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YBR 125 ES 2005 sem partida e sem piscar , passo a passo (APOIO MAGNETRON E MSBIG )
#1
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alo galera aqui é uma YBR 125 2005 partida e nem uns o cliente quer que a gente faça essa reparação esses dois itens seleção ligada certo e não da partida e não aciona os piscas certo então Vamos para o esquema elétrico para gente fazer uma análise aqui sistema de partida e no sistema de iluminação certo então vamos lá galera o sistema de partida da YBR na moto Yamaha certo o esquema elétrico é assim É nesse hoje aqui ó certo aterramento certo mas bateria aqui que é o negativo é o positivo ok então vamos lá sai que o fio vermelho certo vai vídeo de batida não fuzil 20 a aqui é ignição Sil vermelho passa para o fio claro ok esse frio marrom claro vai até luz do painel ali para poder ser vejo nenhum outro dia que vem azul claro cor Oque significa que o esquema filme marrom claro vai até o riler auxiliar de partida o filme marrom claro certo quando você liga a ignição essa afirmação positiva ou até o Vila no relevo a existir o fio azul com listra branca que ele sai do relé para o relé de partida e no relé auxiliar de partida Vai assistir o filme com a lista preta que vem lá do interruptor de embreagem quando você segura embreagem o aterramento no fio preto passa para o fio vermelho com preto certo para aterrar a bobina do relé quando você segura a manete embreagem nesse mesmo relevo assistir o fio azul claro quando você coloca no neutro aqui olha que tudo né tudo certo colocar no neutro faz aterramento com outro lá carcaça do motor certo e vai para o relê para dar partida poder arrumar a bobina do relé e ao mesmo tempo a ser de que horas quando você coloca no neutro para o relê pelo fio azul claro com a ignição ligada pelo fio marrom chega carga positiva de um lado da bobina quando azul claro chega na bobina vai arrumar o relé o fio marrom claro para o fio azul com branco para alimentar o relé de partida com carga positiva na bobina do relé aí vai assistir aqui ó o interruptor de partida Rio Preto certo que o preto aterramento quando você aperta o botão de partida vai passar o aterramento dele para o fio vermelho quando chegar em casa certo aí o vermelho quando é que vem para o relé de partida alimentar com carga com aterramento certo ao você apertar o botão de partida vem aterramento para o relê de partida pelo fio vermelho com branco já tem carga positiva certo pelo fio azul com branco que vem lá do relé auxiliar Então você aperta o botão partida vai arrumar o relé e a carga da bateria pelo cabo positivo vai passar para o cabo do motor de partida aí vai dar partida no motor Então é assim o sistema de partida da YBR Então vamos lá fazer a verificação na motocicleta tirei aqui a tampa lateral festa e visualizando aqui ó no relé de partida só tem dois fios e olha aqui galera olha azul com listra branca quando é que ele está colocar aqui no relê do pisca que não tá funcionando o a sinaleira nem os piscas e o relé de partida por isso que não tá funcionando relé auxiliar de tava aqui no canto certo estava aqui no local alguém colocou esse fio aqui ó azul com listra branca é daqui ó esse terminal tô vendo aqui ó nesse terminalzinho aqui vem carga positiva quando você ligue missão certo quando você for na moto está no neutro aí vai maquiar bobina do filme marrom para o fio azul com branco que vai leva carga positiva para lá para o relé de partida para um dos lados da bobina o botão de partida vai vir aterramento por isso pelo vermelho com listra branca que vai instalar no botão de partida Então vamos fazer alguns testes aqui nos conector certo nesse conector e nesse conector para a gente realmente tá chegando as alimentações correta Vamos lá nós vamos primeiro fazer uma verificação lá na frente farol e fazer verificação queria que o farol Eita que a conexão dele ok o vermelho com branco vamos ver aqui vermelho com branco Ok está aqui descanalizar que você realmente está tudo correto tempo descascada aqui ó várias emendas tem fio solto da credo pisca vai para o painel certo então vamos vamos analisar certo vamos lá para conector do relé auxiliar de partida porque a gente não usar lá como é que está então vou fazer os testes aqui ponta de prova preta do multímetro no aterramento perto e comprove vermelha do multímetro aqui no posto da bateria Qual o multímetro na escala de 20 volts continuo certo comprou vermelha no postinho de bateria 12.68 ok agora vamos colocar aqui ó no fio vermelho certo aqui é osso certo então a voltagem vem por aqui ó vem para cá e passa daqui para o fusível vamos ver se tem voltagem aqui ó 2.6 V Ok então tem que passar para o outro lado do fusível aqui ó 2.6 V daqui passa para esse fio vermelho aqui ó Olha aí 2.600 esse terminal e esse é a mesma coisa terminalzinho Lia lá dentro no terminal coloquei lá Vou colocar aqui direitinho Vamos conectar corretamente lá caixa aqui certo então esse terminal isso é a mesma coisa certo sai do fuzil e vem para cá eu poderia colocar esse fio aqui como é que certo não vai mudar a ordem Ok então esse frio vai lá são certo ele vem para cá o vermelho só que fizeram as emendas aqui tudo com filtro colocado certo entre Rio Vermelho na ignição e volta pelo fio nessa ignição aqui volta para esse frio aqui ó preto com a lista vermelha aí vai para o fio marrom novamente esse fio marrom vem certo então vamos verificar se vai ter voltado vamos ligar a ignição ligar em São ligada e agora comprar o vermelho aqui no frio marrom relé auxiliar de partida 12.4 Volts no fio marrom 2.4 Então já está chegando carga positiva aqui vocês viram lá no diagrama elétrico fio marrom e agora vai vir azul claro e aqui o fio vermelho com a lixa preta que vem lá do tambor de embreagem certo aqui vem um aterramento Quando vem Quando você coloca no neutro e o fio vermelho com listra preta vereadora embreagem certo que aqui ó aqui ó só que está sem certo olha como é que ele está aqui ó quando você segura embreagem certo aqui é uma obrigação do William quando você aciona a manete embreagem você faz isso aqui esse interruptor faz isso jampeando o fio vermelho com a listra preta para o fio preto quer dizer do fio preto que o aterramento para o fio vermelho com listra preta justamente mandando aterramento para cá quando você segura manete embreagem certo fazer alguns testes aqui nesse frio lixa branca ele é o positivo certo para a bobina do relé de partida ele o positivo na quem manda essa carga é o relé auxiliar de partida Quando é jampeado o fio marrom para o fio azul com branco certo então Observe aqui ó 12 volts 24 volts para que a marcha deve ficar no neutro essa vontade é para perder certo ainda tá aqui é macho não perdeu porque por causa que o interruptor está fora do local agora eu vou acionar aqui ó certo contato aqui observa mexo nele lá ó ele perde a voltagem aqui ó quando mexo nele ó ele perde a voltagem ele perde a vontade por causa que ele está com mal contato Então vamos poder explicar melhor eu vou desconectar aqui ó como se não tivesse interruptor de embreagem não tivesse ido aterramento para o relê pelo pela manete embreagem Então estou isolando aqui por causa que ele está certo então tá isolada aqui ó eu tou de embreagem quando você engata marcha segura a embreagem zera certo ligado ele ó ok então fica zerado mas quando eu desengato aqui é macho bota no neutro volta voltarás por quê o marrom já tem carga positiva e pelo fio azul claro venha negativo aí arma bobina do relé e jampeando o fio marrom que tem carga positivo para o fio azul com listra branca por isso que dá Tá certo agora em marcha voltagem quando você segura a manete de embreagem quando tentou está bom aí jampear o fio preto para o fio vermelho com preto mandando aterramento por ele aqui ó uma bobina de novo certo o relé certo então vamos lá na verdade arma bobina do relé novamente aqui ó como vai voltar a voltagem lá mesmo com a marcha engatada certo Vamos conectar aqui pronto conectei tá com mal contato mas já amor Olha aí certo está com defeito temos que mas já arrumou o certo é como se eu tivesse segurando ali é a manete embreagem que ela tá em marcha Tá apagado hoje ou ainda tá dizendo assim na hora que ainda tá se eu não segurar a embreagem não ia precisa voltar hoje aqui na saída do relé auxiliar só para você entender como tá funcionando certo desligar aqui por causa que está desligado e tá com problemas interruptor vamos analisar aqui Então vamos colocar no neutro já voltou a voltagem Então esse fio aqui ligar ele aqui ó nesse terminal aí agora queremos fazer já sei que tem carga positiva aqui ele tá funcionando tudo chegando certinho aqui vou desconectar aqui teste nesse frio no fio com listra branca se realmente está vindo pelo botão de partida certo então vou desconectar ele aqui pronto desconectei agora vou colocar meu multímetro na escala de continuidade certo Quando é a prova que tá no aterramento e a vermelha Tá ok certo tá ok o motivo né então vamos aqui agora colocar para vermelha fio vermelho com listra branca certo vamos fazer um teste vamos apertar labutam partida e tem que dar paródia hamento Vamos colocar aqui vamos apertar o botão de partida Olha aí apertei soltei soltei certo então realmente tá vindo aterramento aqui fio vermelho com listra branca então aterramento eu já sei que tem já sei que tem ver azul com listra branca Positivo né pelo relé então eu vou colocar um terminal aqui colocar aqui dentro mas vou trocar o terminal certo fazer a reparação aqui Já coloquei aqui o terminal certo já coloquei o terminal para vamos pronto conectado Ok vamos tirar aqui edição já está ligada Então vamos apertar o botão de partida da certo aí show de bola cara então é isso galera a gente fazendo teste sempre passo a passo a gente consegue identificar certo onde está o defeito agora a gente tem que saber a função de cada fio perto de onde ele começa para onde ele vai por onde ele passa certo até chegar nos finalmente aqui nos conectores do dispositivo ok eu o fio certo Luiza corrente elétrica certo é o fio só que sabendo de onde ele começa Aonde ele está indo né de onde para onde ele passa aí para onde ele vai é você consegue identificar o defeito mais rápido você consegue saber Por que não está ligando aquela voltagem aquele aterramento naquele conector agora vamos aqui o sistema pisca certo vamos lá vamos acionar o pisca para ver se tá funcionando se voltou a funcionar ignição ligada pisca nem para o lado e para o outro certo Então vamos analisar ele aqui no conector vamos retirar ele aqui fora analisar se tá chegando as Alimentações Vamos colocar aqui o multímetro no aterramento multmais Card fio marrom tem que chegar voltar a bateria certa ignição já está ligada ver aqui 12.3 V então ok tem voltagem aqui no frio do relé certo então queremos fazer tá tendo voltagem certo vamos colocar aqui o reino canto e vamos ver aqui no outro conector no outro fio marrom com branco certo aquele marrom com branco não tá saindo a voltagem certa Só 15 MV tá saindo só certo aqui no fio marrom com branco que é a mesma coisa de 520 MV aí OK então vamos retirar aqui certo e vamos colocar outro relé sempre quando vocês forem fazer a função de peças elétricas use a marca magnetron sendo uma grande um devemos confiar eu confio nas peças da magnetron Então faço tivesse elétrica coloque magnetron então que vamos colocar o relé fazer a colocação aqui do relé sempre Magna cão Ok e agora vamos fazer o teste pescando Olha aí o outro lado também Olha aí Então é isso galera defeito da moto azul com listra branca certo quem está no conector certo podemos dizer assim nós tava encaixado corretamente no canto e o relé defeituoso Então esse era você tendo a função né a função de cada fio de onde quando ele começa para onde ele vai certo por onde ele passa você consegue analisar todo o sistema passo a passo para isso você tem que ter acesso aos manuais de serviço serviço é só você entra lá no site MS Big certo fazer doação e ter acesso a diversos manuais de serviços e diversas marcas e modelos de moto Ok então galera de frente da moto somente fio azul com branco rompido e o relê Ok e vai sentido de peças elétricas maga devemos confiar eu confio nas Peças show
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