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Queimando Relé dos Piscas passo a Passo CG 150 Start 2015
#1
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O mecânico de motos Ivan realizou os seguintes procedimentos para diagnosticar e solucionar o problema da moto Honda CG 160 Start 2015, que tinha um relé de sinalização (relé do pisca) que estava queimando frequentemente:

1. Inicialmente, ele verificou que ao ligar o pisca para o lado direito, ele piscava normalmente, mas ao ligar o pisca para o lado esquerdo, ocorria um problema: a iluminação do painel diminuía e o pisca ficava aceso constantemente.

2. Ivan começou a análise pelo sistema elétrico da moto, estudando o diagrama elétrico do sistema de sinalização da CG 160 Start 2015, identificando os principais componentes, como lâmpadas, relés, chave de ignição, fusíveis e chicote elétrico.

3. Ele verificou o fluxo de corrente elétrica no sistema, seguindo os cabos desde a bateria até o relé de sinalização. Verificou que a voltagem da bateria estava chegando ao relé, o que indicava que a alimentação elétrica estava correta até esse ponto.

4. Em seguida, Ivan testou o fio cinza que vinha do relé de sinalização até a chave de sinalização (computador do pisca). Ele percebeu que não estava passando corrente elétrica nesse fio, o que indicava que o relé estava defeituoso e precisava ser substituído.

5. Ivan tomou a decisão de não substituir imediatamente o relé, pois isso poderia causar um novo problema se o curto-circuito não fosse resolvido.

6. Ele desconectou os conectores do sistema de sinalização, incluindo os fios cinza, laranja e azul claro, para realizar testes de continuidade e identificar onde estava ocorrendo o curto-circuito.

7. Após uma série de testes, ele descobriu que o curto-circuito estava presente no fio laranja. Isso estava causando o superaquecimento do relé e, eventualmente, levando à queima dele.

8. Ivan desmontou o chicote elétrico e encontrou o ponto exato do curto-circuito em um conector do pisca dianteiro esquerdo. O curto estava ocorrendo entre o fio laranja e outro fio ou parte do chicote.

9. Ele realizou a reparação do chicote, isolando adequadamente o ponto de curto-circuito e substituindo qualquer fio danificado.

10. Após a reparação, ele montou novamente o chicote, isolou todas as emendas e conectores, substituiu o relé de sinalização defeituoso por um novo e verificou a operação das sinaleiras e do pisca alerta.

11. Com os testes realizados, Ivan confirmou que o problema estava resolvido e que as sinaleiras e o pisca alerta estavam funcionando corretamente.

12. Ele enfatizou a importância de estudar os manuais de serviço e compreender o funcionamento do sistema elétrico da moto para realizar diagnósticos precisos e eficazes.

Portanto, o problema na moto foi solucionado identificando e reparando o curto-circuito no fio laranja do conector do pisca dianteiro esquerdo.


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