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CG 150 Start 2015 - Não Funciona.
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CG 150 Start 2015 - Não Funciona.


Aula Prática: Solução de Problemas - Honda CG 150 Start 2015

Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS, e hoje vamos abordar o diagnóstico e a resolução de problemas em uma Honda CG 150 Start 2015 que não está funcionando. Vamos analisar os passos para identificar e solucionar os problemas relacionados à bomba de combustível e ao sistema de injeção eletrônica.

Problema Inicial:
1. Bomba de Combustível Não Funciona:
  - A moto não liga porque a bomba de combustível não arma.
  - A luz FI (Fuel Injection) no painel não acende.

Passo a Passo do Diagnóstico e Solução

Passo 1: Verificação do Painel e Luz FI

1. Verifique a Luz FI:
  - Ligue a chave de ignição e observe se a luz FI acende.
  - Se não acender, pode ser problema no LED da luz FI ou no fio de alimentação.

2. Teste do Aterramento da Luz FI:
  - Desmonte a carenagem frontal e desconecte a tomada do painel.
  - Coloque um alfinete no fio branco com listra azul (aterramento temporizado da ECU para a luz FI).
  - Use uma caneta de teste de polaridade e ligue a chave de ignição.
  - Se o LED da caneta não acender, o aterramento não está chegando ao painel.

3. Verificação na ECU:
  - Desconecte o assento e localize o pino 16 da ECU (fio branco com listra azul).
  - Conecte a caneta de teste de polaridade e ligue a chave de ignição.
  - Se o LED da caneta acender, a ECU está enviando o aterramento corretamente.

4. Teste de Continuidade do Fio:
  - Se o fio branco com listra azul não está rompido até a ECU, teste-o ao longo do chicote.
  - Repare qualquer seção do fio que esteja rompida.

Passo 2: Verificação de Erros na ECU

1. Verificação de Erros:
  - Conecte a caneta de polaridade no fio branco com listra azul.
  - Faça uma ligação direta no conector DLC entre o fio azul e o fio verde com listra preta.
  - Ligue a chave de ignição e observe os piscas do LED para identificar códigos de erro armazenados.

Passo 3: Reinicialização do Mapa de Combustível

1. Reinicialização do Mapa:
  - Com a ligação direta ainda no conector DLC, acelere totalmente a motocicleta e ligue a chave de ignição.
  - Espere o LED acender e apagar, solte o acelerador, desconecte e reconecte o DLC.
  - Verifique se a luz da FI acende corretamente.

Passo 4: Verificação da Bomba de Combustível

1. Teste da Alimentação:
  - Desconecte a tomada da bomba de combustível.
  - Use um multímetro para verificar se está chegando 12V (positivo pós-chave) no fio preto com azul e aterramento no fio marrom.
  - Se a alimentação está correta, a bomba de combustível pode estar com defeito.

2. Teste de Continuidade da Bomba:
  - Verifique a continuidade dos fios até a bomba de combustível.
  - Teste a bomba diretamente na bateria para verificar se está funcionando.

3. Substituição da Bomba:
  - Se a bomba estiver com defeito, substitua-a por uma nova e teste novamente.

Passo 5: Teste do Eletroinjetor

1. Teste de Estanqueidade:
  - Coloque o injetor na máquina de teste e verifique se há gotejamento quando pressurizado a 3 bar.

2. Teste de Vazão e Leque:
  - Verifique se a vazão está entre 15 ml e o leque está correto.
  - Faça o teste de equalização para garantir que o injetor está funcionando corretamente.

3. Limpeza Ultrassônica:
  - Realize uma limpeza ultrassônica no injetor para remover possíveis sujeiras.

4. Verificação Final:
  - Após a limpeza, refaça os testes de vazão e equalização.
  - Se os parâmetros estiverem dentro do padrão, reinstale o injetor na motocicleta.

Conclusão

1. Montagem Final:
  - Reinstale todos os componentes testados e verificados.
  - Ligue a motocicleta e faça um teste de rodagem para verificar se todos os sistemas estão funcionando corretamente.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para vocês. Vamos agora praticar na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!


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