01-06-2020, 16:23:09
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-06-2020, 16:23:21 por Sr.Big.)
Sistema : Sistema de injeção Multec 700
Combustível: Gasolina
Veículo: Kadett 1.8
Componente: Bobina impulsora
Problema: O motor girava e, às vezes, não entrava em operação
Causa: Havia falha nos contatos da bobina impulsora do distribuidor
Procedimentos e solução: Verificamos, com o osciloscópio, o comportamento do sinal de alta tensão da bobina: não havia tensão. Simulamos o disparo da ignição usando a função "[fade]Diodos[/fade]" do multímetro. Aplicamos pulsos nos bornes do módulo HEI, com a bobina impulsora desligada.
Nesse momento houve tensão, comprovando que o módulo HEI estava perfeito, bem como o resto do circuito. Tudo indicava que o defeito estava na bobina impulsora.
Medimos a sua resistência: estava correta. Seu aspecto indicava que havia sido trocada a pouco tempo. Por experiência, resolvemos inspecionar seus terminais. Ao submetê-los a esforço notamos que um deles estava grimpado incorretamente, ocasionando mau contato esporádico. Remontamos o terminal e o soldamos com solda branca. O problema foi resolvido.
Esclarecimentos adicionais: Sempre que for trocada a bobina impulsora é conveniente que se estanhe esses terminais para evitar falhas futuras.
Combustível: Gasolina
Veículo: Kadett 1.8
Componente: Bobina impulsora
Problema: O motor girava e, às vezes, não entrava em operação
Causa: Havia falha nos contatos da bobina impulsora do distribuidor
Procedimentos e solução: Verificamos, com o osciloscópio, o comportamento do sinal de alta tensão da bobina: não havia tensão. Simulamos o disparo da ignição usando a função "[fade]Diodos[/fade]" do multímetro. Aplicamos pulsos nos bornes do módulo HEI, com a bobina impulsora desligada.
Nesse momento houve tensão, comprovando que o módulo HEI estava perfeito, bem como o resto do circuito. Tudo indicava que o defeito estava na bobina impulsora.
Medimos a sua resistência: estava correta. Seu aspecto indicava que havia sido trocada a pouco tempo. Por experiência, resolvemos inspecionar seus terminais. Ao submetê-los a esforço notamos que um deles estava grimpado incorretamente, ocasionando mau contato esporádico. Remontamos o terminal e o soldamos com solda branca. O problema foi resolvido.
Esclarecimentos adicionais: Sempre que for trocada a bobina impulsora é conveniente que se estanhe esses terminais para evitar falhas futuras.