas.
- Regulador retificador bifásico funcionando corretamente.
- Problema principal:
- Ligação do fio amarelo (estator) diretamente à lanterna traseira, criando sobrecarga e impedindo o funcionamento adequado do regulador e estator.
4. Reparações Realizadas:
- Correção do chicote elétrico:
- Remoção do fio amarelo conectado à lanterna traseira.
- Restauração das ligações originais com conectores apropriados.
- Substituição da chave de luz:
- Chave original substituída por uma compatível da Titan 2000.
- Revisão geral do chicote:
- Fios reposicionados e isolados adequadamente.
- Conectores substituídos para garantir integridade elétrica.
- Teste do sistema de carga:
- Voltagem na bateria com farol ligado: 14.3V em alta rotação, dentro dos padrões.
- Corrente elétrica armazenada corretamente pela bateria.
5. Conclusão e Considerações Finais:
- O problema principal foi causado por ligações indevidas no sistema elétrico.
- Após as reparações, todos os sistemas da moto funcionaram corretamente:
- Farol, buzina, piscas, partida elétrica e sistema de carga.
- Mensagem aos reparadores e donos de motos:
- Sempre verifique o sistema completo antes de fazer modificações.
- Ligue componentes de forma compatível com o manual de serviço.
- Reparações mal feitas podem causar danos maiores no sistema elétrico.
Essa foi mais uma dica do Ivan Motos Show! Continue estudando os manuais de serviço e aprimorando suas habilidades. Até a próxima!
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