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Diagnóstico e Reparo da Yamaha Factor 125 (2017): Motor Não Funciona - Passo a Passo
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Diagnóstico e Reparo da Yamaha Factor 125 (2017): Motor Não Funciona - Passo a Passo Completo

Olá, aprendizes de mecânica! Aqui é o Helio Rodrigues, e hoje vamos aprender a diagnosticar e reparar um problema na Yamaha Factor 125, modelo 2017, onde o motor de partida funciona normalmente, mas o motor da motocicleta não entra em funcionamento. Vamos abordar todos os passos de teste e reparo necessários para identificar e solucionar o problema de forma eficaz.



1. Entendendo o Problema: Motor Não Funciona

Ao girar a chave de ignição, o motor de partida da Yamaha Factor 125 (2017) gira, mas o motor da motocicleta não liga. Neste caso, precisamos verificar alguns itens básicos, como a centelha elétrica da vela de ignição e a compressão do cilindro. Estes são os primeiros pontos de diagnóstico quando o motor não entra em funcionamento, mesmo com o motor de partida operando.



2. Ferramentas Necessárias

Para o diagnóstico e reparo, você vai precisar de:

- Multímetro
- Compressímetro
- Chave 17 mm de L
- Anel de borracha (O-ring)
- Fita isolante
- Ferro de solda e jato de areia (para limpeza do cabeçote)
- Colher para óleo de motor novo



3. Verificação da Centelha da Vela de Ignição

1. Primeiro, retire a vela de ignição e conecte-a ao motor para verificar a centelha elétrica.
 
2. Acione o motor de partida para observar se a centelha está presente e forte. A centelha deve ser azulada e consistente; uma centelha fraca ou amarelada pode indicar problemas com a vela.

3. No nosso caso, a centelha está presente e parece suficiente para iniciar a combustão, mas o eletrodo da vela de ignição está um pouco gasto. Isso indica que a vela pode estar funcionando, mas não em sua melhor eficiência.



4. Teste de Compressão do Cilindro

Antes de medir a compressão do cilindro, é necessário desativar o descompressor que está equipado nesta motocicleta para alívio de partida. Esse sistema desativa a compressão completa em baixas rotações para facilitar o arranque. Vamos desativá-lo para medir a compressão real do cilindro:

1. Desativando o Descompressor:
  - Remova a tampa do lado esquerdo do motor para acessar o sistema do descompressor.
  - Coloque um anel de borracha (O-ring) no eixo do descompressor para mantê-lo na posição desativada. Isso impedirá que o descompressor atue durante o teste.

2. Após desativar o descompressor, conecte o compressímetro no local da vela de ignição e acione o motor de partida com o acelerador totalmente aberto para permitir a entrada máxima de ar.

3. A leitura da compressão do motor deve estar em torno de 174 PSI. Se a compressão estiver muito abaixo disso (como 10 PSI, no nosso caso), há um problema sério no sistema de compressão.



5. Teste com Óleo para Diagnóstico dos Anéis de Segmento

Para confirmar se o problema está nas válvulas ou nos anéis de segmento:

1. Remova o compressímetro e coloque cerca de 3 ml de óleo de motor novo no cilindro através do orifício da vela.

2. Recoloque o compressímetro e refaça o teste de compressão.

3. Se a compressão aumentar significativamente, o problema está nos anéis de segmento. Se a compressão permanecer baixa, o problema está nas válvulas ou em carbonização excessiva.



6. Verificação das Válvulas

Como a compressão não melhorou após o teste com óleo, verificamos se as válvulas de admissão e escape estão enforcadas ou com carbonização excessiva:

1. Remova a tampa das válvulas para verificar o ponto morto superior e o ajuste das válvulas.

2. Verificamos que as válvulas não estão enforcadas e estão ajustadas corretamente. Portanto, o problema deve estar no próprio cabeçote.



7. Reparo no Cabeçote: Substituição das Válvulas

1. Removemos o cabeçote da motocicleta e identificamos que a válvula de escape estava quebrada. Isso explicava a compressão baixa.

2. Realizamos a retífica do cabeçote, substituímos as válvulas de escape e admissão, e também trocamos os retentores de válvulas.

3. Após o jateamento de areia para limpeza, verificamos o cabeçote para empenamento e o montamos de volta ao motor.



8. Conclusão

Depois de remontar o cabeçote e todos os componentes, verificamos o funcionamento do motor. A motocicleta ligou normalmente, confirmando que o problema foi resolvido. A causa do problema era a válvula de escape quebrada, que foi substituída corretamente.

Lembre-se sempre de seguir os padrões de fábrica e não improvisar reparos, para garantir a segurança e a durabilidade da sua motocicleta. Se precisar de mais dicas ou tiver dúvidas, estou à disposição!

Até a próxima, pessoal!

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