05-01-2025, 11:30:26
Moto sem Partida Elétrica - Honda CG 150 Titan ESD 2004
Problema abordado:
- A motocicleta não dava partida elétrica mesmo após várias substituições de peças, incluindo:
- Bateria
- Placa de partida
- Botão de partida
- Motor de partida (reparado previamente)
Ao apertar o botão de partida, o relê armava, mas o motor de partida não girava. O cliente já havia realizado diversas trocas, mas sem sucesso.
Solução abordada:
Foi realizado um diagnóstico completo para identificar a causa raiz do problema.
1. Diagnóstico Inicial:
- Teste na bateria:
- Multímetro em 12.8V, corrente elétrica presente e suficiente para o sistema.
- Teste no motor de partida:
- Voltagem chegando corretamente (12V no cabo positivo do motor de partida ao apertar o botão).
Conclusão parcial:
- O problema estava no motor de partida ou no motor da motocicleta.
- Após teste manual no virabrequim (girando com chave), confirmou-se que o motor da moto estava OK.
2. Diagnóstico Detalhado do Motor de Partida:
- Desmontagem e inspeção visual:
- Escovas aparentemente novas.
- Base do motor de partida derretida e danificada.
- Induzido com sinais de desgaste e ondulação no coletor.
- Teste do induzido:
- Com multímetro e tatuzinho:
- Induzido apresentava 27.000 ohms de resistência com o aterramento, indicando curto-circuito.
- Teste no tatuzinho confirmou que o induzido estava em curto, causando o superaquecimento e derretimento da base das escovas.
3. Solução Aplicada:
- Substituição do induzido defeituoso por um novo.
- Substituição da base das escovas de partida.
- Limpeza e remontagem do motor de partida.
4. Teste Final:
- Após a remontagem:
- Moto deu partida elétrica de forma instantânea.
- Sistema voltou a funcionar normalmente.
5. Conclusão e Dicas Finais:
- Sempre analise todas as peças do sistema antes de realizar trocas:
- Verifique o induzido, resistência, curto-circuito e estado das escovas.
- Utilize ferramentas apropriadas como multímetro e tatuzinho para diagnóstico.
- Não confie apenas em trocas de peças sem um diagnóstico completo:
- Neste caso, as escovas eram novas, mas o induzido estava defeituoso, causando novos problemas.
Mensagem aos reparadores:
- "Invista tempo em estudar e diagnosticar. Utilize ferramentas adequadas e siga os manuais de serviço. Diagnósticos precisos economizam tempo, dinheiro e fortalecem a confiança com seus clientes."
Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais dicas e orientações práticas. Até a próxima!
- A motocicleta não dava partida elétrica mesmo após várias substituições de peças, incluindo:
- Bateria
- Placa de partida
- Botão de partida
- Motor de partida (reparado previamente)
Ao apertar o botão de partida, o relê armava, mas o motor de partida não girava. O cliente já havia realizado diversas trocas, mas sem sucesso.
Solução abordada:
Foi realizado um diagnóstico completo para identificar a causa raiz do problema.
1. Diagnóstico Inicial:
- Teste na bateria:
- Multímetro em 12.8V, corrente elétrica presente e suficiente para o sistema.
- Teste no motor de partida:
- Voltagem chegando corretamente (12V no cabo positivo do motor de partida ao apertar o botão).
Conclusão parcial:
- O problema estava no motor de partida ou no motor da motocicleta.
- Após teste manual no virabrequim (girando com chave), confirmou-se que o motor da moto estava OK.
2. Diagnóstico Detalhado do Motor de Partida:
- Desmontagem e inspeção visual:
- Escovas aparentemente novas.
- Base do motor de partida derretida e danificada.
- Induzido com sinais de desgaste e ondulação no coletor.
- Teste do induzido:
- Com multímetro e tatuzinho:
- Induzido apresentava 27.000 ohms de resistência com o aterramento, indicando curto-circuito.
- Teste no tatuzinho confirmou que o induzido estava em curto, causando o superaquecimento e derretimento da base das escovas.
3. Solução Aplicada:
- Substituição do induzido defeituoso por um novo.
- Substituição da base das escovas de partida.
- Limpeza e remontagem do motor de partida.
4. Teste Final:
- Após a remontagem:
- Moto deu partida elétrica de forma instantânea.
- Sistema voltou a funcionar normalmente.
5. Conclusão e Dicas Finais:
- Sempre analise todas as peças do sistema antes de realizar trocas:
- Verifique o induzido, resistência, curto-circuito e estado das escovas.
- Utilize ferramentas apropriadas como multímetro e tatuzinho para diagnóstico.
- Não confie apenas em trocas de peças sem um diagnóstico completo:
- Neste caso, as escovas eram novas, mas o induzido estava defeituoso, causando novos problemas.
Mensagem aos reparadores:
- "Invista tempo em estudar e diagnosticar. Utilize ferramentas adequadas e siga os manuais de serviço. Diagnósticos precisos economizam tempo, dinheiro e fortalecem a confiança com seus clientes."
Essa foi mais uma dica do Ivan Moto Show! Continue acompanhando para mais dicas e orientações práticas. Até a próxima!
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