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Conclusão e Dicas para Diagnóstico de Falha de Ignição na Yamaha Crypton T105E 2003
#1
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Diagnóstico de Falha de Ignição na Yamaha Crypton T105E 2003


Olá, pessoal! Aqui é o professor Ivan Motos. Hoje vamos abordar um problema comum em motocicletas, usando como exemplo uma Yamaha Crypton T105E ano 2003. A moto não está funcionando devido à ausência de centelha elétrica na bobina de ignição.

Identificando o Problema

O primeiro passo é confirmar a falta de centelha. Com a chave de ignição ligada, damos partida e observamos que não há faísca na vela de ignição. Isso indica um problema no sistema de ignição.

Componentes do Sistema de Ignição

Para diagnosticar corretamente, é fundamental conhecer os componentes do sistema de ignição desta motocicleta:
  • Bobina de ignição
  • CDI (Ignição por Descarga Capacitiva)
  • Bobina de pulso (sensor de posição do virabrequim)
  • Bobina de força (também chamada de bobina de faísca ou excitação)
  • Chave de ignição (interruptor liga/desliga)
  • Chicote elétrico

Ferramentas Necessárias

Para realizar os testes, utilizaremos:
  • Multímetro
  • Garras de teste
  • Garra de pico de voltagem (para medir picos de tensão)
  • Tripé ou suporte (para facilitar o manuseio das ferramentas)

Passo a Passo do Diagnóstico

1. Verificação das Bobinas do Estator

A bobina de força e a bobina de pulso estão localizadas no estator. Vamos testar a resistência delas.

- Bobina de Força (fios verde e marrom):
- Configure o multímetro na escala de 2000 Ω.
- Meça a resistência entre os fios verde e marrom.
- A leitura deve estar entre 800 Ω e 1200 Ω.
- Resultado obtido: 900 Ω (dentro do padrão).

- Bobina de Pulso (fios rosa e branco):
- Meça a resistência entre os fios rosa e branco.
- A leitura deve estar entre 240 Ω e 375 Ω.
- Resultado obtido: 300 Ω (dentro do padrão).

2. Teste de Pico de Voltagem das Bobinas

Além da resistência, é importante verificar o pico de voltagem durante a partida.

- Bobina de Pulso:
- Configure o multímetro na escala de 20 V.
- Conecte a garra de pico de voltagem aos fios rosa e branco.
- Dê partida no motor.
- A leitura deve ser superior a 0,7 V.
- Resultado obtido: 2,4 V (bobina funcionando corretamente).

- Bobina de Força:
- Configure o multímetro na escala de 200 V.
- Conecte a garra de pico de voltagem aos fios verde e marrom.
- Dê partida no motor.
- A leitura deve ser superior a 100 V.
- Resultado obtido: 147 V (bobina funcionando corretamente).

3. Verificação do Aterramento e Alimentação do CDI

- Fio Preto (aterramento):
- Meça a continuidade entre o fio preto do CDI e o chassi da moto.
- Deve apresentar baixa resistência (próxima de zero).
- Resultado obtido: Aterramento adequado.

- Fio Preto com Branco (corta-corrente):
- Com a chave de ignição desligada, deve haver continuidade entre o fio preto com branco e o aterramento.
- Com a chave ligada, não deve haver continuidade.
- Resultado obtido: Funcionamento correto do corta-corrente.

4. Teste da Bobina de Ignição

- Resistência Primária:
- Meça a resistência entre o fio laranja (positivo da bobina) e o aterramento.
- A leitura deve ser próxima de 0,4 Ω.
- Resultado obtido: 0,4 Ω (dentro do padrão).

- Resistência Secundária:
- Configure o multímetro na escala de 20 kΩ.
- Meça a resistência entre o terminal de alta tensão (cabo da vela) e o fio laranja.
- A leitura deve estar entre 5 kΩ e 9 kΩ.
- Resultado obtido: 8,4 kΩ (dentro do padrão).

5. Teste de Pico de Voltagem da Bobina de Ignição

- Configure o multímetro na escala de 200 V.
- Conecte a garra de pico de voltagem ao fio laranja e ao aterramento.
- Dê partida no motor.
- A leitura deve ser superior a 100 V.
- Resultado obtido: 44 V (abaixo do esperado).

Análise dos Resultados

- As bobinas do estator estão em perfeito estado.
- O aterramento e o corta-corrente funcionam corretamente.
- A bobina de ignição apresenta resistências dentro do padrão.
- O pico de voltagem na bobina de ignição está abaixo do esperado.

Diagnóstico

Com base nos testes, podemos concluir que o problema provavelmente está no CDI. Mesmo com a bobina de ignição em bom estado, o CDI não está fornecendo a tensão necessária para gerar a centelha.

Teste com CDI Substituto

Para confirmar, substituímos o CDI por um de outra moto compatível. Utilizamos um CDI da Yamaha YBR 125 ano 2007.

- Adaptamos a fiação:
- Conectamos os fios da bobina de pulso e força ao CDI substituto.
- Ligamos o fio laranja ao positivo da bobina de ignição.
- Providenciamos alimentação positiva (12 V) ao CDI.
- Garantimos o aterramento adequado.

- Resultado:
- Ao dar partida, a moto voltou a produzir centelha.
- A motocicleta funcionou normalmente com o CDI substituto.

Conclusão

O defeito foi identificado no CDI original da Yamaha Crypton T105E 2003. A substituição do CDI solucionou o problema de falta de centelha.

Recomendações Finais

- Substitua o CDI por um novo compatível com o modelo da moto.
- Sempre verifique as especificações do fabricante ao substituir componentes eletrônicos.
- Utilize ferramentas adequadas e siga procedimentos de segurança ao realizar testes elétricos.
- Consulte o manual de serviço para obter os parâmetros corretos de teste.

Espero que este passo a passo tenha sido útil. Qualquer dúvida, estou à disposição!
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