Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bóia de combustível , como fazer o teste no conector (YBR 125 )
#1
Video 


Bóia de combustível , como fazer o teste no conector (YBR 125 )

Olá, pessoal! Eu sou o Ivan, professor de mecânica de motos, e hoje vou explicar como fazer o teste no conector da boia de combustível da moto Yamaha YBR. Vou mostrar cada passo de forma detalhada e simples para que todos possam entender e aplicar em suas próprias oficinas. Vamos lá!

Componentes e Preparação
Materiais Necessários
1. Multímetro
2. Boia de combustível da Yamaha YBR
3. Conector da boia de combustível com fios verde e preto

Ajustes do Multímetro
1. Coloque o multímetro na escala de 20 volts para medir a voltagem.
2. Coloque a ponta de prova preta no aterramento da moto.
3. Coloque a ponta de prova vermelha no fio verde do conector.

Passo 1: Teste de Voltagem no Fio Verde
Medição com a Chave de Ignição Ligada
1. Ligue a chave de ignição.
2. Meça a voltagem no fio verde.
3. A leitura deve estar entre 5 a 6 volts. Isso indica que a alimentação positiva está correta e vem do marcador de combustível.

Explicação
A voltagem de 5 a 6 volts no fio verde é normal e esperada, pois a alimentação positiva passa pela bobina do marcador de combustível e retorna ao conector.

Passo 2: Teste de Continuidade no Fio Preto
Medição com a Chave de Ignição Desligada
1. Desligue a chave de ignição.
2. Coloque o multímetro na escala de continuidade.
3. Coloque a ponta de prova vermelha no fio preto do conector.
4. Verifique se o multímetro emite um bip, indicando continuidade.

Explicação
A continuidade no fio preto confirma que o aterramento está adequado, o que é crucial para o funcionamento correto do sistema de medição de combustível.

Passo 3: Conectar e Testar a Boia de Combustível
Preparação
1. Conecte a boia de combustível no conector.
2. Coloque a ponta de prova vermelha no fio verde do conector.
3. Coloque o multímetro na escala de 20 volts novamente.

Teste com a Chave de Ignição Ligada
1. Ligue a chave de ignição.
2. Com a boia em posição baixa (tanque vazio), a leitura deve ser em torno de 4 volts.
3. Movimente a boia para simular a adição de combustível.

Observação das Leituras
1. À medida que você levanta a boia, a voltagem deve diminuir.
2. Com o tanque cheio (boia levantada), a voltagem deve ficar próxima de 1 volt ou até 0,9 volt.

Explicação
Quando a boia está baixa, a resistência é alta e a voltagem medida é maior. À medida que a boia sobe (simulando o tanque sendo enchido), a resistência diminui, resultando em uma voltagem menor. Isso ocorre porque a resistência da boia de combustível altera a voltagem de retorno ao marcador de combustível, ajustando a leitura no painel.

Passo 4: Verificação da Resposta do Marcador de Combustível
Teste Dinâmico
1. Com a boia conectada, ligue e desligue a chave de ignição.
2. Observe o marcador de combustível no painel.
3. Ao ligar a chave, o ponteiro do marcador deve se mover para a posição que corresponde ao nível de combustível no tanque.

Explicação
O marcador de combustível no painel recebe a voltagem de retorno da boia e ajusta a posição do ponteiro de acordo com o nível de combustível. Se a leitura é precisa e corresponde ao movimento da boia, o sistema está funcionando corretamente.

Conclusão
Recapitulando
1. Teste de Voltagem: Medimos entre 5 a 6 volts no fio verde.
2. Teste de Continuidade: Confirmamos a continuidade no fio preto.
3. Teste da Boia: Observamos a queda de voltagem conforme a boia é levantada.
4. Verificação do Marcador: Confirmamos que o marcador responde corretamente às mudanças de voltagem.

Dicas Finais
- Sempre verifique a integridade dos fios e conexões.
- Utilize um multímetro calibrado para garantir leituras precisas.
- Realize testes com a chave de ignição ligada e desligada para identificar problemas elétricos de maneira abrangente.

Espero que esta explicação tenha sido clara e útil. Se tiverem dúvidas, deixem nos comentários e estarei pronto para ajudar. Até a próxima, pessoal!
Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Remoção do Motor de Partida da Yamaha Fazer 250 - Passo a Passo Detalhado admin 0 42 29-11-2024, 08:47:29
Última Mensagem: admin
Video Yamaha Fazer YS 250 (2010): Diagnóstico de Problemas de Recarregamento de Bateria admin 0 93 23-11-2024, 14:01:38
Última Mensagem: admin
Video Reparação Completa da Yamaha Fazer YS 250 (2011) com Múltiplas Falhas no Sistema PGM- admin 0 183 19-11-2024, 14:47:19
Última Mensagem: admin
Video Yamaha Fazer YS 250 2010 - Start Não Funciona - Código de Erro 12 admin 0 167 04-11-2024, 19:24:39
Última Mensagem: admin
Video Yamaha Fazer 250 2020 - Solução para Motor de Partida que Não Funciona e Código de Er admin 0 175 31-10-2024, 11:34:15
Última Mensagem: admin
Video YAMAHA FAZER YS 250 2013 - SOLUCIONANDO O CÓDIGO DE ERRO 46 (PASSO A PASSO) admin 0 266 08-10-2024, 14:34:25
Última Mensagem: admin
Video Fazer Ys 250 2007- Como Funciona O Sistema de desligamento Quando A Motocicleta Cai. admin 0 271 26-09-2024, 00:15:22
Última Mensagem: admin
Video Como Testar Bomba de Combustível - Fazer YS 250 2007. admin 0 440 09-08-2024, 08:35:54
Última Mensagem: admin
Video Fazer YS 250 2006 - Lenta Irregular - Falha de Aceleração. admin 0 415 22-07-2024, 16:14:33
Última Mensagem: admin
Video Teste do Atuador FID da YS 250 FAZER no QDB-2A admin 0 383 16-07-2024, 14:03:56
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 2 Visitante(s)