19-06-2020, 16:58:33
Sistema: Sistema de injeção Marelli IAW - 4PV
Combustível: Gasolina /álcool
Problema: O motor estava sem suavidade na progressão da aceleração
Veículo: Parati 1.8
Componente: Sensor de PMS x FASE
Causa: O sincronismo entre PMS e FASE estava incorreto
Procedimentos e solução: Suspeitamos, inicialmente, que fosse um defeito relacionado com o sistema de ignição, mas todos os componentes estavam em ordem.
Também formulamos a hipótese de que alguma válvula injetora pudesse estar com o débito abaixo do especificado. Nada de anormal foi encontrado.
No decorrer das nossas averiguações vimos que havia sido trocado o retentor com o respectivo flange e roda tônica. Identificamos que havia sincronismo entre os sinais dos sensores PMS e de FASE: estava na referência do 14 2 dente, como é determinado para esse sistema. Entretanto, essa observação nos alertou para um detalhe: será que tinha sido efetuada a "Adaptação" desses dois sensores? Resolvemos, então, fazer a "Adaptação", solucionando um defeito bastante crítico.
Esclarecimentos adicionais:
Processo de adaptação:
Obs.: O motor deverá estar aquecido a 80° C, no mínimo;
1 - Acelere o motor até 5000 rpm e tire o pé do acelerador. Deixe o motor retornar naturalmente ao
regime de marcha lenta.
2 - Repita o processo anterior por 3 vezes.
Nota 1: A adaptação é realizada na desaceleração e não na aceleração. (5000 rpm)
Nota 2: Esse procedimento deve ser realizado em toda troca do conjunto do flange com a roda
tônica.
Combustível: Gasolina /álcool
Problema: O motor estava sem suavidade na progressão da aceleração
Veículo: Parati 1.8
Componente: Sensor de PMS x FASE
Causa: O sincronismo entre PMS e FASE estava incorreto
Procedimentos e solução: Suspeitamos, inicialmente, que fosse um defeito relacionado com o sistema de ignição, mas todos os componentes estavam em ordem.
Também formulamos a hipótese de que alguma válvula injetora pudesse estar com o débito abaixo do especificado. Nada de anormal foi encontrado.
No decorrer das nossas averiguações vimos que havia sido trocado o retentor com o respectivo flange e roda tônica. Identificamos que havia sincronismo entre os sinais dos sensores PMS e de FASE: estava na referência do 14 2 dente, como é determinado para esse sistema. Entretanto, essa observação nos alertou para um detalhe: será que tinha sido efetuada a "Adaptação" desses dois sensores? Resolvemos, então, fazer a "Adaptação", solucionando um defeito bastante crítico.
Esclarecimentos adicionais:
Processo de adaptação:
Obs.: O motor deverá estar aquecido a 80° C, no mínimo;
1 - Acelere o motor até 5000 rpm e tire o pé do acelerador. Deixe o motor retornar naturalmente ao
regime de marcha lenta.
2 - Repita o processo anterior por 3 vezes.
Nota 1: A adaptação é realizada na desaceleração e não na aceleração. (5000 rpm)
Nota 2: Esse procedimento deve ser realizado em toda troca do conjunto do flange com a roda
tônica.