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Yamaha Neo AT 115 2005 - Solução para Motocicleta que Não Funciona (Passo a Passo)
Olá, pessoal! Sou o Hélio Rodrigues, professor de mecânica de motos, e hoje vamos resolver o problema da Yamaha Neo AT 115, ano 2005, que não está funcionando. Vou explicar o passo a passo para diagnosticar o problema e encontrar a solução.
1. Sintomas e Possíveis Causas do Problema
A motocicleta não liga quando o botão de start é acionado. As possíveis causas desse problema incluem:
- Falta de centelha elétrica na vela de ignição.
- Falta de combustível no carburador.
- Compressão do motor muito baixa devido a problemas nos anéis do pistão ou nas válvulas de admissão e escape.
Vamos realizar uma série de testes para identificar o problema exato.
2. Verificando a Centelha Elétrica e o Combustível
Primeiro, vamos verificar se a motocicleta tem centelha elétrica e combustível suficiente:
1. Teste de Centelha Elétrica:
- Retire o supressor de ruído e a vela de ignição.
- Encoste a vela de ignição no motor e acione o start.
- Se houver centelha, a vela de ignição está funcionando corretamente.
Resultado do teste: A centelha elétrica está presente.
2. Verificação do Combustível no Carburador:
- Levante o assento e verifique se há combustível no tanque.
- Solte o parafuso de drenagem do carburador (parafuso Philips) e observe se a gasolina desce pelo dreno.
- Se houver gasolina, o problema não é falta de combustível.
Resultado do teste: Há gasolina no carburador.
3. Teste de Compressão do Motor
A próxima etapa é verificar a compressão do motor:
1. Use um Manômetro para Medir a Compressão do Motor:
- Enrosque o adaptador do manômetro na rosca da vela de ignição.
- Acione o start com o acelerador totalmente aberto e observe o ponteiro do manômetro.
- A compressão do motor deve ser de aproximadamente 160 PSI.
Resultado do teste: A compressão inicial foi de 50 PSI, indicando que a compressão do motor está muito baixa.
Possíveis causas de baixa compressão incluem:
- Válvulas de admissão ou escape enforcadas.
- Problemas nos anéis do pistão.
4. Verificando as Válvulas de Admissão e Escape
Agora vamos verificar as válvulas de admissão e escape para garantir que elas estejam reguladas corretamente:
1. Coloque o Magneto no Ponto Correto:
- Remova a tampa da válvula de admissão (superior) e da válvula de escape (inferior).
- Verifique a posição do magneto. Ele deve estar no ponto onde o risco ao lado da letra "H" está alinhado com a seta no motor.
- A engrenagem no cabeçote deve ter um risco alinhado com a seta na parte superior.
2. Verifique a Folga das Válvulas:
- Use um calibre de lâminas para medir a folga da válvula de escape (inferior) e admissão (superior).
- A folga da válvula de escape deve estar entre 0,08 a 0,12 mm e a válvula de admissão entre 0,06 a 0,08 mm.
Resultado da verificação: A válvula de escape está correta, mas a válvula de admissão estava enforcada (sem folga).
3. Regule a Válvula de Admissão:
- Afrouxe o parafuso de ajuste e use um regulador para ajustar a folga da válvula de admissão para 0,08 mm.
- Aperte a porca de ajuste com uma chave de 8 mm.
Resultado da Regulagem das Válvulas
Após a regulagem, refaça o teste de compressão do motor.
5. Refaça o Teste de Compressão do Motor
1. Enrosque o Adaptador do Manômetro Novamente:
- Com o motor no ponto e as válvulas reguladas, enrosque o adaptador e acione o start novamente.
- O ponteiro deve subir para o valor correto de compressão.
Resultado do teste após regulagem: A compressão aumentou para 90 PSI. Ainda está abaixo do padrão (160 PSI), mas melhorou em relação aos 50 PSI iniciais.
6. Conclusão do Diagnóstico e Solução Final
Após a regulagem das válvulas, a compressão melhorou, mas ainda está abaixo do ideal. Isso indica que há um problema adicional nos anéis do pistão ou nas válvulas. O cliente optou por não autorizar a desmontagem completa do motor para verificação dos anéis e assentamento das válvulas.
Portanto, a motocicleta será liberada com uma melhoria no funcionamento, mas ainda abaixo da compressão ideal. O problema inicial de não funcionar foi causado pela válvula de admissão enforcada, que foi corrigida pela regulagem.
Conclusão: O problema que impedia a Yamaha Neo AT 115 2005 de funcionar foi a válvula de admissão enforcada. Após a regulagem, a motocicleta voltou a funcionar, mas a compressão ainda está abaixo do ideal.
Para mais detalhes técnicos, consulte o Manual de Serviços - Yamaha - NEO AT 115 - 2005.
Se tiverem dúvidas ou precisarem de mais informações, deixem suas perguntas nos comentários. Até a próxima aula!
Hélio Rodrigues
Administrador