28-11-2022, 20:44:09
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-01-2024, 23:42:54 por admin.)
Neste caso, a Honda Biz 125 KS 2006 estava apresentando um problema intermitente no sistema de ignição, ora funcionando ora não. Para diagnosticar e resolver o problema, siga os passos abaixo:
### Ferramentas Necessárias
- Multímetro
- Adaptador de pico de voltagem
### Procedimento de Diagnóstico
1. **Verificar Bobina de Pulso e Estator**:
- Acesse o conector do CDI e do estator.
- Teste o fio azul com listra amarela da bobina de pulso no conector do CDI.
- Se o pico de voltagem não for adequado, verifique o mesmo fio no conector do estator.
2. **Teste de Resistência**:
- Meça a resistência no fio azul com listra amarela (bobina de pulso) e no fio preto com listra amarela (bobina de ignição).
- A resistência deve estar dentro dos valores especificados pela fabricante.
3. **Teste de Pico de Voltagem**:
- Use o adaptador de pico de voltagem no fio azul com listra amarela (bobina de pulso).
- O pico de voltagem mínimo deve ser de 0.7 volts (700 milivolts).
4. **Verificar Bobina de Ignição**:
- Conecte o cabo de vela ao aterramento e meça o pico de voltagem no fio preto com listra amarela da bobina de ignição.
- O pico de voltagem deve ser superior a 100 volts.
5. **Teste de Continuidade e Alimentação**:
- Verifique a continuidade e a alimentação no fio verde (aterramento) e no fio vermelho com listra preta (alimentação positiva).
### Conclusão do Diagnóstico
Se todos os testes de resistência e pico de voltagem estão corretos, mas ainda há inconsistência na ignição, o problema pode estar no CDI (Centralina). Nesse caso, substituir o CDI e repetir os testes pode resolver o problema.
### Importância das Ferramentas e Treinamento
- Ter as ferramentas adequadas, como um multímetro e um adaptador de pico de voltagem, é crucial para um diagnóstico preciso.
- É importante conhecer os parâmetros de funcionamento correto da motocicleta e ter prática com os equipamentos de teste.
### Teste Final
Após substituir o CDI, faça um teste final para garantir que o problema foi resolvido e que a motocicleta está funcionando corretamente.
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