19-11-2023, 14:57:08
Olá, pessoal! Hoje vamos abordar um problema comum que encontrei em motos, especificamente em uma 160 e uma XRE 190. A situação era um tranco durante a troca de marchas, e o culpado era a chaveta. Vamos entender melhor o que aconteceu.
Ao acelerar e tentar trocar de primeira para segunda marcha, a moto apresentava um tranco, um barulho estranho, algo semelhante ao som de engrenagens. Inicialmente, verificamos o disco e a bucha da balança, mas esses não eram os responsáveis pelo problema.
Em seguida, desmontamos a campana e soltamos a embreagem. Aparentemente, não havia folga na campana. No entanto, ao montar tudo de volta e apertar, percebemos que havia uma folga. O detalhe estava na chaveta.
Quando retiramos a campana novamente, notamos que a engrenagem estava folgada na chaveta. A chaveta é uma peça que fixa a engrenagem e, nesse caso, estava causando o tranco durante as trocas de marcha. Este é um problema específico que pode ocorrer, e nem sempre é fácil identificar de imediato.
A solução para esse problema é substituir a chaveta. Testamos com uma chaveta nova, e o problema foi resolvido. É importante ficar atento a esses detalhes, pois, às vezes, o problema pode estar localizado na chaveta ou na engrenagem.
No caso mencionado, o barulho peculiar de "tac tac" durante a troca de marchas foi causado pela folga na chaveta. Portanto, ao enfrentar sintomas semelhantes, é sempre bom verificar essa parte específica da transmissão. Espero que essas informações ajudem a compreender e resolver possíveis problemas semelhantes nas motos. Se tiverem mais dúvidas, estou à disposição!
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