04-06-2020, 12:59:31
Causa:
• As centrais Le-Jetronic e EZ-K encontram-se abaixo do porta luvas e a transposição do chicote da parte interna do habitáculo para o vão do motor faz com que o chicote esteja localizado próximo ao alternador. Quando coloca-se o veículo em movimento ocorre uma torção do motor e o alternador vai ‘roçando’ no chicote. Com o tempo este movimento vai provocando um desgaste das partes plásticas de proteção do chicote, até que provoca um curto-circuito e o motor apaga. Quando o veículo está parado não existe o curto-circuito e o motor funciona; já em movimento, existe a torção do motor e o alternador esmaga o chicote, ocorre o curto-circuito e o motor apaga.
Solução:
• Reparo do chicote afetado e afastamento deste de partes móveis para que a falha não volte a ocorrer. A ocorrência deste problema pode ser agravada em função do mal estado de conservação dos coxins de sustentação do motor, devendo portanto ser avaliado e substituído se necessário.
• As centrais Le-Jetronic e EZ-K encontram-se abaixo do porta luvas e a transposição do chicote da parte interna do habitáculo para o vão do motor faz com que o chicote esteja localizado próximo ao alternador. Quando coloca-se o veículo em movimento ocorre uma torção do motor e o alternador vai ‘roçando’ no chicote. Com o tempo este movimento vai provocando um desgaste das partes plásticas de proteção do chicote, até que provoca um curto-circuito e o motor apaga. Quando o veículo está parado não existe o curto-circuito e o motor funciona; já em movimento, existe a torção do motor e o alternador esmaga o chicote, ocorre o curto-circuito e o motor apaga.
Solução:
• Reparo do chicote afetado e afastamento deste de partes móveis para que a falha não volte a ocorrer. A ocorrência deste problema pode ser agravada em função do mal estado de conservação dos coxins de sustentação do motor, devendo portanto ser avaliado e substituído se necessário.