14-11-2023, 11:58:59
Resumo dos procedimentos realizados pelo mecânico de motos Ivan para diagnosticar e solucionar os problemas em uma CG 150 Titan Mix ESD 2009:
1. Verificação Inicial:
- Recebeu a moto que estava com problemas de funcionamento após uma manutenção na parte superior do motor.
- Identificou a perda de corrente elétrica.
2. Análise do Sistema de Ignição e Injeção:
- Verificou a presença de lâmpadas no conector da Mix e LC na parte frontal da moto e corrigiu a falta delas.
- Conectou uma ferramenta de diagnóstico para verificar a existência de códigos de falha.
3. Diagnóstico com Ferramenta de Diagnóstico:
- Identificou códigos de falha: código 23 (aquecedor da sonda lambda) e código 54 (sensor de inclinação).
- Verificou o teor de álcool no tanque com base nas luzes da Mix e LC.
4. Teste do Sensor CKP (Sensor de Posição do Virabrequim):
- Testou a resistência do sensor CKP.
- Verificou o pico de voltagem do sensor CKP durante a partida.
5. Verificação do Chicote Elétrico:
- Observou que o chicote elétrico estava conectado incorretamente, e o fio do sensor CKP estava invertido.
- Corrigiu a conexão do chicote elétrico.
6. Verificação da Centelha Elétrica:
- Verificou a centelha elétrica na vela de ignição e descobriu que não havia centelha.
- Identificou um fio de alimentação da bobina de ignição rompido e realizou o reparo.
7. Diagnóstico da Pressão de Combustível:
- Verificou a pressão de combustível da moto usando um manômetro.
- Observou que a pressão estava muito baixa, indicando um possível problema na bomba de combustível.
8. Inspeção da Bomba de Combustível:
- Desmontou o tanque de combustível e verificou a bomba e o filtro de combustível.
- Encontrou sujeira no filtro e identificou um problema no refil da bomba.
9. Substituição do Refil da Bomba de Combustível:
- Substituiu o refil da bomba de combustível por um novo.
10. Teste da Regulação de Pressão:
- Verificou a pressão da linha de combustível após a substituição do refil da bomba e confirmou que estava dentro dos padrões.
11. Teste de Funcionamento:
- Fez o reset do mapa de combustível.
- Observou que a moto estava funcionando corretamente com a pressão de combustível adequada.
12. Teste Adicional do Regulador de Pressão:
- Realizou um teste para garantir que o regulador de pressão estava regulando adequadamente.
Com esses procedimentos, Ivan identificou e solucionou os problemas elétricos e de pressão de combustível que estavam causando o mau funcionamento da moto.
Administrador