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Reparação Completa da Yamaha Fazer YS 250 (2011) com Múltiplas Falhas no Sistema PGM-
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Reparação Completa da Yamaha Fazer YS 250 (2011) com Múltiplas Falhas no Sistema PGM-FI

Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos realizar um diagnóstico e reparo completo na Yamaha Fazer YS 250, modelo 2011, que está com vários problemas no sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Vou explicar passo a passo como identificar as falhas, realizar os testes necessários e substituir componentes defeituosos para que a motocicleta volte a funcionar perfeitamente.



1. Problema Inicial: Dificuldade de Funcionamento

A motocicleta Yamaha Fazer YS 250 (2011) apresenta dificuldade para funcionar. Ao tentar ligar a ignição, a leitura do sistema PGM-FI é feita corretamente, mas o motor de partida está lento e a motocicleta não entra em funcionamento. Isso indica problemas potenciais na bateria, motor de partida, velas de ignição, bomba de combustível ou outros componentes do sistema de injeção eletrônica.



2. Verificação da Tensão da Bateria e Motor de Partida

1. Teste de Tensão da Bateria:
  - Use um multímetro configurado para medir 20 volts DC. Coloque a ponta de prova positiva no borne positivo da bateria e a ponta negativa no borne negativo.
  - A leitura inicial foi de 12,8 volts, indicando que a bateria está carregada. No entanto, ao acionar o motor de partida, a tensão caiu para 9 volts, o que é muito baixo e sugere que a bateria está fraca ou o motor de partida está sobrecarregado.

2. Carregamento da Bateria e Novo Teste:
  - Carregue a bateria usando um carregador que também serve como auxiliar de partida. Após 10 minutos de carga, a tensão subiu para 14 volts.
  - Ao tentar ligar a motocicleta novamente, o motor de partida girou corretamente, mas o motor ainda não entrou em funcionamento. Isso indica que a falha pode estar relacionada a outros componentes.



3. Teste de Centelha da Vela de Ignição

1. Verificação da Centelha na Vela de Ignição:
  - Remova o supressor de ruídos e conecte uma vela de ignição de teste ao bloco do motor. Acione o motor de partida e observe se há centelha.
  - Havia uma centelha fraca e irregular. Além disso, foi observado um faíscamento na conexão positiva do motor de partida, indicando um mau contato. Substitua o cabo de alimentação positivo do motor de partida.

2. Limpeza e Substituição da Vela de Ignição:
  - A vela original estava suja de óleo e combustível, o que prejudica a formação da centelha. Após limpar a vela, a centelha melhorou, mas ainda estava fraca.
  - Substitua a vela de ignição por uma nova do modelo NGK DR8EA. Mesmo com a vela nova, a motocicleta continuava falhando na aceleração.



4. Teste da Pressão e Vazão da Bomba de Combustível

1. Verificação da Pressão da Bomba de Combustível:
  - Conecte um manômetro na linha de combustível. Ao ligar a ignição, a pressão deve ser de 2,5 bar. A leitura mostrou 2,3 bar, abaixo do especificado pelo fabricante.
  - A vazão da bomba foi de aproximadamente 2,8 litros em 180 segundos, que está dentro do padrão, mas a pressão baixa pode causar falhas na injeção.

2. Inspeção da Fiação do Eletroinjetor:
  - Ao inspecionar a fiação, foi detectado um mau contato nos conectores de alimentação do eletroinjetor. O fio estava mal conectado, o que pode causar falhas intermitentes.



5. Substituição e Teste do Refil da Bomba de Combustível

1. Substituição do Refil da Bomba de Combustível:
  - Teste o refil da bomba de combustível fora da carcaça. A pressão da bomba deveria estar entre 5 a 8 bar, mas estava apenas em 2,4 bar. Substitua o refil por um novo.

2. Teste da Nova Bomba de Combustível:
  - Com o novo refil, a pressão subiu para 6 bar, confirmando que a bomba antiga estava defeituosa.



6. Inspeção e Substituição do TBI e Eletroinjetor

1. Problemas no TBI (Corpo de Borboleta):
  - O TBI estava com a borboleta muito aberta, o que altera a leitura do sensor MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor) e afeta a mistura ar-combustível. O parafuso de regulagem estava muito gasto e o eixo da borboleta empenado.

2. Substituição do TBI e Eletroinjetor:
  - Substitua o TBI por um em boas condições. Instale um novo eletroinjetor após testar o antigo e constatar que estava jateando combustível mesmo com o motor desligado.



7. Teste Final e Ajustes no Sistema de Injeção

1. Montagem Final e Verificação de Funcionamento:
  - Após substituir os componentes defeituosos e testar a nova configuração, a motocicleta passou a funcionar corretamente. A pressão de combustível foi estabilizada em 2,5 bar, e a aceleração ficou firme sem falhas.

2. Reset da Central Eletrônica (ECU) com Scanner:
  - Use um scanner para apagar todos os códigos de erro armazenados na ECU e realizar um teste de rodagem. A motocicleta funcionou sem falhas, confirmando que o sistema de injeção eletrônica está operando corretamente.



Conclusão

A Yamaha Fazer YS 250 (2011) apresentava múltiplas falhas no sistema de injeção eletrônica que afetavam seu desempenho. Problemas na bateria, velas de ignição, bomba de combustível, TBI e eletroinjetor foram identificados e solucionados com substituição e ajustes adequados. A motocicleta agora está funcionando perfeitamente, demonstrando a importância de uma abordagem sistemática de diagnóstico e reparo.

Espero que esta aula tenha sido útil para vocês. Sempre sigam os procedimentos recomendados pelo fabricante e realizem uma inspeção completa ao lidar com problemas de injeção eletrônica. Se tiverem mais dúvidas, estou à disposição para ajudar! Até a próxima, pessoal!

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