24-04-2020, 12:17:28
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 01-01-2024, 21:51:12 por admin.)
Entendido, você está enfrentando um problema com uma Honda CG 150 Titan MIX 2009 que está descarregando a bateria em cerca de quatro dias. Vamos analisar os testes realizados e entender os resultados.
### Análise dos Testes e Procedimentos Realizados
1. **Teste de Fuga de Corrente**:
- Desconexão do cabo negativo da bateria e utilização de um multímetro na escala de 10 ampères.
- Resultado: Não foi detectada fuga de corrente.
2. **Verificação do Sistema de Carga**:
- Teste de geração de tensão no sistema elétrico.
- Desconexão do cabo negativo da bateria e verificação com o multímetro.
- Resultado: Problema identificado no sistema elétrico, podendo ser no estator, no regulador/retificador, na conexão do relé de partida ou em alguma conexão do retificador.
3. **Teste do Estator**:
- Desconexão do fio branco do conector do estator e realização de testes de resistência e tensão.
- Resultado: Inconsistência na resistência do estator após aquecimento, indicando possível defeito.
4. **Inspeção Visual do Estator**:
- Identificação de curto-circuito no estator.
- Substituição do enrolamento do estator.
5. **Teste de Voltagem para Bateria**:
- Verificação da tensão de saída do retificador e do relé de partida.
- Resultado: Tensão correta indicando que o sistema de injeção eletrônica está recebendo tensão adequada, mas a bateria não está sendo carregada.
6. **Teste da Bateria**:
- Carga da bateria por 5 horas e verificação da tensão.
- Resultado: Bateria mostrou voltagem de 13 volts após a carga, indicando que a bateria pode estar com defeito ou não estar mantendo a carga.
### Conclusão e Próximos Passos
- **Estator**: A substituição parece ter sido bem-sucedida, corrigindo o problema de geração de tensão.
- **Bateria**: A bateria pode estar com defeito. Seria prudente testá-la em uma oficina especializada ou considerar a substituição se ela não mantiver a carga após ser recarregada.
- **Verificação Adicional**: Certifique-se de que todas as conexões elétricas, incluindo o regulador/retificador e o relé de partida, estejam firmes e sem corrosão.
Se a bateria for substituída e o problema persistir, será necessário investigar mais a fundo o sistema elétrico para identificar outras possíveis causas, como um regulador/retificador defeituoso ou problemas na fiação.