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CB 300r 2010 Aquecedor Sonda Com defeito Passo A Passo
### Aula Prática: Diagnóstico e Reparação do Sistema de Injeção Eletrônica da Honda CB 300 2010
Olá, pessoal! Eu sou o Hélio da HRC-MOTOS e hoje vamos abordar um problema no sistema de injeção eletrônica de uma Honda CB 300 ano 2010. Vamos aprender a identificar e corrigir um problema específico com a sonda lambda e o aquecedor da sonda. Acompanhem o passo a passo e as explicações detalhadas para entenderem como realizar esse tipo de manutenção.
### Problema Inicial
Quando a chave de ignição é ligada, a luz de anomalia no painel acende e, após alguns segundos, apaga. No entanto, ela volta a acender, indicando um erro no sistema de injeção PGM-FI (Programmed Fuel Injection).
### Diagnóstico Inicial
1. **Verificação do Código de Erro:**
- Desmontamos o banco da motocicleta para acessar o conector DLC (Diagnostic Link Connector).
- Fizemos uma ligação direta entre o fio azul claro e o fio verde do conector DLC para forçar a central a exibir os códigos de erro armazenados.
2. **Leitura do Código de Erro:**
- Ligamos a chave de ignição e contamos as piscadas da luz de anomalia no painel.
- O código exibido foi 23, indicando um problema no aquecedor da sonda lambda.
### Teste da Sonda Lambda
1. **Desconexão da Sonda Lambda:**
- Desconectamos a sonda lambda do chicote principal.
- A sonda lambda possui dois fios brancos que são os terminais do aquecedor.
2. **Medição da Resistência:**
- Com o multímetro na escala de 200 ohms, medimos a resistência entre os dois fios brancos.
- A resistência medida foi zero, indicando que o aquecedor da sonda lambda está com defeito, pois a resistência correta deve estar entre 5 e 20 ohms.
### Solução: Substituição da Sonda Lambda
1. **Instalação da Nova Sonda Lambda:**
- Conectamos a nova sonda lambda no chicote principal.
- Medimos a resistência da nova sonda lambda e obtivemos um valor dentro da faixa correta (8.8 ohms).
2. **Reset da Central:**
- Para resetar a central, ligamos a chave de ignição, desconectamos e reconectamos o conector DLC.
- A luz de anomalia piscou continuamente, indicando que o reset foi realizado com sucesso.
### Teste Final
1. **Verificação da Luz de Anomalia:**
- Ligamos a chave de ignição novamente e observamos que a luz de anomalia acendeu e apagou, não voltando a acender, indicando que o problema foi resolvido.
2. **Verificação da Leitura da Sonda Lambda:**
- Com o multímetro na escala de 20 volts, conectamos a ponta de prova positiva no fio preto do conector da sonda lambda e a ponta de prova negativa no aterramento.
- Ligamos a moto e verificamos que a leitura da sonda lambda estava entre 100 e 900 milivolts, o que é um valor correto, indicando que a sonda está funcionando adequadamente.
### Complementos e Dicas
- **Função da Sonda Lambda:**
A sonda lambda mede a quantidade de oxigênio nos gases de escape, enviando essa informação para a central de injeção eletrônica para ajustar a mistura ar-combustível, garantindo eficiência e menores emissões.
- **Importância do Aquecedor da Sonda Lambda:**
O aquecedor da sonda lambda é crucial para que a sonda atinja a temperatura de operação rapidamente, garantindo leituras precisas logo após a partida do motor.
- **Uso de Multímetro:**
O multímetro é uma ferramenta essencial para diagnosticar problemas elétricos. Saber utilizá-lo corretamente é fundamental para qualquer mecânico.
- **Consultas ao Manual:**
Sempre consulte o manual do proprietário para verificar especificações e procedimentos recomendados pelo fabricante.
Espero que esta explicação tenha sido clara e útil. Vamos agora praticar esses conceitos na oficina para garantir que todos entendam bem o processo. Se tiverem dúvidas, estou aqui para ajudar!
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