Bem vindo ao Fórum MSBig, se você já é registrado e está vendo essa mensagem basta clicar em Entrar com seu usuário e senha!. Se você se registrou recentemente e preencheu todos dados corretamente a ativação demora de 24 a 48 horas, fique atento ao Celular iremos enviar um e-mail e um sms com instruções!

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Triumph Scrambler 400 X 2024: Estilo Clássico e Tecnologia para asfalto e off-road.
#1
Video 


Triumph Scrambler 400 X 2024: A Pequena Notável para o Asfalto e Off-Road

A Triumph Scrambler 400 X 2024 é um dos lançamentos mais esperados do ano, trazendo um design robusto e retrô com uma pegada moderna e tecnologia embarcada que a torna ideal tanto para uso urbano quanto para aventuras off-road. Vamos explorar os pontos fortes e fracos desta moto, suas especificações técnicas, desempenho, consumo, preço, painel de instrumentos, manutenções, e se é adequada para viagens ou uso diário.

Ficha Técnica

- Motor: Monocilíndrico, DOHC, 4 válvulas.
- Cilindrada: 398 cm³.
- Potência Máxima: 40 cv a 8.000 rpm.
- Torque Máximo: 3,95 kgf.m a 6.500 rpm.
- Transmissão: Manual de 6 marchas.
- Capacidade do Tanque: 13 litros (incluindo 2,8 litros de reserva).
- Peso em Ordem de Marcha: 179 kg.
- Suspensão Dianteira: Invertida, 43 mm de diâmetro, 150 mm de curso, marca Endurance Big Piston.
- Suspensão Traseira: Monoamortecedor com 150 mm de curso, reservatório de expansão e ajuste de pré-carga, marca Endurance RSU.
- Freios:
  - Dianteiro: Disco de 320 mm com pinça radial ByBre de quatro pistões, ABS.
  - Traseiro: Disco de 230 mm com pinça ByBre de um pistão, ABS.
- Pneus: Rodas de liga leve; dianteiro 100/90-19, traseiro 140/80-17.
- Painel de Instrumentos: Misto (analógico e digital) com velocímetro analógico e display digital.
- Altura do Assento: 83,5 cm.
- Vão Livre do Solo: 19,5 cm.

Consumo e Autonomia

- Consumo Médio:
  - Condução Normal: 36-40 km/l.
  - Condução Esportiva: 23-25 km/l.
- Autonomia Estimada:
  - Com Tanque Cheio: Aproximadamente 300 a 520 km, dependendo do estilo de condução.

Velocidade

- Velocidade Máxima: Aproximadamente 160 km/h, limitada eletronicamente.
- Velocidade de Cruzeiro Ideal: Entre 90 km/h e 120 km/h, oferecendo estabilidade e conforto.

Pontos Fortes

1. Design Moderno com Pegada Retrô: A Scrambler 400 X adota um estilo clássico com toques modernos, como o farol redondo em LED com DRL, bengalas douradas invertidas e detalhes que remetem à tradição da Triumph. Está disponível em duas cores: verde e preto, ambas com visual arrojado e cativante.

2. Excelente Economia de Combustível: O motor monocilíndrico de 400 cc é notavelmente econômico, podendo alcançar até 40 km/l em condições ideais de pilotagem. Esse fator é um grande atrativo para quem busca uma moto econômica tanto para o dia a dia quanto para aventuras mais longas.

3. Tecnologia Embarcada e Segurança: Com freios a disco nas duas rodas, pinças da marca ByBre, ABS que pode ser desativado no modo off-road, controle de tração ajustável, acelerador eletrônico (Ride-by-Wire), embreagem deslizante e assistida, e iluminação full LED, a Scrambler 400 X oferece um pacote tecnológico completo para sua categoria.

4. Versatilidade para Uso Urbano e Off-Road: Com uma altura de assento de 83,5 cm e um vão livre do solo de 19,5 cm, a Scrambler 400 X é ideal para rodar tanto no asfalto quanto em trilhas leves. As suspensões dianteira invertida e traseira com ajuste de pré-carga proporcionam conforto e estabilidade em diferentes terrenos.

5. Acessórios de Fábrica: A moto já vem equipada com protetor de manopla, grade do farol, protetor de radiador e protetor de cárter, proporcionando proteção adicional para aventuras off-road.

6. Preço Competitivo: Com um preço a partir de R$ 33.990, a Scrambler 400 X oferece um excelente custo-benefício para motociclistas que buscam uma moto moderna, econômica e pronta para qualquer terreno.

Pontos Fracos

1. Banco Desconfortável: O banco bipartido, embora estiloso, é considerado duro, especialmente o assento do garupa. Isso pode ser um problema para viagens mais longas, sendo necessário considerar um banco mais confortável ou um assento customizado.

2. Proteção de Cárter em Plástico: A proteção de cárter é feita de fibra plástica, o que pode não oferecer a resistência necessária para pilotagem off-road mais agressiva. Uma atualização para uma proteção de cárter em alumínio seria ideal.

3. Ausência de Autocancelamento das Setas: O sistema de setas não possui cancelamento automático, o que é um pequeno inconveniente para uma moto com tanto apelo tecnológico.

4. Posição das Pedaleiras do Garupa: As pedaleiras do garupa estão muito próximas do protetor do escapamento, o que pode causar desconforto e até queimar o calçado do passageiro em alguns casos.

5. Parafuso Intrusivo na Carenagem: Ao pilotar em pé, o joelho pode esbarrar em um parafuso da carenagem do lado esquerdo, causando desconforto e potencial atrito.

Manutenção e Custo de Propriedade

- Manutenção Preventiva: Inclui troca regular de óleo, verificação de sistemas de freio e suspensão, ajustes na corrente de transmissão, e inspeção geral dos componentes.
- Custo de Peças e Serviços: Moderado, beneficiado pela fabricação local (montada em Manaus a partir de kits da Tailândia) e pela parceria com a Bajaj, o que ajuda a manter os preços de peças e mão de obra acessíveis.
- Custo de Seguro: Considerado acessível, com valores a partir de R$ 873,39 por ano, dependendo do perfil do condutor e da localização.

Painel de Instrumentos

- Painel Misto (Analógico/Digital): O painel da Scrambler 400 X combina um velocímetro analógico de fácil leitura com um display digital que inclui informações como nível de combustível, RPM, indicador de marcha, relógio, consumo instantâneo e médio, autonomia restante, e alertas de manutenção. O sistema é funcional e oferece um bom equilíbrio entre informações essenciais e estilo clássico.

Adequação para Viagens e Uso Urbano

- Uso Urbano: A Scrambler 400 X é bem adequada para uso urbano, combinando agilidade, fácil manobrabilidade e economia de combustível. No entanto, o banco duro pode ser uma desvantagem para quem enfrenta longas horas no trânsito.

- Viagens de Longa Distância: Embora tenha uma boa autonomia e desempenho confiável, o banco desconfortável e a posição das pedaleiras do garupa podem limitar o conforto em viagens mais longas. Para aventuras mais prolongadas, seria ideal adicionar acessórios de conforto, como um banco de espuma mais macia.

Conclusão para Futuros Compradores

A Triumph Scrambler 400 X 2024 é uma moto que combina estilo clássico com tecnologia moderna, oferecendo uma solução versátil para motociclistas que buscam uma moto confiável tanto para o dia a dia quanto para aventuras fora da estrada. Sua economia de combustível, tecnologia embarcada, e design atraente fazem dela uma escolha sólida na categoria das scramblers. Com alguns ajustes simples, como melhorar o banco ou adicionar uma proteção de cárter mais resistente, a Scrambler 400 X pode se tornar uma companheira ideal para todas as suas aventuras.

Administrador
Responder


Possíveis Tópicos Relacionados...
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Mensagem
Video Kawasaki Z650 SE 2022: Esportividade, Estilo e Tecnologia em uma Naked Versátil admin 0 212 29-10-2024, 16:46:02
Última Mensagem: admin
Video Haojue DR 160 2025: Economia, Estilo e Tecnologia em uma Naked Competitiva admin 0 220 26-10-2024, 12:30:32
Última Mensagem: admin
Video Royal Enfield Continental GT 650 2024: Estilo Café Racer com Performance e Economia admin 0 196 18-10-2024, 16:47:44
Última Mensagem: admin
Video Interceptor 650 2024: Clássica, Econômica e Preparada para Qualquer Jornada. admin 0 186 15-10-2024, 22:46:56
Última Mensagem: admin
Video Triumph Tiger 1200 Rally Black Edition 2024: A Big Trail Completa para Aventuras admin 0 215 11-10-2024, 19:34:06
Última Mensagem: admin
Video Triumph Bonneville T-120 Black 2024: Uma Clássica Moderna com Estilo e Performance admin 0 210 09-10-2024, 11:52:33
Última Mensagem: admin
Video Análise completa da Honda Sahara 300 Adventure 2024 admin 0 252 29-09-2024, 13:22:13
Última Mensagem: admin
Video Análise Completa da Honda CB 650R 2024 admin 0 302 22-09-2024, 23:15:25
Última Mensagem: admin
Video Análise Completa da Honda NC 750X MT (2024) admin 0 314 14-09-2024, 19:07:21
Última Mensagem: admin
Video Testando Honda Nc 750x Dct 2024 admin 0 257 07-09-2024, 12:14:50
Última Mensagem: admin

Saltar Fórum:


usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)