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Como Acende o Farol da Moto Pcx 150 2014
#1
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Entendendo e Diagnosticando o Sistema de Iluminação do Farol da Honda PCX 150 2014


Introdução

Hoje vamos aprender como funciona o sistema de iluminação do farol da Honda PCX 150 2014, incluindo como ligar o farol e diagnosticar possíveis falhas. É essencial entender o diagrama elétrico do sistema de iluminação para identificar e corrigir defeitos de maneira eficiente.

Componentes do Sistema de Iluminação

O sistema de iluminação da Honda PCX 150 2014 é composto pelos seguintes componentes:

1. Bateria 
2. Fusíveis (Principal e Secundário de 20 amperes e de 15 amperes) 
3. Chave de Ignição 
4. Relé Principal 
5. Comutador do Farol 
6. Lâmpadas do Farol 
7. Módulo de Controle (ICM) 

Diagrama e Funcionamento do Sistema

Fluxo de Corrente Elétrica

1. Bateria: 
  O fio vermelho sai da bateria, passa por um fusível de 20 amperes (fusível principal) e vai até a chave de ignição.

2. Chave de Ignição: 
  Quando a chave de ignição é ligada, a corrente elétrica passa do fio vermelho para o fio preto com listra branca.

3. Relé Principal: 
  O relé é ativado quando a corrente elétrica atinge o fio preto com listra branca, criando um campo magnético que permite a passagem da corrente do fio vermelho com branco para o fio vermelho com preto.

4. Comutador do Farol: 
  A corrente elétrica chega ao comutador do farol através do fio preto com vermelho. Dependendo da posição do comutador, a corrente é direcionada para a luz baixa (fio branco) ou para a luz alta (fio azul escuro).

5. Aterramento: 
  O fio verde com laranja serve como aterramento para as lâmpadas. Quando o motor é ligado, o módulo (ICM) libera o aterramento, permitindo que as lâmpadas acendam.

Diagnóstico do Sistema

Para diagnosticar problemas no sistema de iluminação, siga estes passos:

1. Verifique a Voltagem na Bateria

- Use um Multímetro: 
  Configure o multímetro para medir 20 volts DC. 
  Conecte a ponta de prova preta no aterramento e a vermelha no terminal positivo da bateria. A voltagem deve ser de cerca de 12,9 volts com a ignição desligada.

2. Teste a Continuidade e a Alimentação

- Fio Vermelho: 
  Verifique a voltagem no fio vermelho após o fusível de 20 amperes. Deve ser de 12,9 volts. 

- Fio Vermelho com Branco: 
  Com a chave de ignição desligada, verifique a voltagem no fio vermelho com branco no conector da chave de ignição e no relé principal.

- Fio Preto com Branco: 
  Ligue a chave de ignição e verifique a voltagem no fio preto com branco. Deve haver continuidade até o relé principal.

3. Checagem do Relé Principal

- Relé Principal: 
  Quando a chave de ignição é ligada, o relé principal deve armar, permitindo a passagem da corrente do fio vermelho com branco para o fio vermelho com preto.

- Verificação do Relé: 
  Verifique se a alimentação está chegando ao relé (fio preto com branco) e se está criando um campo magnético para fechar o circuito.

4. Análise do Comutador do Farol

- Fio Preto com Vermelho: 
  Certifique-se de que a voltagem está chegando ao comutador do farol pelo fio preto com vermelho.

- Comutador de Luz: 
  Verifique se o comutador está funcionando corretamente ao alternar entre luz baixa e alta.

5. Teste de Aterramento

- Fio Verde com Laranja: 
  Com o multímetro, verifique a voltagem no fio verde com laranja. A voltagem deve desaparecer quando o aterramento é ativado pelo módulo, permitindo que o farol acenda.

Considerações Finais

Para diagnosticar falhas no sistema de iluminação da Honda PCX 150 2014:

- Problemas Comuns: 
  - Fusível Queimado: Se não houver voltagem após o fusível, substitua-o. 
  - Relé Defeituoso: Verifique se o relé está funcionando corretamente. Caso contrário, substitua-o. 
  - Conexões Soltas: Inspecione todas as conexões para garantir que estejam firmes e sem corrosão. 

Com este conhecimento, você será capaz de diagnosticar e corrigir problemas no sistema de iluminação da Honda PCX 150 2014, assegurando que o farol funcione corretamente e proporcionando segurança na condução.
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