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Bóia de combustível , como fazer o teste no conector (YBR 125 )
#1
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Bóia de combustível , como fazer o teste no conector (YBR 125 )

Olá, pessoal! Eu sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar como fazer o teste no conector da boia de combustível da moto Yamaha YBR. Vou mostrar cada passo de forma detalhada e simples para que todos possam entender e aplicar em suas próprias oficinas. Vamos lá!

Componentes e Preparação
Materiais Necessários
1. Multímetro
2. Boia de combustível da Yamaha YBR
3. Conector da boia de combustível com fios verde e preto

Ajustes do Multímetro
1. Coloque o multímetro na escala de 20 volts para medir a voltagem.
2. Coloque a ponta de prova preta no aterramento da moto.
3. Coloque a ponta de prova vermelha no fio verde do conector.

Passo 1: Teste de Voltagem no Fio Verde
Medição com a Chave de Ignição Ligada
1. Ligue a chave de ignição.
2. Meça a voltagem no fio verde.
3. A leitura deve estar entre 5 a 6 volts. Isso indica que a alimentação positiva está correta e vem do marcador de combustível.

Explicação
A voltagem de 5 a 6 volts no fio verde é normal e esperada, pois a alimentação positiva passa pela bobina do marcador de combustível e retorna ao conector.

Passo 2: Teste de Continuidade no Fio Preto
Medição com a Chave de Ignição Desligada
1. Desligue a chave de ignição.
2. Coloque o multímetro na escala de continuidade.
3. Coloque a ponta de prova vermelha no fio preto do conector.
4. Verifique se o multímetro emite um bip, indicando continuidade.

Explicação
A continuidade no fio preto confirma que o aterramento está adequado, o que é crucial para o funcionamento correto do sistema de medição de combustível.

Passo 3: Conectar e Testar a Boia de Combustível
Preparação
1. Conecte a boia de combustível no conector.
2. Coloque a ponta de prova vermelha no fio verde do conector.
3. Coloque o multímetro na escala de 20 volts novamente.

Teste com a Chave de Ignição Ligada
1. Ligue a chave de ignição.
2. Com a boia em posição baixa (tanque vazio), a leitura deve ser em torno de 4 volts.
3. Movimente a boia para simular a adição de combustível.

Observação das Leituras
1. À medida que você levanta a boia, a voltagem deve diminuir.
2. Com o tanque cheio (boia levantada), a voltagem deve ficar próxima de 1 volt ou até 0,9 volt.

Explicação
Quando a boia está baixa, a resistência é alta e a voltagem medida é maior. À medida que a boia sobe (simulando o tanque sendo enchido), a resistência diminui, resultando em uma voltagem menor. Isso ocorre porque a resistência da boia de combustível altera a voltagem de retorno ao marcador de combustível, ajustando a leitura no painel.

Passo 4: Verificação da Resposta do Marcador de Combustível
Teste Dinâmico
1. Com a boia conectada, ligue e desligue a chave de ignição.
2. Observe o marcador de combustível no painel.
3. Ao ligar a chave, o ponteiro do marcador deve se mover para a posição que corresponde ao nível de combustível no tanque.

Explicação
O marcador de combustível no painel recebe a voltagem de retorno da boia e ajusta a posição do ponteiro de acordo com o nível de combustível. Se a leitura é precisa e corresponde ao movimento da boia, o sistema está funcionando corretamente.

Conclusão
Recapitulando
1. Teste de Voltagem: Medimos entre 5 a 6 volts no fio verde.
2. Teste de Continuidade: Confirmamos a continuidade no fio preto.
3. Teste da Boia: Observamos a queda de voltagem conforme a boia é levantada.
4. Verificação do Marcador: Confirmamos que o marcador responde corretamente às mudanças de voltagem.

Dicas Finais
- Sempre verifique a integridade dos fios e conexões.
- Utilize um multímetro calibrado para garantir leituras precisas.
- Realize testes com a chave de ignição ligada e desligada para identificar problemas elétricos de maneira abrangente.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários e estarei pronto para ajudar. Até a próxima, pessoal!
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