19-06-2020, 17:34:06
Sistema: Sistema de injeção Marelli 4 GV
Combustível: Gasolina I álcool
Problema: O motor estava com dificuldade de entrar em operação
Veículo: Gol 1.0 - Geração V
Componente: Sensor PMS
Causa: O sensor PMS não era adequado para o motor
Procedimentos e solução: O sintoma apresentado era a demora para que o motor entrasse em funcionamento. Fizemos o rastreamento com o scanner. O código P0 3091 foi informado e se relacionava a um defeito no sensor PMS. Instalamos o osciloscópio e medimos a frequência gerada pelo sensor Hall, no instante da partida. Estava totalmente inconsistente. Trocamos o sensor PMS por outro novo e o defeito persistiu. Testamos a alimentação do sensor Hall.
Obtivemos 5 Volts. Portanto, estava perfeita. Retiramos a caixa de câmbio para ter acesso ao sensor Hall. Desmontamos o flange do retentor e observamos que a roda fônica estava sincronizada corretamente: 14º dente. Entretanto, havia um detalhe: a roda tônica era de chapa estampada e o sensor Hall utilizado não se aplicava para esse tipo de roda. Sua aplicação devia ser para a roda fônica lisa (cetato magneto resistivo). Trocamos o sensor Hall por outro original, adequado para a roda fônica de chapa estampada. O motor funcionou normalmente.
Esclarecimentos adicionais: Veja uma importante dica para aplicação dos sensores Hall:
1- Se a roda fônica for de chapa estampada, deve ser utilizado o sensor Hall com imantação.
2- Se a roda tônica for lisa, deve ser utilizado o sensor Hall sem imantação.
Combustível: Gasolina I álcool
Problema: O motor estava com dificuldade de entrar em operação
Veículo: Gol 1.0 - Geração V
Componente: Sensor PMS
Causa: O sensor PMS não era adequado para o motor
Procedimentos e solução: O sintoma apresentado era a demora para que o motor entrasse em funcionamento. Fizemos o rastreamento com o scanner. O código P0 3091 foi informado e se relacionava a um defeito no sensor PMS. Instalamos o osciloscópio e medimos a frequência gerada pelo sensor Hall, no instante da partida. Estava totalmente inconsistente. Trocamos o sensor PMS por outro novo e o defeito persistiu. Testamos a alimentação do sensor Hall.
Obtivemos 5 Volts. Portanto, estava perfeita. Retiramos a caixa de câmbio para ter acesso ao sensor Hall. Desmontamos o flange do retentor e observamos que a roda fônica estava sincronizada corretamente: 14º dente. Entretanto, havia um detalhe: a roda tônica era de chapa estampada e o sensor Hall utilizado não se aplicava para esse tipo de roda. Sua aplicação devia ser para a roda fônica lisa (cetato magneto resistivo). Trocamos o sensor Hall por outro original, adequado para a roda fônica de chapa estampada. O motor funcionou normalmente.
Esclarecimentos adicionais: Veja uma importante dica para aplicação dos sensores Hall:
1- Se a roda fônica for de chapa estampada, deve ser utilizado o sensor Hall com imantação.
2- Se a roda tônica for lisa, deve ser utilizado o sensor Hall sem imantação.