21-10-2023, 09:14:40
O mecânico de motos Ivan realizou testes de resistência na unidade de sensores da moto Honda CG 150, modelo a partir de 2009. Essa unidade de sensores inclui o Sensor MAP, Sensor TPS e Sensor IAT. Aqui está um resumo passo a passo dos procedimentos realizados:
1. **Descrição da Unidade de Sensores**:
- A unidade de sensores da CG 150 inclui o Sensor MAP (Pressão Absoluta do Coletor), Sensor TPS (Sensor de Posição da Borboleta) e Sensor IAT (Sensor de Temperatura do Ar de Admissão).
2. **Explicação dos Sensores**:
- Ivan explicou a função de cada sensor, incluindo como eles operam e fornecem informações à unidade de controle do motor (ECM).
3. **Teste de Resistência**:
- Ivan explicou que o teste envolve medir a resistência em cada sensor usando um multímetro na escala de 20k.
4. **Preparação dos Fios**:
- Ivan preparou os fios do chicote elétrico conectando-os aos respectivos fios da unidade de sensores de acordo com suas cores correspondentes.
5. **Teste no Sensor IAT**:
- O primeiro teste foi realizado no Sensor IAT (Sensor de Temperatura do Ar de Admissão). Ivan mediu a resistência entre os fios apropriados e verificou se estava dentro dos parâmetros padrão.
6. **Teste no Sensor MAP**:
- Em seguida, Ivan realizou o teste no Sensor MAP (Sensor de Pressão Absoluta do Coletor), medindo a resistência entre os fios correspondentes e verificando se estava dentro dos parâmetros padrão.
7. **Teste no Sensor TPS**:
- O último teste foi realizado no Sensor TPS (Sensor de Posição da Borboleta). Ivan mediu a resistência entre os fios adequados e novamente verificou se estava dentro dos parâmetros padrão.
8. **Variação da Resistência**:
- Para o Sensor TPS, Ivan explicou que a resistência pode variar quando a borboleta é acionada, e essa variação também foi medida e verificada.
9. **Conclusão do Teste de Resistência**:
- Ivan destacou que todos os testes de resistência estavam dentro dos parâmetros padrão, o que indicava que os sensores estavam funcionando corretamente em termos de resistência elétrica.
10. **Resumo do Procedimento**:
- O procedimento envolveu testar a resistência dos três sensores da unidade de sensores da moto, garantindo que estivessem dentro dos limites especificados. Isso ajudou a determinar se os sensores estavam em boas condições elétricas.
11. **Encerramento do Procedimento**:
- Após a conclusão dos testes de resistência e verificar que todos os sensores estavam dentro dos parâmetros padrão, Ivan concluiu o procedimento de teste bem-sucedido.
12. **Importância dos Testes de Resistência**:
- Ivan enfatizou a importância desses testes de resistência para garantir o funcionamento adequado dos sensores, pois qualquer desvio significativo das especificações pode afetar negativamente o desempenho do motor da motocicleta.
13. **Manutenção Preventiva**:
- Este procedimento também foi destacado como parte da manutenção preventiva, ajudando a identificar possíveis problemas nos sensores antes que eles causem falhas no funcionamento do motor da motocicleta.
14. **Conhecimento Técnico**:
- Ivan demonstrou conhecimento técnico ao explicar detalhadamente cada etapa do procedimento, incluindo informações sobre a função de cada sensor e as especificações de resistência adequadas.
15. **Procedimento de Teste Universal**:
- Os testes de resistência realizados por Ivan são um procedimento padrão que pode ser aplicado a outros modelos e marcas de motocicletas para verificar a integridade dos sensores e a qualidade elétrica dos componentes.
16. **Segurança e Precisão**:
- Durante todo o processo, Ivan mostrou como realizar os testes com segurança e precisão, enfatizando a importância de usar um multímetro e conectar os fios corretamente.
17. **Conclusão**:
- O procedimento de teste de resistência na unidade de sensores da Honda CG 150 2009 em diante foi concluído com sucesso, garantindo que os sensores estivessem em boas condições elétricas e prontos para operar corretamente no sistema de controle do motor da motocicleta.
Administrador